Redesign como resposta a uma problemática contemporânea : o fenómeno do reaparecimento da marmita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Elza Raquel Teixeira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/1892
Resumo: Exame público realizado em 4 Junho 2015.
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spelling Redesign como resposta a uma problemática contemporânea : o fenómeno do reaparecimento da marmitaDesignRedesignExame público realizado em 4 Junho 2015.Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Design.O fenómeno da marmita surgiu nos últimos anos como resposta a uma necessidade resultante da crise económica em conjugação a outros factores. No entanto não foi apenas este o factor que impulsionou o crescente uso da marmita. A preocupação alimentar, a escolha por alimentos saudáveis e refeições cuidadas e a necessidade cada vez mais crescente de evitar filas longas e demoradas também influenciaram o aumento do uso da marmita nas refeições. O slow-living começa a surgir, a entrar por várias frentes no nosso quotidiano, no nosso modo de viver. O redesign pode ter um papel impulsionador no reaparecimento da marmita nos tempos de hoje. O objectivo é perceber de que modo o redesign da marmita se pode adaptar às necessidades das pessoas e se tornar mais funcional. Para evitar erros de produção realizamos uma comparação e análise dos diferentes materiais utilizados nas marmitas existentes no mercado, salientando os aspectos positivos e negativos de cada um. Como metodologia recorremos ao levantamento de dados para analisar a opinião que os consumidores têm acerca da marmita. Também realizamos uma entrevista a uma empresa portuguesa para conhecer a perspectiva empresarial sobre este objecto. Deste modo e relacionando os inquéritos com a entrevista, foi possível apontar as principais características das marmitas através da visão comum do utilizador e do ponto de vista empresarial, de forma a verificar o que é ou não concebível. De igual modo e depois de avaliados e tratados os dados, pode-se construir uma matriz SWOT. Como resultado, foi possível verificar que são mais os pontos positivos e oportunidades do que os pontos negativos e ameaças. Por fim procedeu-se ao desenvolvimento de uma marmita que responde às necessidades e gostos apontados pelos inquiridos. Deste modo todos os factores foram considerados no redesign da marmita e materializam-se na proposta apresentada.Abstract: The lunch box phenomenon has emerged in recent years as a response to a need resulting from the economic crisis in relation with other factors. However, this was not the only reason that boosted increasing usage of the lunch box. The food concern, the choose for healthy foods and cared meals and the increasing need to avoid long and time consuming queues also influenced the increasing usage of the lunch box for meals. The slow-living begins to emerge, get in several fronts in our daily lives, in our way of living. Redesign has played a key role in the resurgence of the lunch box. The aim is to understand how the lunch box redesign can be tailored to people needs and become more functional. To avoid production errors we performed a comparison and analysis of different materials used in the existing lunch box market, emphasizing the positive and negative aspects of each other. As methodology we performed data collection to analyze the opinion that consumers have about the lunch box. We also conducted an interview with a Portuguese company to know the business perspective on this subject. Thus, and relating the survey with the interview, it was possible to point out the lunch box main features through the user common view and the business point of view, in order to verify what is conceivable or not. After assessing and treating the data, it was possible to build a SWOT matrix. As a result, we found that there are more strengths and opportunities than threats and negative aspects. Finally, we proceeded with the development of a lunch box that meets the needs and requirements mentioned by the inquired. Thus all factors were considered in the lunch box redesign and materialized in the proposal presented.2016-02-12T16:31:29Z2016-02-122014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/1892http://hdl.handle.net/11067/1892TID:201156130porCorreia, Elza Raquel Teixeirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:43:35Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:52.376103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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