Simulação Clínica: Uma Forma de Inovar em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brazão, Maria da Luz
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nóbrega, Sofia, Correia, João Paulo, Silva, Ana Sofia, Santos, Dina, Monteiro, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29065
Resumo: Introdução: A inovação tecnológica e científica tem tido um papel fundamental no progresso do sistema de saúde em Portugal, surgindo como estratégia de gestão e impulso das organizações, de forma a assegurar a sua vantagem competitiva. Como forma de inovação em saúde surge a simulação, revolucionando o ensino médico e o treino de profissionais e equipas de saúde. É atualmente o gold standard da formação, com uma importância crescente na literatura. Objectivos e Métodos: Por tudo isto, os autores descrevem o projeto e a implementação do Centro de simulação Clínica da Madeira. Inaugurado em setembro de 2012, realizou já, desde a sua abertura, 74 cursos transversais às várias especialidades e voltados para o treino em ambientes críticos e complexos. Resultados: Nesses cursos incluem-se, desde 2014, nove Cursos de Simulação Clínica em Medicina Interna, organizados pelo correspondente serviço de Medicina Interna e coordenados pela primeira autora deste artigo. Estes cursos, dirigidos a um total de 58 profissionais de saúde, abordam casos clínicos em contexto de urgência, explorados em cenários com simuladores de alta-fidelidade e recorrendo a estratégias de debriefing como forma de melhoria através da prática reflexiva e com a orientação do formador. Conclusões: Analisando os Cursos de Simulação Clínica em Medicina Interna, os autores constataram um elevado índice de satisfação entre os formandos, quer relativamente ao curso em si, quer à sua implicação prática, com cerca de 90% a classificá-lo como “Muito Bom” em termos de desenvolvimento pessoal. A maioria dos formandos (75,9%) considerou a duração do curso adequada e apresentou elevado índice de satisfação com as estruturas/material de apoio e com a prestação dos formadores.
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