As crianças com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Filomena Alves de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2022
Resumo: O presente projeto de investigação, realizado na área da Educação Especial, no domínio cognitivo e motor, pretende estudar o modo como as crianças com deficiência no domínio cognitivo/motor são recebidas nas Atividades de Enriquecimento Curricular. Assumimos, então, como objetivos da nossa investigação: saber se os docentes das AEC têm formação específica em Educação Especial; aferir se os conteúdos das AEC são adequados às necessidades dos alunos com deficiência mental/motora; verificar se os recursos físicos/materiais didáticos estão adaptados a esses alunos; depreender se existe partilha de informação entre os docentes (professor Titular de Turma e professor das AEC) e entre estes e os Encarregados de Educação, com vista a estabelecer as medidas educativas essenciais para promover a participação ativa dos alunos com deficiência mental/motora; perceber se as condições de frequência nas AEC estão descritas nos Programas Educativos Individuais, de acordo com o que está previsto no despacho n.º 8683/2011. Para tal, a questão que definimos para guiar o nosso estudo foi: “Qual o grau de adequação das Atividades de Enriquecimento Curricular às necessidades das crianças com Necessidades Educativas Especiais no domínio da deficiência cognitiva/motora?”. Como ferramenta de recolha de dados utilizamos o inquérito por questionário, que foi aplicado a professores Titulares de Turma e professores das Atividades de Enriquecimento Curricular de um agrupamento de escolas do concelho de Valongo. Os resultados obtidos confirmam uma parte das hipóteses, podendo concluir-se que, apesar do caráter facultativo e gratuito das AEC, as escolas ainda têm um caminho árduo a percorrer de forma a possibilitar que as crianças com NEE possam usufruir em pleno das AEC, nomeadamente na adequação dos recursos materiais, didáticos e especificidade das atividades. Apesar de ser evidente a preocupação em estabelecer uma articulação entre os vários membros da comunidade educativa, o papel dos encarregados de educação é ainda muito reduzido.
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