Os estereótipos de género na linguagem simbólica da química: o caso da Tabela Periódica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/20738 |
Resumo: | Esta investigação no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, na vertente Educação, Género e Cidadania analisa a incorporação de estereótipos de género na linguagem simbólica da Química (símbolos dos elementos químicos) no decurso do processo ensino aprendizagem do conteúdo programático da componente de química da disciplina de Física e Química A: A Tabela Periódica - propriedades dos elementos químicos bem como as repercussões da mesma na igualdade de oportunidades preconizada na Lei de Bases do Sistema Educativo. A amostra é constituída por 128 alunos (as) de 10°, 11o e 12° ano de escolaridade de cursos cientifico- humanísticos, de uma escola pública, de uma região rural. O instrumento de recolha de dados é um questionário construído com uma estrutura orientada para os objectivos e as questões de investigação estabelecidos (as). Os resultados mostram a falsa neutralidade dos símbolos químicos representados na Tabela Periódica actual pois as respostas de 74,2% dos (as) inquiridos (as) revelam a incorporação do género nos mesmos. Desses (as), 57,0 % incorporam-nos de forma explícita através de uma relação entre as respectivas propriedades físicas e químicas e os tradicionais papéis de género e 17,2% atribuem-lhes um género gramatical confundido, com o género social. Essa incorporação permite inferir algumas dimensões dos estereótipos de género (feminino e masculino) bem como a concepção hierarquizada dos sexos. As conclusões resultam de uma análise, quantitativa e de conteúdo, das respostas obtidas sendo suportadas por um quadro teórico fornecido pela História da Química e pelos estudos de género sobre estereótipos, em Psicologia. ABSTRACT: This research in the Social Science and Humanities Education in the shed, Gender and Citizenship examines the incorporation of gender stereotypes in the symbolic language of chemistry (symbols of chemical elements) during the learning process of programmatic content of the chemistry component of the discipline The Physics and Chemistry: The Periodic Table - Chemical properties of elements and the repercussions of the same equal opportunities recommended in the Basic Law of the Educational System. The sample consists of 128 students (as), 10, 11 and 12 years of scientific education courses - humanities with a public school in a rural region. The instrument of data collection is a questionnaire constructed with a market-oriented objectives and research questions established (as). The results show the false neutrality of the chemical symbols represented in the periodic table because the current responses of 74.2% of (the) respondents (as) reveal the incorporation of gender in them. These (as), 57.0% incorporate them explicitly through a relationship between their physical and chemical properties and the traditional roles of men and 17.2% give them a grammatical gender confused with the social gender. This merger allows us to infer some aspects of gender stereotypes (male and female) and the design hierarchy of the sexes. The finding of an analysis, quantitative and content of replies to be supported by a theoretical framework provided by the History of Chemistry and studies on gender stereotypes in Psychology. |
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Os estereótipos de género na linguagem simbólica da química: o caso da Tabela PeriódicaEstereótipos de géneroLinguagem simbólica da químicaHistória da químicaGender stereotypesSymbolic language of chemistryHistory of chemistryEsta investigação no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, na vertente Educação, Género e Cidadania analisa a incorporação de estereótipos de género na linguagem simbólica da Química (símbolos dos elementos químicos) no decurso do processo ensino aprendizagem do conteúdo programático da componente de química da disciplina de Física e Química A: A Tabela Periódica - propriedades dos elementos químicos bem como as repercussões da mesma na igualdade de oportunidades preconizada na Lei de Bases do Sistema Educativo. A amostra é constituída por 128 alunos (as) de 10°, 11o e 12° ano de escolaridade de cursos cientifico- humanísticos, de uma escola pública, de uma região rural. O instrumento de recolha de dados é um questionário construído com uma estrutura orientada para os objectivos e as questões de investigação estabelecidos (as). Os resultados mostram a falsa neutralidade dos símbolos químicos representados na Tabela Periódica actual pois as respostas de 74,2% dos (as) inquiridos (as) revelam a incorporação do género nos mesmos. Desses (as), 57,0 % incorporam-nos de forma explícita através de uma relação entre as respectivas propriedades físicas e químicas e os tradicionais papéis de género e 17,2% atribuem-lhes um género gramatical confundido, com o género social. Essa incorporação permite inferir algumas dimensões dos estereótipos de género (feminino e masculino) bem como a concepção hierarquizada dos sexos. As conclusões resultam de uma análise, quantitativa e de conteúdo, das respostas obtidas sendo suportadas por um quadro teórico fornecido pela História da Química e pelos estudos de género sobre estereótipos, em Psicologia. ABSTRACT: This research in the Social Science and Humanities Education in the shed, Gender and Citizenship examines the incorporation of gender stereotypes in the symbolic language of chemistry (symbols of chemical elements) during the learning process of programmatic content of the chemistry component of the discipline The Physics and Chemistry: The Periodic Table - Chemical properties of elements and the repercussions of the same equal opportunities recommended in the Basic Law of the Educational System. The sample consists of 128 students (as), 10, 11 and 12 years of scientific education courses - humanities with a public school in a rural region. The instrument of data collection is a questionnaire constructed with a market-oriented objectives and research questions established (as). The results show the false neutrality of the chemical symbols represented in the periodic table because the current responses of 74.2% of (the) respondents (as) reveal the incorporation of gender in them. These (as), 57.0% incorporate them explicitly through a relationship between their physical and chemical properties and the traditional roles of men and 17.2% give them a grammatical gender confused with the social gender. This merger allows us to infer some aspects of gender stereotypes (male and female) and the design hierarchy of the sexes. The finding of an analysis, quantitative and content of replies to be supported by a theoretical framework provided by the History of Chemistry and studies on gender stereotypes in Psychology.Universidade de Évora2017-02-13T15:38:52Z2017-02-132010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20738http://hdl.handle.net/10174/20738porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt229Trinca, Maria do Rosário Godinho Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:47Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:07.410964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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