Trabalho colaborativo no desenvolvimento de competências sociais das crianças em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Marta Alexandrina Pereira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33076
Resumo: Tendo em conta que, para se viver em sociedade é necessário o conhecimento de regras, direitos e deveres que cada um deve respeitar, é fundamental que as mesmas sejam conhecidas e trabalhadas desde cedo para que a convivência social seja prazerosa. É então neste sentido que surge este trabalho que resume um projeto elaborado no âmbito da unidade curricular prática pedagógica supervisionada (PPS) e seminário de orientação educacional (SOE) do mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da universidade de Aveiro. Ao iniciar a prática pedagógica supervisionada (PPS) observei que muitas crianças tinham dificuldade em aceitar as opiniões dos seus colegas acabando por não conseguir trabalhar em grupo. Posto isto, este projeto foi pensado e desenvolvido no contexto pré-escolar e tem como objetivos principais: proporcionar experiências significativas às crianças que sejam promotoras de um ambiente de diálogo, partilha e aceitação de opiniões e ideias, que permitam o desenvolvimento de competências sociais nas crianças e promover a interação entre as crianças através do brincar e jogos/atividades específicas que permitam o desenvolvimento de habilidades sociais nas crianças. Ao longo da implementação deste projeto foram recolhidos dados através da observação participante e registos fotográficos. A análise dos dados recolhidos permitiu-me concluir que as crianças desenvolveram competências direcionadas para o meu objetivo: a importância de respeitar as diferentes opiniões ou perspetivas; o sentimento de pertença e de valorização pelo facto de serem ouvidos com escuta ativa e sentirem que há espaço para a sua opinião; pelo ultrapassar de possíveis sentimentos de vergonha ou receio de se manifestar, quer por um maior clima de confiança, quer por modelamento. Uma vez que o papel do educador/professor é estimular o desenvolvimento e a aprendizagem de cada criança tendo em consideração as suas características, os diversos contextos em que se inserem e as suas experiências individuais, este projeto permitiu-me alargar horizontes, de forma a que, progressivamente, a diversidade de interesses, opiniões e/ou de crenças sejam abordadas, debatidas e, sobretudo, respeitadas. Fazendo um balanço geral da intervenção e dos resultados da mesma, considero que foi evidenciada uma evolução por parte das crianças a nível do cumprimento de regras, do respeito pelo outro, da entreajuda e do saber trabalhar em grupo.
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Posto isto, este projeto foi pensado e desenvolvido no contexto pré-escolar e tem como objetivos principais: proporcionar experiências significativas às crianças que sejam promotoras de um ambiente de diálogo, partilha e aceitação de opiniões e ideias, que permitam o desenvolvimento de competências sociais nas crianças e promover a interação entre as crianças através do brincar e jogos/atividades específicas que permitam o desenvolvimento de habilidades sociais nas crianças. Ao longo da implementação deste projeto foram recolhidos dados através da observação participante e registos fotográficos. A análise dos dados recolhidos permitiu-me concluir que as crianças desenvolveram competências direcionadas para o meu objetivo: a importância de respeitar as diferentes opiniões ou perspetivas; o sentimento de pertença e de valorização pelo facto de serem ouvidos com escuta ativa e sentirem que há espaço para a sua opinião; pelo ultrapassar de possíveis sentimentos de vergonha ou receio de se manifestar, quer por um maior clima de confiança, quer por modelamento. Uma vez que o papel do educador/professor é estimular o desenvolvimento e a aprendizagem de cada criança tendo em consideração as suas características, os diversos contextos em que se inserem e as suas experiências individuais, este projeto permitiu-me alargar horizontes, de forma a que, progressivamente, a diversidade de interesses, opiniões e/ou de crenças sejam abordadas, debatidas e, sobretudo, respeitadas. Fazendo um balanço geral da intervenção e dos resultados da mesma, considero que foi evidenciada uma evolução por parte das crianças a nível do cumprimento de regras, do respeito pelo outro, da entreajuda e do saber trabalhar em grupo.Considering that, in order to live in society, it is necessary to be acquainted with the rules, rights and duties that each one must comply with, it’s essential for them to be known and worked on since an early age, so that social interaction is pleasant. It is in this sense that this work, which summarizes a project developed within the scope of the supervised pedagogical practice (PPS) course unit and educational orientation seminar (SOE) of the Masters in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, at the University of Aveiro, arises. When starting the Supervised Pedagogical Practice (PPS) I noticed that many children had difficulty in accepting the opinions of their peers, which resulted in them not being able to work in groups. This project was designed and developed in the preschool context and its main objectives are: to provide meaningful experiences for children who promote an environment of dialogue, sharing and acceptance of opinions and ideas, which allow the development of social skills in children and promote interaction between children through play and specific games/activities that allow the development of social skills in children. During the implementation of this project, data were collected through participant observation and photographic records. The analysis of the collected data allowed me to conclude that the children in question developed skills aimed at my objective: the importance of respecting different opinions or perspectives; the feeling of belonging and appreciation for being listened to with active listening and the understanding that there is space for their opinion; by overcoming possible feelings of shame or fear of expressing themselves, either by a greater climate of confidence, or by modelling. Since the role of the educator/teacher is to stimulate the development and learning process of each child considering their characteristics, the different contexts in which they live and their individual experiences this project allowed us to broaden horizons, so that, progressively, the diversity of interests, opinions and/or beliefs are addressed, debated and, above all, respected. Making a general assessment of the intervention and its results, I believe that the children experienced an evolution in terms of compliance with rules, respect for others, mutual help and knowing how to work in groups.2022-02-01T09:26:13Z2021-12-14T00:00:00Z2021-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33076porAlmeida, Marta Alexandrina Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:35Zoai:ria.ua.pt:10773/33076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:34.063632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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