O toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na técnica de dança clássica com alunos do 4º ano do An-Dança - Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rute
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16529
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_7da0d5bf0f0bdde713325a38725cad84
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16529
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na técnica de dança clássica com alunos do 4º ano do An-Dança - Conservatório de Dança de Vila Nova de FamalicãoTécnica de dança clássicaEstratégias de ensinoModelos de instruçãoToqueClassical dance techniqueTeaching strategiesInstruction templatesTouchRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de DançaO presente relatório de Estágio, foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança (10ª edição), ministrado pela Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), e pretende ser um relato claro e objetivo da prática de estágio que foi desenvolvida no âmbito das unidades curriculares de Estágio I e Estágio II. Este estágio foi implementado no ano letivo 2021/2022 na escola cooperante An- Dança – Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão (CVNF) integrado na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC), com alunos do 8º ano do ensino regular ou 4º ano do Ensino Artístico Especializado (EAE). A intervenção pedagógica-didática foi desenvolvida tendo como objetivo estudar as estratégias de ensino ao nível da técnica de dança clássica, em que o principal modelo de instrução e correção a ser aplicado seria o toque. Nesse sentido, aplicaram-se os princípios teóricos da metodologia de investigação-ação, desenvolvendo durante toda a prática pedagógica um conjunto de estratégias e abordagens metodológicas, em que a escolha dos parâmetros avaliativos constantes dos instrumentos de recolha de dados (questionários, diário de bordo, registos de vídeo e discussão aberta) privilegiou na incidência do toque como a principal estratégia de ensino e modelo de instrução a utilizar. No decorrer do estágio, procurou-se compreender os conteúdos programáticos adquiridos e pretendidos para este nível de ensino, para que em conjunto com a professora titular se encontrassem estratégias que permitissem estabelecer a temática do estágio ao longo de toda a execução dos conteúdos programáticos exigidos. Foi possível constatar-se a recetividade e interesse por parte das alunas participantes em relação às diferentes práticas de intervenção por parte da estagiária. Apesar de os métodos de instrução não serem desconhecidos para as alunas, segundo as mesmas, a forma como foram aplicados, com especial relevância para o toque, foram cruciais para a compreensão de elementos fundamentais da técnica de dança clássica, e principalmente melhorando significativamente as suas competências na área disciplinar em causa. O toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na técnica de dança clássica com alunos do 4º ano do An-Dança – Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança outubro de 2022 Rute Gomes 6 Concluiu-se deste modo, que o toque, como prática de instrução, foi extremamente eficaz na perceção e compreensão da técnica de dança clássica e que fez surtir efeitos imediatos na compreensão, desempenho e qualidade, quer da postura, quer da qualidade de execução dos movimentos das alunas participantes no estágio.ABSTRACT - This Internship report was prepared within the scope of the Master's Course in Dance Teaching (10th edition), taught by the Escola Superior de Dança (ESD) of the Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), and aims to be a clear and objective account of the internship practice that was developed within the scope of the curricular units of Stage I and Stage II. This internship was implemented in the academic year 2021/2022 at the cooperating school An-Dança – Vila Nova de Famalicão Dance Conservatory (CVNF), integrated in the discipline of Classical Dance Technique (TDC), with students in the 8th year of regular education or 4th year of specialized artistic education (EAE). The pedagogical-didactic intervention was developed with the objective of studying the teaching strategies at the level of classical dance technique, in which the main model of instruction and correction to be applied would be the touch. In this sense, the theoretical principles of the research-action methodology were applied, developing throughout the pedagogical practice a set of strategies and methodological approaches, in which the choice of the evaluation parameters contained in the data collection instruments (questionnaires, logbook, video recordings and open discussion) focused on the incidence of touch as the main teaching strategy and instructional model to be used. During the internship, we sought to understand the syllabus acquired and intended for this level of education, so that together with the head teacher, strategies could be found that would allow establishing the subject of the internship throughout the execution of the required syllabus. It was possible to verify the receptivity and interest on the part of the participating students in relation to the different intervention practices by the intern. Although the instructional methods are not unknown to the students, according to them, the way in which they were applied, with special relevance to touch, were crucial for the understanding of fundamental elements of classical dance technique, and mainly significantly improving their skills. competences to the disciplinary area in question. In this way, it was concluded that touch, as an instructional practice, was extremely effective in the perception and understanding of classical dance technique and that it had immediate effects on understanding, performance and quality, both in posture O toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na técnica de dança clássica com alunos do 4º ano do An-Dança – Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança outubro de 2022 Rute Gomes 8 and in the quality of execution of the dances. movements of the students participating in the internship.Escola Superior de DançaInstituto Politécnico de LisboaAna Silva MarquesRCIPLGomes, Rute2023-10-04T14:41:30Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16529TID:203362071porGomes, Rute. (2022).O toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na técnica de dança clássica com alunos do 4º ano do An-Dança - Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão. Instituto Politécnico de Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-11T02:15:35Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:34:12.348211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na técnica de dança clássica com alunos do 4º ano do An-Dança - Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão
title O toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na técnica de dança clássica com alunos do 4º ano do An-Dança - Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão
spellingShingle O toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na técnica de dança clássica com alunos do 4º ano do An-Dança - Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão
Gomes, Rute
Técnica de dança clássica
Estratégias de ensino
Modelos de instrução
Toque
Classical dance technique
Teaching strategies
Instruction templates
Touch
title_short O toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na técnica de dança clássica com alunos do 4º ano do An-Dança - Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão
title_full O toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na técnica de dança clássica com alunos do 4º ano do An-Dança - Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão
title_fullStr O toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na técnica de dança clássica com alunos do 4º ano do An-Dança - Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão
title_full_unstemmed O toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na técnica de dança clássica com alunos do 4º ano do An-Dança - Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão
title_sort O toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na técnica de dança clássica com alunos do 4º ano do An-Dança - Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão
author Gomes, Rute
author_facet Gomes, Rute
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ana Silva Marques
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Rute
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica de dança clássica
Estratégias de ensino
Modelos de instrução
Toque
Classical dance technique
Teaching strategies
Instruction templates
Touch
topic Técnica de dança clássica
Estratégias de ensino
Modelos de instrução
Toque
Classical dance technique
Teaching strategies
Instruction templates
Touch
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10
2022-10-01T00:00:00Z
2023-10-04T14:41:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16529
TID:203362071
url http://hdl.handle.net/10400.21/16529
identifier_str_mv TID:203362071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, Rute. (2022).O toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na técnica de dança clássica com alunos do 4º ano do An-Dança - Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão. Instituto Politécnico de Lisboa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Dança
Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Dança
Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133608135360512