Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Hélia Raquel dos Santos Martins de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/25130
Resumo: O presente relatório de estágio, elaborado no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, traduz o processo de formação inicial, promotor da construção de uma identidade profissional, nos contextos de Educação PréEscolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O percurso formativo descrito no presente relatório articula os conhecimentos científicos, práticos e criativos com as diversas vivências experienciadas, sustentado numa postura reflexiva e crítica, potencializando a construção da identidade profissional, de perfil duplo, da docente estagiária. As práticas educativas, apoiadas num trabalho colaborativo, no qual foram partilhadas ideias, opiniões e saberes entre a díade, apoiaram-se em pressupostos teóricos, que definem o papel do/a docente como investigador/a, sobre as práticas educativas, de forma sistemática, através do processo cíclico e dinâmico da Metodologia de Investigação-Ação. A Metodologia de Trabalho de Projeto foi igualmente privilegiada no decorrer da Prática Educativa Supervisionada, sendo que foram desenvolvidos projetos que surgiram dos interesses e motivações das crianças, nos quais foi perspetivado o desenvolvimento de capacidades, valores e atitudes, através de experiências pedagógicas articuladas e sequenciais. Evidencia-se ainda que, nos projetos desenvolvidos, foram envolvidas as diferentes áreas de conteúdos de forma transversal, nos quais se pretendeu promover a autonomia, a responsabilidade, a colaboração, o respeito e o pensamento critico, através de interações democráticas e integradoras.
id RCAP_139821a7c2d6f4f6096b9c4d4d877292
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/25130
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de OliveiraPrática educativa supervisionadaInvestigação-açãoMetodologia de Trabalho de ProjetoTrabalho colaborativoSupervised educational practiceAction-researchProject work methodologyCollaborative workCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio, elaborado no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, traduz o processo de formação inicial, promotor da construção de uma identidade profissional, nos contextos de Educação PréEscolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O percurso formativo descrito no presente relatório articula os conhecimentos científicos, práticos e criativos com as diversas vivências experienciadas, sustentado numa postura reflexiva e crítica, potencializando a construção da identidade profissional, de perfil duplo, da docente estagiária. As práticas educativas, apoiadas num trabalho colaborativo, no qual foram partilhadas ideias, opiniões e saberes entre a díade, apoiaram-se em pressupostos teóricos, que definem o papel do/a docente como investigador/a, sobre as práticas educativas, de forma sistemática, através do processo cíclico e dinâmico da Metodologia de Investigação-Ação. A Metodologia de Trabalho de Projeto foi igualmente privilegiada no decorrer da Prática Educativa Supervisionada, sendo que foram desenvolvidos projetos que surgiram dos interesses e motivações das crianças, nos quais foi perspetivado o desenvolvimento de capacidades, valores e atitudes, através de experiências pedagógicas articuladas e sequenciais. Evidencia-se ainda que, nos projetos desenvolvidos, foram envolvidas as diferentes áreas de conteúdos de forma transversal, nos quais se pretendeu promover a autonomia, a responsabilidade, a colaboração, o respeito e o pensamento critico, através de interações democráticas e integradoras.This internship report, written within the scope of the curricular unit Supervised Educational Practice, included in the study plan of the Master's Degree program in Preschool Education and Basic School Teaching, reflects the process of initial formation, promoter of the construction of a professional identity, in the contexts of Pre-school Education and Basic School Teaching. The formative journey described in this report articulates the scientific, practical, and creative knowledge with the various experiences, sustained by a reflective and critical attitude, enhancing the construction of the professional identity of the trainee teacher, with a dual profile. The educational practices, supported by collaborative work, in which ideas, opinions, and knowledge were shared between the dyad, were based on theoretical assumptions that define the role of the teacher as an investigator of educational practices, systematically, through the cyclical and dynamic process of the Action Research Methodology. The Project Work Methodology was also privileged during the Supervised Educational Practice, and were developed projects that arose from the children's interests and motivations, in which the development of skills, values, and attitudes through articulated and sequential pedagogical experiences was envisaged. It is also noteworthy that, in the developed projects, the different content areas were involved in a transversal way, in which we intended to promote autonomy, responsibility, collaboration, respect, and critical thinking, through democratic and integrative interactions.Marta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesGraça, Vânia Gabriela DiasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Hélia Raquel dos Santos Martins de2024-03-05T14:48:36Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-13T01:48:32Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:27.912428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira
title Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira
spellingShingle Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira
Oliveira, Hélia Raquel dos Santos Martins de
Prática educativa supervisionada
Investigação-ação
Metodologia de Trabalho de Projeto
Trabalho colaborativo
Supervised educational practice
Action-research
Project work methodology
Collaborative work
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira
title_full Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira
title_fullStr Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira
title_sort Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira
author Oliveira, Hélia Raquel dos Santos Martins de
author_facet Oliveira, Hélia Raquel dos Santos Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves
Graça, Vânia Gabriela Dias
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Hélia Raquel dos Santos Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa supervisionada
Investigação-ação
Metodologia de Trabalho de Projeto
Trabalho colaborativo
Supervised educational practice
Action-research
Project work methodology
Collaborative work
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa supervisionada
Investigação-ação
Metodologia de Trabalho de Projeto
Trabalho colaborativo
Supervised educational practice
Action-research
Project work methodology
Collaborative work
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio, elaborado no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, traduz o processo de formação inicial, promotor da construção de uma identidade profissional, nos contextos de Educação PréEscolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O percurso formativo descrito no presente relatório articula os conhecimentos científicos, práticos e criativos com as diversas vivências experienciadas, sustentado numa postura reflexiva e crítica, potencializando a construção da identidade profissional, de perfil duplo, da docente estagiária. As práticas educativas, apoiadas num trabalho colaborativo, no qual foram partilhadas ideias, opiniões e saberes entre a díade, apoiaram-se em pressupostos teóricos, que definem o papel do/a docente como investigador/a, sobre as práticas educativas, de forma sistemática, através do processo cíclico e dinâmico da Metodologia de Investigação-Ação. A Metodologia de Trabalho de Projeto foi igualmente privilegiada no decorrer da Prática Educativa Supervisionada, sendo que foram desenvolvidos projetos que surgiram dos interesses e motivações das crianças, nos quais foi perspetivado o desenvolvimento de capacidades, valores e atitudes, através de experiências pedagógicas articuladas e sequenciais. Evidencia-se ainda que, nos projetos desenvolvidos, foram envolvidas as diferentes áreas de conteúdos de forma transversal, nos quais se pretendeu promover a autonomia, a responsabilidade, a colaboração, o respeito e o pensamento critico, através de interações democráticas e integradoras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
2024-03-05T14:48:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/25130
url http://hdl.handle.net/10400.22/25130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137788619128832