Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/25130 |
Resumo: | O presente relatório de estágio, elaborado no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, traduz o processo de formação inicial, promotor da construção de uma identidade profissional, nos contextos de Educação PréEscolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O percurso formativo descrito no presente relatório articula os conhecimentos científicos, práticos e criativos com as diversas vivências experienciadas, sustentado numa postura reflexiva e crítica, potencializando a construção da identidade profissional, de perfil duplo, da docente estagiária. As práticas educativas, apoiadas num trabalho colaborativo, no qual foram partilhadas ideias, opiniões e saberes entre a díade, apoiaram-se em pressupostos teóricos, que definem o papel do/a docente como investigador/a, sobre as práticas educativas, de forma sistemática, através do processo cíclico e dinâmico da Metodologia de Investigação-Ação. A Metodologia de Trabalho de Projeto foi igualmente privilegiada no decorrer da Prática Educativa Supervisionada, sendo que foram desenvolvidos projetos que surgiram dos interesses e motivações das crianças, nos quais foi perspetivado o desenvolvimento de capacidades, valores e atitudes, através de experiências pedagógicas articuladas e sequenciais. Evidencia-se ainda que, nos projetos desenvolvidos, foram envolvidas as diferentes áreas de conteúdos de forma transversal, nos quais se pretendeu promover a autonomia, a responsabilidade, a colaboração, o respeito e o pensamento critico, através de interações democráticas e integradoras. |
id |
RCAP_139821a7c2d6f4f6096b9c4d4d877292 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/25130 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de OliveiraPrática educativa supervisionadaInvestigação-açãoMetodologia de Trabalho de ProjetoTrabalho colaborativoSupervised educational practiceAction-researchProject work methodologyCollaborative workCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio, elaborado no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, traduz o processo de formação inicial, promotor da construção de uma identidade profissional, nos contextos de Educação PréEscolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O percurso formativo descrito no presente relatório articula os conhecimentos científicos, práticos e criativos com as diversas vivências experienciadas, sustentado numa postura reflexiva e crítica, potencializando a construção da identidade profissional, de perfil duplo, da docente estagiária. As práticas educativas, apoiadas num trabalho colaborativo, no qual foram partilhadas ideias, opiniões e saberes entre a díade, apoiaram-se em pressupostos teóricos, que definem o papel do/a docente como investigador/a, sobre as práticas educativas, de forma sistemática, através do processo cíclico e dinâmico da Metodologia de Investigação-Ação. A Metodologia de Trabalho de Projeto foi igualmente privilegiada no decorrer da Prática Educativa Supervisionada, sendo que foram desenvolvidos projetos que surgiram dos interesses e motivações das crianças, nos quais foi perspetivado o desenvolvimento de capacidades, valores e atitudes, através de experiências pedagógicas articuladas e sequenciais. Evidencia-se ainda que, nos projetos desenvolvidos, foram envolvidas as diferentes áreas de conteúdos de forma transversal, nos quais se pretendeu promover a autonomia, a responsabilidade, a colaboração, o respeito e o pensamento critico, através de interações democráticas e integradoras.This internship report, written within the scope of the curricular unit Supervised Educational Practice, included in the study plan of the Master's Degree program in Preschool Education and Basic School Teaching, reflects the process of initial formation, promoter of the construction of a professional identity, in the contexts of Pre-school Education and Basic School Teaching. The formative journey described in this report articulates the scientific, practical, and creative knowledge with the various experiences, sustained by a reflective and critical attitude, enhancing the construction of the professional identity of the trainee teacher, with a dual profile. The educational practices, supported by collaborative work, in which ideas, opinions, and knowledge were shared between the dyad, were based on theoretical assumptions that define the role of the teacher as an investigator of educational practices, systematically, through the cyclical and dynamic process of the Action Research Methodology. The Project Work Methodology was also privileged during the Supervised Educational Practice, and were developed projects that arose from the children's interests and motivations, in which the development of skills, values, and attitudes through articulated and sequential pedagogical experiences was envisaged. It is also noteworthy that, in the developed projects, the different content areas were involved in a transversal way, in which we intended to promote autonomy, responsibility, collaboration, respect, and critical thinking, through democratic and integrative interactions.Marta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesGraça, Vânia Gabriela DiasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Hélia Raquel dos Santos Martins de2024-03-05T14:48:36Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-13T01:48:32Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:27.912428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira |
title |
Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira |
spellingShingle |
Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira Oliveira, Hélia Raquel dos Santos Martins de Prática educativa supervisionada Investigação-ação Metodologia de Trabalho de Projeto Trabalho colaborativo Supervised educational practice Action-research Project work methodology Collaborative work Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira |
title_full |
Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira |
title_fullStr |
Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira |
title_sort |
Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira |
author |
Oliveira, Hélia Raquel dos Santos Martins de |
author_facet |
Oliveira, Hélia Raquel dos Santos Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves Graça, Vânia Gabriela Dias Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Hélia Raquel dos Santos Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa supervisionada Investigação-ação Metodologia de Trabalho de Projeto Trabalho colaborativo Supervised educational practice Action-research Project work methodology Collaborative work Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática educativa supervisionada Investigação-ação Metodologia de Trabalho de Projeto Trabalho colaborativo Supervised educational practice Action-research Project work methodology Collaborative work Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio, elaborado no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, traduz o processo de formação inicial, promotor da construção de uma identidade profissional, nos contextos de Educação PréEscolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O percurso formativo descrito no presente relatório articula os conhecimentos científicos, práticos e criativos com as diversas vivências experienciadas, sustentado numa postura reflexiva e crítica, potencializando a construção da identidade profissional, de perfil duplo, da docente estagiária. As práticas educativas, apoiadas num trabalho colaborativo, no qual foram partilhadas ideias, opiniões e saberes entre a díade, apoiaram-se em pressupostos teóricos, que definem o papel do/a docente como investigador/a, sobre as práticas educativas, de forma sistemática, através do processo cíclico e dinâmico da Metodologia de Investigação-Ação. A Metodologia de Trabalho de Projeto foi igualmente privilegiada no decorrer da Prática Educativa Supervisionada, sendo que foram desenvolvidos projetos que surgiram dos interesses e motivações das crianças, nos quais foi perspetivado o desenvolvimento de capacidades, valores e atitudes, através de experiências pedagógicas articuladas e sequenciais. Evidencia-se ainda que, nos projetos desenvolvidos, foram envolvidas as diferentes áreas de conteúdos de forma transversal, nos quais se pretendeu promover a autonomia, a responsabilidade, a colaboração, o respeito e o pensamento critico, através de interações democráticas e integradoras. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022 2022-01-01T00:00:00Z 2024-03-05T14:48:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/25130 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/25130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137788619128832 |