Relatório de Estágio de Melanie Cardoso da Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mélanie Cardoso da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23920
Resumo: O presente relatório descreve o processo de formação desenvolvido na Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada (PES), sendo este um dos principais requisitos para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB), conforme DL nº 79 de 2014. Apresenta construtos teóricos e normativos legais mobilizados na Prática Educativas Supervisionada (PES) nas duas valências do mestrado. Metodologicamente apresenta a Investigação-Ação, a qual potenciou momentos de observação, planificação, reflexão, ação e avaliação. Este processo cíclico fomentou o profissional reflexivo e investigativo favorecendo o melhoramento das práticas educativas e a transformação da profissionalidade docente. A ação inspirou-se num paradigma construtivo e decorreu num ambiente de co-construção que valorizou o par de formação, os cooperantes institucionais e supervisores e restante comunidade educativa. Pautou-se por um dever ético exigente que valorizou o aluno no processo de aprendizagem. Descreve, ainda, de forma fundamentada a natureza evolutiva do conhecimento profissional relevando o saber, o saber-fazer e ser. Nesta perspetiva valoriza-se o processo de co-construção do conhecimento profissional, enriquecido no trabalho colaborativo em díade de formação, com o professor cooperante e supervisor institucional, além da comunidade escolar. Neste sentido, todo o percurso representado ao longo do relatório fomentou o desenvolvimento de capacidades que permitiram a realização de práticas inclusivas e significativas e o crescimento profissional e pessoal, caracterizado pela construção de novos saberes, com o intuito de responder aos interesses e necessidades de todas as crianças.
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