Relatório de Estágio de Cristiana Daniela dos Santos Mendes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Cristiana Daniela dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23923
Resumo: O corrente documento surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, com vista à obtenção do grau Mestre, de acordo com o DL n.º 79/2014 (2014). Desta forma, este relatório espelha o a análise, fundamentação e reflexão de todo o percurso formativo desenvolvido pela mestranda, um percurso de construção da identidade profissional, nos contextos educativos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Realçando a importância que os documentos teóricos e legais assumem na orientação da prática docente, este documento manifesta saberes científicos e pedagógicos, culturais e didáticos fundamentais não só para o desenvolvimento de uma boa conduta ética e deontológica, como para proporcionar um conjunto de práticas capazes de serem inovadoras e de dar resposta aos desafios da sociedade do século XXI. Assim, pautada por uma ação caracterizada pela constante indagação e reflexão, surge a Metodologia de Investigação-Ação que, através da observação, planificação, ação e reflexão, promoveu o desenho de práticas inclusivas e promotoras de aprendizagens significativas. Deste modo, procurou-se sempre a colaboração da comunidade escolar, bem como a adoção de uma postura indagadora e crítica com vista à transformação e melhoria das práticas educativas. Sustentada pela abordagem investigativa referida, as práticas educativas ilustradas tiveram como alicerce o uso de metodologias ativas, promotoras de aprendizagens significativas e, por isso, impulsionadoras do desenvolvimento holístico e integral do principal agente educativo, a criança.
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