A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Teresa Teixeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2284
Resumo: O presente relatório de estágio enquadra-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. O trabalho apresentado, com índole investigativa foi realizado em duas instituições de carácter IPSS e privado, em diferentes anos curriculares, onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo pretende explorar qual a atitude do adulto face aos processos de reflexão sobre a aprendizagem e ao processo de reflexão das crianças/alunos na sala de aula sobre a aprendizagem. Assim, na fundamentação teórica considera-se pertinente incidir sobre a importância da participação na reflexão, aprender e ensinar nos processos de reflexão, a responsabilidade da escola, o professor como prático reflexivo, avaliação e perspetivas da reflexão e uma abordagem educacional. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizadas entrevistas, inquéritos por questionário e registos de observação sendo os sujeitos participantes do estudo 74 pais/Encarregados de Educação das duas instituições mencionadas, 5 entrevistas a 4 educadores e 1 professor e registos de observação.
id RCAP_13aa56df4c23dd354b0ff070e69be756
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2284
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagemReflexãoAprendizagemEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio enquadra-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. O trabalho apresentado, com índole investigativa foi realizado em duas instituições de carácter IPSS e privado, em diferentes anos curriculares, onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo pretende explorar qual a atitude do adulto face aos processos de reflexão sobre a aprendizagem e ao processo de reflexão das crianças/alunos na sala de aula sobre a aprendizagem. Assim, na fundamentação teórica considera-se pertinente incidir sobre a importância da participação na reflexão, aprender e ensinar nos processos de reflexão, a responsabilidade da escola, o professor como prático reflexivo, avaliação e perspetivas da reflexão e uma abordagem educacional. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizadas entrevistas, inquéritos por questionário e registos de observação sendo os sujeitos participantes do estudo 74 pais/Encarregados de Educação das duas instituições mencionadas, 5 entrevistas a 4 educadores e 1 professor e registos de observação.2016-03-23T14:55:18Z2016-03-09T00:00:00Z2016-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2284TID:201080184porFerreira, Maria Teresa Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:59Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:08.147037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem
title A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem
spellingShingle A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem
Ferreira, Maria Teresa Teixeira
Reflexão
Aprendizagem
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
title_short A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem
title_full A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem
title_fullStr A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem
title_full_unstemmed A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem
title_sort A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem
author Ferreira, Maria Teresa Teixeira
author_facet Ferreira, Maria Teresa Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Teresa Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Aprendizagem
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
topic Reflexão
Aprendizagem
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
description O presente relatório de estágio enquadra-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. O trabalho apresentado, com índole investigativa foi realizado em duas instituições de carácter IPSS e privado, em diferentes anos curriculares, onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo pretende explorar qual a atitude do adulto face aos processos de reflexão sobre a aprendizagem e ao processo de reflexão das crianças/alunos na sala de aula sobre a aprendizagem. Assim, na fundamentação teórica considera-se pertinente incidir sobre a importância da participação na reflexão, aprender e ensinar nos processos de reflexão, a responsabilidade da escola, o professor como prático reflexivo, avaliação e perspetivas da reflexão e uma abordagem educacional. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizadas entrevistas, inquéritos por questionário e registos de observação sendo os sujeitos participantes do estudo 74 pais/Encarregados de Educação das duas instituições mencionadas, 5 entrevistas a 4 educadores e 1 professor e registos de observação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-23T14:55:18Z
2016-03-09T00:00:00Z
2016-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2284
TID:201080184
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2284
identifier_str_mv TID:201080184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131625237250048