A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2284 |
Resumo: | O presente relatório de estágio enquadra-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. O trabalho apresentado, com índole investigativa foi realizado em duas instituições de carácter IPSS e privado, em diferentes anos curriculares, onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo pretende explorar qual a atitude do adulto face aos processos de reflexão sobre a aprendizagem e ao processo de reflexão das crianças/alunos na sala de aula sobre a aprendizagem. Assim, na fundamentação teórica considera-se pertinente incidir sobre a importância da participação na reflexão, aprender e ensinar nos processos de reflexão, a responsabilidade da escola, o professor como prático reflexivo, avaliação e perspetivas da reflexão e uma abordagem educacional. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizadas entrevistas, inquéritos por questionário e registos de observação sendo os sujeitos participantes do estudo 74 pais/Encarregados de Educação das duas instituições mencionadas, 5 entrevistas a 4 educadores e 1 professor e registos de observação. |
id |
RCAP_13aa56df4c23dd354b0ff070e69be756 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2284 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagemReflexãoAprendizagemEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio enquadra-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. O trabalho apresentado, com índole investigativa foi realizado em duas instituições de carácter IPSS e privado, em diferentes anos curriculares, onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo pretende explorar qual a atitude do adulto face aos processos de reflexão sobre a aprendizagem e ao processo de reflexão das crianças/alunos na sala de aula sobre a aprendizagem. Assim, na fundamentação teórica considera-se pertinente incidir sobre a importância da participação na reflexão, aprender e ensinar nos processos de reflexão, a responsabilidade da escola, o professor como prático reflexivo, avaliação e perspetivas da reflexão e uma abordagem educacional. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizadas entrevistas, inquéritos por questionário e registos de observação sendo os sujeitos participantes do estudo 74 pais/Encarregados de Educação das duas instituições mencionadas, 5 entrevistas a 4 educadores e 1 professor e registos de observação.2016-03-23T14:55:18Z2016-03-09T00:00:00Z2016-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2284TID:201080184porFerreira, Maria Teresa Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:59Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:08.147037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem |
title |
A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem |
spellingShingle |
A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem Ferreira, Maria Teresa Teixeira Reflexão Aprendizagem Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem |
title_full |
A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem |
title_fullStr |
A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem |
title_sort |
A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem |
author |
Ferreira, Maria Teresa Teixeira |
author_facet |
Ferreira, Maria Teresa Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Teresa Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão Aprendizagem Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
Reflexão Aprendizagem Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
description |
O presente relatório de estágio enquadra-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. O trabalho apresentado, com índole investigativa foi realizado em duas instituições de carácter IPSS e privado, em diferentes anos curriculares, onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo pretende explorar qual a atitude do adulto face aos processos de reflexão sobre a aprendizagem e ao processo de reflexão das crianças/alunos na sala de aula sobre a aprendizagem. Assim, na fundamentação teórica considera-se pertinente incidir sobre a importância da participação na reflexão, aprender e ensinar nos processos de reflexão, a responsabilidade da escola, o professor como prático reflexivo, avaliação e perspetivas da reflexão e uma abordagem educacional. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizadas entrevistas, inquéritos por questionário e registos de observação sendo os sujeitos participantes do estudo 74 pais/Encarregados de Educação das duas instituições mencionadas, 5 entrevistas a 4 educadores e 1 professor e registos de observação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-23T14:55:18Z 2016-03-09T00:00:00Z 2016-03-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2284 TID:201080184 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2284 |
identifier_str_mv |
TID:201080184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131625237250048 |