Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sandra Marina Garcia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/713
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC, apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
id RCAP_13c0d6f938555cd9ba92356412a5f1b7
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/713
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com SímbolosSoftware educativoUsabilidadeInteração entre paresInclusãoLeituraEscritaDissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC, apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.O presente trabalho surge no âmbito do mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC e situa-se no campo das tecnologias de apoio para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) incluídos no ensino regular. Com o propósito de avaliar o software educativo Comunicar com Símbolos e a sua integração no Currículo Específico Individual dos alunos com NEE, desenvolvemos dois estudos: o primeiro procurou avaliar a usabilidade da tecnologia de apoio escolhida como suporte ao trabalho desenvolvido pelos alunos com NEE, em sala de aula; o segundo visou aferir a integração curricular do software educativo Comunicar com Símbolos, enquanto suporte à aprendizagem da leitura e da escrita, com o apoio dos pares. Estes dois estudos, exploratórios e descritivos, de índole qualitativa, foram desenvolvidos no ano letivo 2011/12, num Agrupamento de Escolas de Leiria. O estudo 1 envolveu dois alunos com NEE do 2º e 3º anos de escolaridade, com 7 e 8 anos, respetivamente. O estudo 2 teve como participantes dois alunos com NEE que frequentavam a mesma turma, do 1º, 2º e 3º anos de escolaridade, com 8 e 9 anos, respetivamente. Recorrendo à observação participante, a registos escritos e videográficos, foi possível recolher e analisar dados que nos permitem inferir que o software em avaliação se constitui como uma ferramenta de aprendizagem que apresenta caraterísticas de usabilidade capazes de apoiar alunos com NEE na aprendizagem de leitura/escrita fomentando a sua acessibilidade à informação escrita (estudo 1). Os resultados do estudo 2 demonstraram ser possível integrar este software no Currículo Específico Individual dos alunos com NEE através do ensino de tutores entre pares. Com o apoio dos pares, os alunos com NEE concentraram os seus esforços na reflexão sobre os seus produtos escritos, apoiando-se igualmente nos reforços visuais e iv auditivos fornecidos pelo software. Através deste método de ensino os alunos com NEE realizaram aprendizagens na área da leitura/escrita e os tutores desenvolveram a sua capacidade de reflexão e de expressão, observando-se o que se designa de efeito-tutor. Face aos resultados, consideramos ser possível integrar o software educativo Comunicar com Símbolos no Currículo Específico Individual dos alunos com NEE, incluídos no ensino regular de forma a promover a aprendizagem da leitura/escrita.IC-OnlineGonçalves, Sandra Marina Garcia2013-01-18T15:08:53Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:45Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:39.112563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos
title Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos
spellingShingle Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos
Gonçalves, Sandra Marina Garcia
Software educativo
Usabilidade
Interação entre pares
Inclusão
Leitura
Escrita
title_short Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos
title_full Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos
title_fullStr Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos
title_full_unstemmed Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos
title_sort Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos
author Gonçalves, Sandra Marina Garcia
author_facet Gonçalves, Sandra Marina Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Sandra Marina Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Software educativo
Usabilidade
Interação entre pares
Inclusão
Leitura
Escrita
topic Software educativo
Usabilidade
Interação entre pares
Inclusão
Leitura
Escrita
description Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC, apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-18T15:08:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/713
url http://hdl.handle.net/10400.8/713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136952165859328