Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/713 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC, apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. |
id |
RCAP_13c0d6f938555cd9ba92356412a5f1b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/713 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com SímbolosSoftware educativoUsabilidadeInteração entre paresInclusãoLeituraEscritaDissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC, apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.O presente trabalho surge no âmbito do mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC e situa-se no campo das tecnologias de apoio para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) incluídos no ensino regular. Com o propósito de avaliar o software educativo Comunicar com Símbolos e a sua integração no Currículo Específico Individual dos alunos com NEE, desenvolvemos dois estudos: o primeiro procurou avaliar a usabilidade da tecnologia de apoio escolhida como suporte ao trabalho desenvolvido pelos alunos com NEE, em sala de aula; o segundo visou aferir a integração curricular do software educativo Comunicar com Símbolos, enquanto suporte à aprendizagem da leitura e da escrita, com o apoio dos pares. Estes dois estudos, exploratórios e descritivos, de índole qualitativa, foram desenvolvidos no ano letivo 2011/12, num Agrupamento de Escolas de Leiria. O estudo 1 envolveu dois alunos com NEE do 2º e 3º anos de escolaridade, com 7 e 8 anos, respetivamente. O estudo 2 teve como participantes dois alunos com NEE que frequentavam a mesma turma, do 1º, 2º e 3º anos de escolaridade, com 8 e 9 anos, respetivamente. Recorrendo à observação participante, a registos escritos e videográficos, foi possível recolher e analisar dados que nos permitem inferir que o software em avaliação se constitui como uma ferramenta de aprendizagem que apresenta caraterísticas de usabilidade capazes de apoiar alunos com NEE na aprendizagem de leitura/escrita fomentando a sua acessibilidade à informação escrita (estudo 1). Os resultados do estudo 2 demonstraram ser possível integrar este software no Currículo Específico Individual dos alunos com NEE através do ensino de tutores entre pares. Com o apoio dos pares, os alunos com NEE concentraram os seus esforços na reflexão sobre os seus produtos escritos, apoiando-se igualmente nos reforços visuais e iv auditivos fornecidos pelo software. Através deste método de ensino os alunos com NEE realizaram aprendizagens na área da leitura/escrita e os tutores desenvolveram a sua capacidade de reflexão e de expressão, observando-se o que se designa de efeito-tutor. Face aos resultados, consideramos ser possível integrar o software educativo Comunicar com Símbolos no Currículo Específico Individual dos alunos com NEE, incluídos no ensino regular de forma a promover a aprendizagem da leitura/escrita.IC-OnlineGonçalves, Sandra Marina Garcia2013-01-18T15:08:53Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:45Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:39.112563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos |
title |
Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos |
spellingShingle |
Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos Gonçalves, Sandra Marina Garcia Software educativo Usabilidade Interação entre pares Inclusão Leitura Escrita |
title_short |
Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos |
title_full |
Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos |
title_fullStr |
Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos |
title_full_unstemmed |
Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos |
title_sort |
Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos |
author |
Gonçalves, Sandra Marina Garcia |
author_facet |
Gonçalves, Sandra Marina Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Sandra Marina Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software educativo Usabilidade Interação entre pares Inclusão Leitura Escrita |
topic |
Software educativo Usabilidade Interação entre pares Inclusão Leitura Escrita |
description |
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC, apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-01-18T15:08:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/713 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136952165859328 |