Prática de ensino supervisionada: arte e design, 8º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadrado, Ana Cristina Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1533
Resumo: O presente Relatório de estágio intitulado "Educação Expressiva - As Arte Visuais para além de Si". Surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O Relatório está dividido em dois pontos fundamentais. O primeiro ponto tem como principal objetivo pesquisar como é que um professor de artes visuais pode tornar a sua prática pedagógica mais holística, criativa, emotiva, próxima e versátil, abrindo os seus horizontes para outras metodologias e conceitos de trabalho. Neste sentido, procura-se conhecer e saber o que é a Educação Expressiva e como esta pode contribuir para a educação integral das crianças e jovens. Além disso, faz-se uma diferenciação, ainda que sucinta, entre a Educação Expressiva e a Educação pela Arte, sendo apresentadas algumas das respetivas potencialidades. Apesar de estarmos perante um conceito bastante recente em Portugal, dá-se a conhecer as suas metodologias, bem como as possibilidades da sua aplicabilidade a qualquer área e disciplina de ensino. O segundo ponto reflete sobre o percurso de aprendizagem da prática de ensino supervisionada realizada no 3º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na cidade da Covilhã. Ao longo de todo o trabalho desenvolvido, procurou-se descobrir, essencialmente, como melhorar, qualificar e enriquecer, de uma forma motivadora, criativa e apelativa, a ação de um futuro docente que se encontra em constante construção e evolução e que contempla constantemente a oportunidade de crescimento e enriquecimento pessoal e profissional.
id RCAP_72a4c6ab60baf6064c11317400663b9a
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1533
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada: arte e design, 8º anoEducação expressiva, as artes visuais para além de siArtes visuais - Educação expressivaArtes visuais - Estágio pedagógicoArtes visuais - Prática de ensino supervisionadaEducação expressiva - Prática de ensino supervisionadaEducação artísticaArte - DesignO presente Relatório de estágio intitulado "Educação Expressiva - As Arte Visuais para além de Si". Surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O Relatório está dividido em dois pontos fundamentais. O primeiro ponto tem como principal objetivo pesquisar como é que um professor de artes visuais pode tornar a sua prática pedagógica mais holística, criativa, emotiva, próxima e versátil, abrindo os seus horizontes para outras metodologias e conceitos de trabalho. Neste sentido, procura-se conhecer e saber o que é a Educação Expressiva e como esta pode contribuir para a educação integral das crianças e jovens. Além disso, faz-se uma diferenciação, ainda que sucinta, entre a Educação Expressiva e a Educação pela Arte, sendo apresentadas algumas das respetivas potencialidades. Apesar de estarmos perante um conceito bastante recente em Portugal, dá-se a conhecer as suas metodologias, bem como as possibilidades da sua aplicabilidade a qualquer área e disciplina de ensino. O segundo ponto reflete sobre o percurso de aprendizagem da prática de ensino supervisionada realizada no 3º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na cidade da Covilhã. Ao longo de todo o trabalho desenvolvido, procurou-se descobrir, essencialmente, como melhorar, qualificar e enriquecer, de uma forma motivadora, criativa e apelativa, a ação de um futuro docente que se encontra em constante construção e evolução e que contempla constantemente a oportunidade de crescimento e enriquecimento pessoal e profissional.This report entitled "Education expressive - the Visual Arts in addition to you". It comes within the framework of the Master in Teaching Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. The Report is divided into two fundamental points. The first point has as main objetive to research how a teacher of visual arts can become his pedagogical practice more holistic, creative, emotive, close and versatile, opening their horizons to other methodologies and concepts of labor. In this sense, we are trying to understand and know what the expressive Education is and how it can contribute to the integral education of children and young people. In addition, it is a differentiation, even briefly, between the expressive Education and the education through art, being presented some of their potential. Although we are facing a fairly new concept in Portugal, their methodologies are being introduced, as well as the possibilities of its applicability to any area and school subject. The second point reflects on the learning path of supervised teaching practice performed in the 3rd Cycle of Basic Education in Quinta das Palmeiras High School, in the city of Covilhã. Throughout the work, we tried to discover, essentially, how to improve, qualify and enrich, in a motivating, creative and appealing way, the action of a future teacher who is in constant construction and evolution and constantly contemplates the opportunity for growth and personal and professional enrichment.Universidade da Beira InteriorCaiado, Fátima Maria Gomes de OliveiraTrigueiros, João Paulo Forjaz PachecouBibliorumQuadrado, Ana Cristina Gonçalves2014-01-22T18:10:19Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.6/1533porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:08Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:20.817384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada: arte e design, 8º ano
Educação expressiva, as artes visuais para além de si
title Prática de ensino supervisionada: arte e design, 8º ano
spellingShingle Prática de ensino supervisionada: arte e design, 8º ano
Quadrado, Ana Cristina Gonçalves
Artes visuais - Educação expressiva
Artes visuais - Estágio pedagógico
Artes visuais - Prática de ensino supervisionada
Educação expressiva - Prática de ensino supervisionada
Educação artística
Arte - Design
title_short Prática de ensino supervisionada: arte e design, 8º ano
title_full Prática de ensino supervisionada: arte e design, 8º ano
title_fullStr Prática de ensino supervisionada: arte e design, 8º ano
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada: arte e design, 8º ano
title_sort Prática de ensino supervisionada: arte e design, 8º ano
author Quadrado, Ana Cristina Gonçalves
author_facet Quadrado, Ana Cristina Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira
Trigueiros, João Paulo Forjaz Pacheco
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadrado, Ana Cristina Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais - Educação expressiva
Artes visuais - Estágio pedagógico
Artes visuais - Prática de ensino supervisionada
Educação expressiva - Prática de ensino supervisionada
Educação artística
Arte - Design
topic Artes visuais - Educação expressiva
Artes visuais - Estágio pedagógico
Artes visuais - Prática de ensino supervisionada
Educação expressiva - Prática de ensino supervisionada
Educação artística
Arte - Design
description O presente Relatório de estágio intitulado "Educação Expressiva - As Arte Visuais para além de Si". Surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O Relatório está dividido em dois pontos fundamentais. O primeiro ponto tem como principal objetivo pesquisar como é que um professor de artes visuais pode tornar a sua prática pedagógica mais holística, criativa, emotiva, próxima e versátil, abrindo os seus horizontes para outras metodologias e conceitos de trabalho. Neste sentido, procura-se conhecer e saber o que é a Educação Expressiva e como esta pode contribuir para a educação integral das crianças e jovens. Além disso, faz-se uma diferenciação, ainda que sucinta, entre a Educação Expressiva e a Educação pela Arte, sendo apresentadas algumas das respetivas potencialidades. Apesar de estarmos perante um conceito bastante recente em Portugal, dá-se a conhecer as suas metodologias, bem como as possibilidades da sua aplicabilidade a qualquer área e disciplina de ensino. O segundo ponto reflete sobre o percurso de aprendizagem da prática de ensino supervisionada realizada no 3º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na cidade da Covilhã. Ao longo de todo o trabalho desenvolvido, procurou-se descobrir, essencialmente, como melhorar, qualificar e enriquecer, de uma forma motivadora, criativa e apelativa, a ação de um futuro docente que se encontra em constante construção e evolução e que contempla constantemente a oportunidade de crescimento e enriquecimento pessoal e profissional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06
2012-06-01T00:00:00Z
2014-01-22T18:10:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1533
url http://hdl.handle.net/10400.6/1533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136333028917248