Os retalhistas nas redes sociais : perceção dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Sofia Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3349
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais.
id RCAP_13ca00ccce0b29ec54629f49442f5423
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3349
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os retalhistas nas redes sociais : perceção dos consumidoresComportamento do ConsumidorRedes SociaisRetalho AçoresRetalho AlimentarConsumer BehaviourFood RetailRetail AzoresSocial MediaSocial NetworksDissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais.Na última década assistiu-se ao crescimento do universo online através da dinamização mundial da Internet, sendo que no primeiro semestre de 2012 Portugal possuía cerca de 5,9 milhões de utilizadores, de acordo com o Internet World Stats, representando cerca de 55% da população residente. Neste seguimento, é cada vez mais visível o crescimento do social media e as suas vantagens no mundo dos negócios, sendo crescente o número de empresas a adotar as redes sociais para o contacto direto com o mercado e com os seus clientes atuais ou potenciais. O comportamento dos consumidores açorianos nas redes sociais veio sustentar a necessidade de uma presença mais eficiente das empresas regionais no mundo online. Portanto, é essencial compreender como o consumidor perceciona as ações das empresas nos meios digitais e de que forma as ações influenciam o comportamento do consumidor nas instalações físicas dos retalhistas. Para tal, o estudo analisa de forma geral as maiores superfícies de retalho alimentar presentes na ilha de São Miguel, Açores, de modo a avaliar a postura online comparativamente com a atitude das mesmas nos seus estabelecimentos, verificando-se limitações face às estratégias assumidas pelas empresas. Consequentemente, estas mesmas limitações poderão servir de ponto de partida para outro estudo mais detalhado alusivo às estratégias assumidas pelas empresas nos seus ambientes físicos e digitais.ABSTRACT: The last decade has witnessed the growth of the online world through the dynamics of the Internet. In the first half of 2012, Portugal had around 5.9 million users, representing about 55% of the total population, according to Internet World Stats. With this in mind, it is increasingly apparent that the growth of social media will offer advantages in the business world. Thus, a growing number of companies are adopting social networks to operate in the market and to interact with current or potential clients. The behaviour of the Azorean consumers on social networks sustains the need for a more efficient regional business presence in the online world. Therefore, it is essential to understand how the consumer perceives the actions of companies within digital media and how actions influence consumer behaviour in the physical facilities of retailers. To this end, the study examines generally the largest food retail companies present on the island of São Miguel, Azores, in order to assess their online attitudes with the attitude in their actual establishments, verifying that strategies undertaken by companies face various constraints. This can serve as a starting point for a more detailed study alluding to the strategies undertaken by companies in their physical and digital environments.Tiago, Maria Teresa BorgesRepositório da Universidade dos AçoresSousa, Ana Sofia Vieira2015-02-24T17:24:21Z2015-01-282015-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3349201387557porSousa, Ana Sofia Vieira. "Os retalhistas nas redes sociais: perceção dos consumidores". 2015. 114 p.. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:22Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3349Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:56.148903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os retalhistas nas redes sociais : perceção dos consumidores
title Os retalhistas nas redes sociais : perceção dos consumidores
spellingShingle Os retalhistas nas redes sociais : perceção dos consumidores
Sousa, Ana Sofia Vieira
Comportamento do Consumidor
Redes Sociais
Retalho Açores
Retalho Alimentar
Consumer Behaviour
Food Retail
Retail Azores
Social Media
Social Networks
title_short Os retalhistas nas redes sociais : perceção dos consumidores
title_full Os retalhistas nas redes sociais : perceção dos consumidores
title_fullStr Os retalhistas nas redes sociais : perceção dos consumidores
title_full_unstemmed Os retalhistas nas redes sociais : perceção dos consumidores
title_sort Os retalhistas nas redes sociais : perceção dos consumidores
author Sousa, Ana Sofia Vieira
author_facet Sousa, Ana Sofia Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tiago, Maria Teresa Borges
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Sofia Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do Consumidor
Redes Sociais
Retalho Açores
Retalho Alimentar
Consumer Behaviour
Food Retail
Retail Azores
Social Media
Social Networks
topic Comportamento do Consumidor
Redes Sociais
Retalho Açores
Retalho Alimentar
Consumer Behaviour
Food Retail
Retail Azores
Social Media
Social Networks
description Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-24T17:24:21Z
2015-01-28
2015-01-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3349
201387557
url http://hdl.handle.net/10400.3/3349
identifier_str_mv 201387557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, Ana Sofia Vieira. "Os retalhistas nas redes sociais: perceção dos consumidores". 2015. 114 p.. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130710683942912