O papel do marketing ecológico no propósito das marcas e na intenção de compra dos clientes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sainz, Laura
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46134
Resumo: Ao longo dos últimos anos tem-se vindo a observar uma gama de consumidores que procuram uma interação benéfica entre comércio e meio ambiente, isto nada mais é que o reflexo de constantes informações que esta nova era tecnológica proporcionou. Tais informações exibiram de forma categórica a gravidade do impacto causado pelo homem a nível ambiental e a urgência de alternativas a serem implementadas em todos os sectores da economia. Nesse âmbito, o propósito deste trabalho será observar intimamente qual o papel que tem vindo a ser desempenhado pelo marketing verde ou marketing ecológico utilizado pelas empresas no que se refere à adaptação dos consumidores e do mercado, seja este alimentar, de vestuário, de energia e quais as possíveis mudanças para o futuro. Uma marca, pela sua definição na língua portuguesa, é o elo entre o cliente e a empresa, tendo como intuito apresentar as suas funções, expondo como as necessidades de um público-alvo podem ser satisfeitas, caso sejam auferidas a esta corporação. O branding de uma empresa pode ser retratado como uma forma de reconhecimento, de posicionamento diante do mundo corporativo, dos seus stakeholders - aqueles que, de algum modo, serão afectados pelas acções desta empresa - e dos seus clientes (Schoenell, 2021). Tal termo não se delimita apenas a marca, também engloba sua gestão interna e externa sendo essencial concordar com o propósito e a visão que a empresa quer transmitir; é a maneira que a empresa será percebida externamente. Por conseguinte, passa a existir uma pressão dos consumidores que constrange as empresas a fim dos seus produtos e serviços passarem a fazer parte daquilo que é classificado como produtos ecologicamente correctos. Nesse âmbito, é interessante fazer uso do propósito das marcas e do branding da empresa, visto que estará em harmonia com os valores dos clientes que deseja atingir. Por fim, o estudo aqui apresentado tem norte nas vastas possibilidades de solução dos diversos problemas investigados, aos quais faz-se necessária uma solução rápida e eficaz, tendo maior enfoque no mercado português face as mudanças de cunho sustentável.
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