Visual Storytelling como estratégia publicitária em campanhas que protagonizam mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cini, Juliana Rubini
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12700
Resumo: O visual storytelling, enquanto ferramenta estratégica usada na publicidade, concentra o poder de conquistar públicos e gerar identificações a partir de histórias envolventes. Por meio de amostras de campanhas que trazem mulheres como personagens principais, foi possível realizar análises fílmicas (Penafria, 2009), a fim de compreender como marcas desenvolveram seus percursos narrativos e de perceber quais foram as estratégias utilizadas para gerar a identificação com audiências. O femvertising, conceito que envolve a venda de produtos por meio de mensagens feministas, foi fortemente enfatizado nas campanhas, o que fomentou o questionamento sobre assuntos que abordam a representatividade de mulheres, o empoderamento feminista, a quebra de estereótipos, a atuação da mulher em seu meio social e profissional, a redefinição da beleza, a sororidade e a desconstrução de costumes socialmente reproduzidos. Foram analisadas sete campanhas em formato de vídeo das marcas Dove, Pantene, Danone, Skol, Budweiser, Heineken e Nike, produzidas na Europa, América do Sul e Reino Unido. A pesquisa evidencia que entender a estratégia do storytelling é fundamental para construir imagens de marcas mais fortes e alinhadas com os públicos, a fim de ganhar destaque no mercado.
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spelling Visual Storytelling como estratégia publicitária em campanhas que protagonizam mulheresAnálise FílmicaEmpoderamento Feminista na PublicidadeFemvertisingPublicidadeVisual StorytelligDomínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações PúblicasO visual storytelling, enquanto ferramenta estratégica usada na publicidade, concentra o poder de conquistar públicos e gerar identificações a partir de histórias envolventes. Por meio de amostras de campanhas que trazem mulheres como personagens principais, foi possível realizar análises fílmicas (Penafria, 2009), a fim de compreender como marcas desenvolveram seus percursos narrativos e de perceber quais foram as estratégias utilizadas para gerar a identificação com audiências. O femvertising, conceito que envolve a venda de produtos por meio de mensagens feministas, foi fortemente enfatizado nas campanhas, o que fomentou o questionamento sobre assuntos que abordam a representatividade de mulheres, o empoderamento feminista, a quebra de estereótipos, a atuação da mulher em seu meio social e profissional, a redefinição da beleza, a sororidade e a desconstrução de costumes socialmente reproduzidos. Foram analisadas sete campanhas em formato de vídeo das marcas Dove, Pantene, Danone, Skol, Budweiser, Heineken e Nike, produzidas na Europa, América do Sul e Reino Unido. A pesquisa evidencia que entender a estratégia do storytelling é fundamental para construir imagens de marcas mais fortes e alinhadas com os públicos, a fim de ganhar destaque no mercado.isual storytelling, as a strategic tool used in advertising, concentrates the power to conquer audiences and generate identifications from enveloping stories. By means of samples of campaigns that trace women as main characters, it was possible to carry out film analyzes, by the methodology of Penafria (2009), in order to understand how brands develop their narrative paths and to perceive what forms the artifices used to generate identification as hearings. Or Femvertising, a concept that involves the sale of products for the feminist cause, was strongly emphasized in the campaigns, or that favors or questions about issues that address the representation of women, or feminist empowerment, breaking stereotypes, the attitude of women in the social environment and professional, to redefine beauty, to sisterhood and to the deconstruction of socially reproduced costumes. There were analyzed seven campaigns in video format of the brands Dove, Pantene, Danone, Skol, Budweiser, Heineken, and Nike, produced in Europe, South America and the United Kingdom. The research shows that understanding the storytelling strategy is essential to build stronger brand images aligned with the public, in order to stand out in the market.Sá, Sónia Manuela Martins deuBibliorumCini, Juliana Rubini2023-01-18T15:32:51Z2022-07-272022-06-302022-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12700TID:203115589porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:55:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:14.837755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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