Marketing de conteúdo e criação de personas para marcas sustentáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Thaís de Argolo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12480
Resumo: O marketing de conteúdo é um dos paradigmas do marketing que tem sido usado recorrentemente nas estratégias das empresas. As marcas se aproveitam da crescente difusão e democratização da Internet para tentar criar uma conexão com os seus consumidores, bem como entregar conteúdos que atendam às suas necessidades e desejos. Para isso, é necessário terem um conhecimento profundo do seu público e de suas características, que vão para além do conceito de público-alvo. Neste contexto, as personas são um recurso fundamental para determinar a quem, como, onde e porque as estratégias serão direcionadas. Através da empresa Mãe Natureza, usada como estudo de caso, esta pesquisa busca evidenciar o processo de desenvolvimento de uma persona para um ecommerce de produtos ecológicos. Para este fim, inicialmente os conceitos de marketing de conteúdo, personas e arquétipos serão abordados e relacionados entre si, acrescido da descrição da conjuntura da ecoloja que é objeto de estudo desta pesquisa. A seguir, na parte empírica do estudo, é realizado um levantamento de dados das plataformas Google Analytics e Facebook Business da empresa que ajudam a compreender quem é o seu público e, subsequentemente, são feitas entrevistas individuais com o mesmo fim. Após a consolidação dessas informações obtidas, conclui-se que a Buyer Persona da Mãe Natureza é a Ana, casada com o João e mãe do Santiago.
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spelling Marketing de conteúdo e criação de personas para marcas sustentáveisO caso da “Mãe Natureza”ArquétiposEcolojaMãe NaturezaMarketing de ConteúdoPersonasDomínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações PúblicasO marketing de conteúdo é um dos paradigmas do marketing que tem sido usado recorrentemente nas estratégias das empresas. As marcas se aproveitam da crescente difusão e democratização da Internet para tentar criar uma conexão com os seus consumidores, bem como entregar conteúdos que atendam às suas necessidades e desejos. Para isso, é necessário terem um conhecimento profundo do seu público e de suas características, que vão para além do conceito de público-alvo. Neste contexto, as personas são um recurso fundamental para determinar a quem, como, onde e porque as estratégias serão direcionadas. Através da empresa Mãe Natureza, usada como estudo de caso, esta pesquisa busca evidenciar o processo de desenvolvimento de uma persona para um ecommerce de produtos ecológicos. Para este fim, inicialmente os conceitos de marketing de conteúdo, personas e arquétipos serão abordados e relacionados entre si, acrescido da descrição da conjuntura da ecoloja que é objeto de estudo desta pesquisa. A seguir, na parte empírica do estudo, é realizado um levantamento de dados das plataformas Google Analytics e Facebook Business da empresa que ajudam a compreender quem é o seu público e, subsequentemente, são feitas entrevistas individuais com o mesmo fim. Após a consolidação dessas informações obtidas, conclui-se que a Buyer Persona da Mãe Natureza é a Ana, casada com o João e mãe do Santiago.Content marketing is one of the marketing paradigms that has been used recurrently in companies' strategies. Brands take advantage of the diffusion and democratization of the Internet to try to create a connection with their consumers, as well as content t hat meets their needs and desires. For this, it is necessary to have a deep knowledge of your audience and its characteristics, which go beyond the concept of target audience. In this context, personas are a fundamental resource to determin ing directed. who, how, wh ere and why Through the company Mãe Natureza, used as a case study, this research seeks to highlight the development process of a person for an ecommerce of ecological products. For this purpose , the study covers the concepts of content marketin g, personas and archetypes that are comprehensive and interrelated, plus a description of the context of the ecoloja that is the object of study in this research. Next, in the empirical part of the study, a survey of data from the company's Google Analytic s and Facebook Business platforms is carried out to help understand who its audience is and, subsequently, individual interviews are made with the same purpose. After consolidating this information, it is concluded that the Buyer Persona od Mãe Natureza is Ana, married to João and mother of Santiago.Paço, Arminda Maria Finisterra douBibliorumCardoso, Thaís de Argolo2022-12-06T12:28:26Z2021-11-252021-10-132021-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12480TID:203109368porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:55:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:04.512593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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