Hábitos, conhecimentos e atitudes de saúde oral dos estudantes da Escola Secundária Alves Martins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, João Pedro de Sousa Saraiva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/18775
Resumo: Introdução: A elevada prevalência de doenças orais, como a cárie dentária e as doenças periodontais, constituem um dos principais problemas de saúde pública entre os adolescentes. Assim, a promoção da saúde oral (SO) é fundamental na melhoria dos conhecimentos, transformação de atitudes e comportamentos de SO. Objectivos: Caracterizar os hábitos, conhecimentos e atitudes de SO e verificar a influência dos fatores sociodemográficos, comportamentos de risco e de vigilância de SO nos hábitos, conhecimentos e atitudes de SO dos adolescentes. Material e Métodos: Estudo transversal realizado em 223 estudantes que frequentavam o 10º, 11º e 12º ano da Escola Secundária Alves Martins de Viseu. A recolha de dados foi efetuada com um questionário autoaplicado que integrava vários instrumentos que permitiram avaliar as características sociodemográficas, os comportamentos de risco, os hábitos de SO, a vigilância de SO e os hábitos, conhecimentos e atitudes de SO dos adolescentes. Resultados: Os estudantes revelaram hábitos, conhecimentos e atitudes de SO positivos, obtendo percentagens superiores a 70% em todas as dimensões à exceção do medo dentário (sem medo com 44,8%). O índice de CPOD foi 1,35 ± 1,96, com uma prevalência de “muito baixo nível de cárie dentária” de 67,3% e “elevado/muito elevado nível de cárie dentária” de 8,0%. Foram os estudantes do sexo feminino, com 18-19 anos, e os que consultaram o médico dentista que apresentaram melhores hábitos, conhecimentos e atitudes de SO. Todavia, não se confirmou a associação entre os hábitos, conhecimentos e atitudes de SO dos adolescentes com a área de residência, ano escolar, habilitações literárias dos pais, comportamentos de risco e motivo da consulta médico-dentária. Conclusão: Os estudantes demonstraram bons hábitos, conhecimentos e atitudes de SO, contudo é fundamental desenvolver melhores e mais eficientes abordagens futuras de prevenção de doenças orais.
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