Tarefas de investigação para o ensino e a aprendizagem do tema “Energia - do Sol para a Terra” : um trabalho com alunos do 10.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Luís Carlos Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/46975
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_141a87e500f57e5701ef5aa9d6b3d6b7
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/46975
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tarefas de investigação para o ensino e a aprendizagem do tema “Energia - do Sol para a Terra” : um trabalho com alunos do 10.º anoInvestigação qualitativaTarefasEnergiaLiteracia científicaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020Este trabalho tem como finalidade conhecer qual é a influência da realização de tarefas de investigação nas aprendizagens dos alunos durante a lecionação da subunidade “Energia - do Sol para a Terra”, do programa de Física da disciplina de Física e Química A, do 10.º ano de escolaridade do ensino secundário. As intervenções realizaram-se numa turma do 10.º ano de escolaridade constituída por 29 alunos. A unidade didática consistiu num conjunto de seis aulas, três de 90 minutos e três de 135 minutos, onde foram desenvolvidas cinco tarefas de investigação, utilizando uma abordagem CTSA (Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente). A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa, tendo a recolha de dados sido realizada através da observação naturalista, com registo de notas de campo, das produções escritas dos alunos das tarefas realizadas e do questionário de resposta aberta e outro de resposta fechada. Os resultados mostram as aprendizagens realizadas pelos alunos, bem como as suas dificuldades nos domínios processual, conceptual e atitudinal, social e axiológico. Revelaram ainda que, apesar das dificuldades iniciais na realização destas tarefas, os alunos consideraram-nas como um bom recurso que potencia as suas aprendizagens e o desenvolvimento da sua literacia científica.This work aims at knowing the impact of inquiry activities in students’ learning, developed during the unit - “Energia – do Sol para a Terra” - lectured within the scope of the subject Physics and Chemistry, from the 10 th grade. The interventions focused on a class from 10 th grade with a total of 29 students. The learning unit consisted of six classes, three of them with a duration of 90 minutes and the other three lasting 135 minutes each. Throughout these classes five inquiry tasks were implemented using a STSE (Science, Technology, Society and Environment) approach. The methodology followed a qualitative approach. The data was collected by means of a naturalist observation which included the recording of field notes, written productions from the students regarding the inquiry activities and open and close-ended questionnaires. The results reflect both the students’ developed skills and identifies the main struggles and difficulties in the procedural, conceptual, attitude, social and axiological domains. In addition, although difficulties were reported at early stages of implementation of the inquiry tasks, the results reveal an overall positive feedback from the students. Most of the students considered these inquiry tasks an adequate and effective resource as a valuable complement, that enhances and facilitates the learning process, naturally expanding their scientific literacy.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaPessoa, Luís Carlos Rodrigues2021-03-23T10:35:38Z20202020-07-212020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46975TID:202679373porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:05.023281Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas de investigação para o ensino e a aprendizagem do tema “Energia - do Sol para a Terra” : um trabalho com alunos do 10.º ano
title Tarefas de investigação para o ensino e a aprendizagem do tema “Energia - do Sol para a Terra” : um trabalho com alunos do 10.º ano
spellingShingle Tarefas de investigação para o ensino e a aprendizagem do tema “Energia - do Sol para a Terra” : um trabalho com alunos do 10.º ano
Pessoa, Luís Carlos Rodrigues
Investigação qualitativa
Tarefas
Energia
Literacia científica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Tarefas de investigação para o ensino e a aprendizagem do tema “Energia - do Sol para a Terra” : um trabalho com alunos do 10.º ano
title_full Tarefas de investigação para o ensino e a aprendizagem do tema “Energia - do Sol para a Terra” : um trabalho com alunos do 10.º ano
title_fullStr Tarefas de investigação para o ensino e a aprendizagem do tema “Energia - do Sol para a Terra” : um trabalho com alunos do 10.º ano
title_full_unstemmed Tarefas de investigação para o ensino e a aprendizagem do tema “Energia - do Sol para a Terra” : um trabalho com alunos do 10.º ano
title_sort Tarefas de investigação para o ensino e a aprendizagem do tema “Energia - do Sol para a Terra” : um trabalho com alunos do 10.º ano
author Pessoa, Luís Carlos Rodrigues
author_facet Pessoa, Luís Carlos Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Luís Carlos Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação qualitativa
Tarefas
Energia
Literacia científica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Investigação qualitativa
Tarefas
Energia
Literacia científica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-07-21
2020-01-01T00:00:00Z
2021-03-23T10:35:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/46975
TID:202679373
url http://hdl.handle.net/10451/46975
identifier_str_mv TID:202679373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134536474296320