STEM na aprendizagem da energia e movimentos – Um trabalho com alunos do 10º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Luís Daniel Venturinha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57977
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_516bcc9ee7c65b21bc05000dbd0af0ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57977
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling STEM na aprendizagem da energia e movimentos – Um trabalho com alunos do 10º anoAprendizagemLiteracia científicaEnergia cinéticaEnsino da físicaInvestigação qualitativaCiências - Estudo e ensinoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente trabalho tem como objetivo conhecer como a implementação de atividades STEM influencia a aprendizagem dos alunos sobre o tópico energia e movimentos e a sua contribuição para o desenvolvimento das competências preconizadas no programa da disciplina de Física e Química A do 10.º ano de escolaridade. Neste sentido, procura-se identificar que dificuldades revelam os alunos, que aprendizagens realizam e que avaliações fazem relativamente ao uso deste tipo de tarefas. Este trabalho insere-se no quadro de projeto mais amplo “Let’s GoSTEM: Abordagem STEM e sua influência nas aprendizagens de Física, interesse e motivação”, financiado pela FCT, referência PTDC/CED-EDG/31480/2017. Para atingir as finalidades apresentadas optou-se por utilizar uma metodologia de investigação qualitativa, uma vez que, se pretende conhecer e descrever as reações dos alunos, em ambiente de sala de aula, ao serem implementadas tarefas de cariz STEM. Os dados são recolhidos utilizando vários instrumentos, nomeadamente, a observação participante, os questionários e os documentos escritos. Da análise de conteúdo emergiram categorias e subcategorias do estudo que facilitaram a apresentação, interpretação e compreensão dos dados recolhidos. Os resultados apontam para uma maior motivação e um maior envolvimento por parte dos alunos quando envolvidos nas tarefas STEM propostas. De facto, os dados mostram que, partindo de um contexto real e próximo do seu quotidiano, os alunos realizam aprendizagens mais significativas sobre o tópico energia e movimentos. De acordo com os dados recolhidos, os alunos realizaram aprendizagens no domínio conceptual e no domínio processual.The present work aims to know how the implementation of STEM activities influences students' learning about the topic energy and movements and its contribution to the development of competences recommended in the program of the discipline of Physics and Chemistry A of the 10th year of schooling. We seek to identify what difficulties the students reveal, what learning they carry out and what assessments they make regarding the use of this type of tasks. This work is part of the broader project framework “Let’s GoSTEM: STEM Approach and its influence on Physics learning, interest and motivation”, funded by FCT, reference PTDC/CED-EDG/31480/2017. To achieve the purposes presented, we chose to use a qualitative research methodology, since it is intended to know and describe the reactions of students, in a classroom environment, when STEM tasks are implemented. Data are collected using various instruments, namely participant observation, questionnaires, and written documents. From the content analysis, categories and subcategories of the study emerged that facilitated the presentation, interpretation and understanding of the collected data. The results point to greater motivation and greater involvement on the part of students when involved in the proposed STEM tasks. In fact, the data show that, starting from a real context and close to their daily lives, students carry out more significant learning on the topic of energy and movements. According to the data collected, students learned in the conceptual domain and in the procedural domain.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Agostinho, Rui Jorge, 1958-Repositório da Universidade de LisboaBarbosa, Luís Daniel Venturinha2023-06-06T10:15:19Z2022-12-132022-10-102022-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57977porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:22.646131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv STEM na aprendizagem da energia e movimentos – Um trabalho com alunos do 10º ano
title STEM na aprendizagem da energia e movimentos – Um trabalho com alunos do 10º ano
spellingShingle STEM na aprendizagem da energia e movimentos – Um trabalho com alunos do 10º ano
Barbosa, Luís Daniel Venturinha
Aprendizagem
Literacia científica
Energia cinética
Ensino da física
Investigação qualitativa
Ciências - Estudo e ensino
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short STEM na aprendizagem da energia e movimentos – Um trabalho com alunos do 10º ano
title_full STEM na aprendizagem da energia e movimentos – Um trabalho com alunos do 10º ano
title_fullStr STEM na aprendizagem da energia e movimentos – Um trabalho com alunos do 10º ano
title_full_unstemmed STEM na aprendizagem da energia e movimentos – Um trabalho com alunos do 10º ano
title_sort STEM na aprendizagem da energia e movimentos – Um trabalho com alunos do 10º ano
author Barbosa, Luís Daniel Venturinha
author_facet Barbosa, Luís Daniel Venturinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Agostinho, Rui Jorge, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Luís Daniel Venturinha
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Literacia científica
Energia cinética
Ensino da física
Investigação qualitativa
Ciências - Estudo e ensino
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem
Literacia científica
Energia cinética
Ensino da física
Investigação qualitativa
Ciências - Estudo e ensino
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13
2022-10-10
2022-12-13T00:00:00Z
2023-06-06T10:15:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57977
url http://hdl.handle.net/10451/57977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134638459846656