É fazendo que se ensina e se aprende a fazer: do amargo educar ao doce saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Virgínia da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3371
Resumo: O objetivo do presente trabalho assenta na reflexão dos diferentes papéis e funções desempenhados pela Escola e pelos professores em virtude de um ensino de qualidade, que respondam aos princípios fundamentais para o estabelecimento de uma relação de interesses comuns, baseados nos valores de respeito e igualdade, necessários a uma sociedade democrática e multicultural. Neste sentido, a primeira abordagem fundamenta a importância da disciplina de português no currículo e a contribuição que a literatura infanto-juvenil traz para o desenvolvimento integral do aluno, através da abordagem do conto Avó e Neto contra vento e areia de Teolinda Gersão, perspetivada segundo as metodologias do aprender a aprender. Seguidamente, são analisadas diferentes práticas necessárias e fundamentais à formação de futuros cidadãos internacionais plurilingues e pluriculturais, capazes de relacionar-se de forma eficiente com o Outro e que se revelam imprescindíveis ao saber-ser e ao saber-fazer num espaço multifacetado e diversificado. Por último, para resolver a ausência de conteúdos socioculturais verificados em alguns manuais de língua estrangeira com vista à sua exploração em sala de aula, apresentam-se de forma fundamentada propostas de atividades e materiais adequados, ajustados e desenvolvidos durante o ano de estágio pedagógico, promotores da correlação língua e cultura e da progressiva autonomia do aluno, acrescidos de considerações em torno de uma prática pedagógica reflexível e refletida.
id RCAP_141ecff2f85e33578c50ae162f0db856
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3371
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling É fazendo que se ensina e se aprende a fazer: do amargo educar ao doce saberRelatório de estágioLíngua portuguesa - Ensino - Literatura infanto-juvenilLíngua espanhola - Ensino - ManuaisEnsino de línguas - Actividades extracurricularesEducação plurilingueEducação interculturalLíngua e culturaO objetivo do presente trabalho assenta na reflexão dos diferentes papéis e funções desempenhados pela Escola e pelos professores em virtude de um ensino de qualidade, que respondam aos princípios fundamentais para o estabelecimento de uma relação de interesses comuns, baseados nos valores de respeito e igualdade, necessários a uma sociedade democrática e multicultural. Neste sentido, a primeira abordagem fundamenta a importância da disciplina de português no currículo e a contribuição que a literatura infanto-juvenil traz para o desenvolvimento integral do aluno, através da abordagem do conto Avó e Neto contra vento e areia de Teolinda Gersão, perspetivada segundo as metodologias do aprender a aprender. Seguidamente, são analisadas diferentes práticas necessárias e fundamentais à formação de futuros cidadãos internacionais plurilingues e pluriculturais, capazes de relacionar-se de forma eficiente com o Outro e que se revelam imprescindíveis ao saber-ser e ao saber-fazer num espaço multifacetado e diversificado. Por último, para resolver a ausência de conteúdos socioculturais verificados em alguns manuais de língua estrangeira com vista à sua exploração em sala de aula, apresentam-se de forma fundamentada propostas de atividades e materiais adequados, ajustados e desenvolvidos durante o ano de estágio pedagógico, promotores da correlação língua e cultura e da progressiva autonomia do aluno, acrescidos de considerações em torno de uma prática pedagógica reflexível e refletida.The goal of this essay is to reflect about the different roles and functions that school and teachers play in order to achieve a better quality teaching system that is able to respond to fundamental principles and establish a relationship of shared interests, based on the values of respect and equality, essential in a democratic and multicultural society. The first chapter justifies the importance of the Portuguese subject on the curriculum and the contribution that the infant-juvenile literature brings to the global development of the student. It is made an approach to the story og Teolinda Gersão “Avó e Neto contra vento e areia” according to the strategies of learning and learning to learn. Then, there is an analysis of the different practices that are essential to the formation of international citizens, plurilingual and multicultural who are able to communicate with each other across linguistic and cultural boundaries. Finally, are proposed and duly justified some didactical activities and some teaching resources, adjusted and developed among the pedagogical practice to solve the absence of sociocultural contents on some of text books used to teach a foreign language. These activities promote a close relationship between the linguistic skills and the cultural dimension as well as enable the progressive autonomy of the students. Furthermore, there are some considerations about a reflected and reflexive pedagogical practice.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumVieira, Virgínia da Costa2015-05-26T11:16:51Z2013-0620132013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3371porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:45Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3371Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:48.373838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv É fazendo que se ensina e se aprende a fazer: do amargo educar ao doce saber
Relatório de estágio
title É fazendo que se ensina e se aprende a fazer: do amargo educar ao doce saber
spellingShingle É fazendo que se ensina e se aprende a fazer: do amargo educar ao doce saber
Vieira, Virgínia da Costa
Língua portuguesa - Ensino - Literatura infanto-juvenil
Língua espanhola - Ensino - Manuais
Ensino de línguas - Actividades extracurriculares
Educação plurilingue
Educação intercultural
Língua e cultura
title_short É fazendo que se ensina e se aprende a fazer: do amargo educar ao doce saber
title_full É fazendo que se ensina e se aprende a fazer: do amargo educar ao doce saber
title_fullStr É fazendo que se ensina e se aprende a fazer: do amargo educar ao doce saber
title_full_unstemmed É fazendo que se ensina e se aprende a fazer: do amargo educar ao doce saber
title_sort É fazendo que se ensina e se aprende a fazer: do amargo educar ao doce saber
author Vieira, Virgínia da Costa
author_facet Vieira, Virgínia da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Virgínia da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Ensino - Literatura infanto-juvenil
Língua espanhola - Ensino - Manuais
Ensino de línguas - Actividades extracurriculares
Educação plurilingue
Educação intercultural
Língua e cultura
topic Língua portuguesa - Ensino - Literatura infanto-juvenil
Língua espanhola - Ensino - Manuais
Ensino de línguas - Actividades extracurriculares
Educação plurilingue
Educação intercultural
Língua e cultura
description O objetivo do presente trabalho assenta na reflexão dos diferentes papéis e funções desempenhados pela Escola e pelos professores em virtude de um ensino de qualidade, que respondam aos princípios fundamentais para o estabelecimento de uma relação de interesses comuns, baseados nos valores de respeito e igualdade, necessários a uma sociedade democrática e multicultural. Neste sentido, a primeira abordagem fundamenta a importância da disciplina de português no currículo e a contribuição que a literatura infanto-juvenil traz para o desenvolvimento integral do aluno, através da abordagem do conto Avó e Neto contra vento e areia de Teolinda Gersão, perspetivada segundo as metodologias do aprender a aprender. Seguidamente, são analisadas diferentes práticas necessárias e fundamentais à formação de futuros cidadãos internacionais plurilingues e pluriculturais, capazes de relacionar-se de forma eficiente com o Outro e que se revelam imprescindíveis ao saber-ser e ao saber-fazer num espaço multifacetado e diversificado. Por último, para resolver a ausência de conteúdos socioculturais verificados em alguns manuais de língua estrangeira com vista à sua exploração em sala de aula, apresentam-se de forma fundamentada propostas de atividades e materiais adequados, ajustados e desenvolvidos durante o ano de estágio pedagógico, promotores da correlação língua e cultura e da progressiva autonomia do aluno, acrescidos de considerações em torno de uma prática pedagógica reflexível e refletida.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2013
2013-06-01T00:00:00Z
2015-05-26T11:16:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3371
url http://hdl.handle.net/10400.6/3371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136344970100736