A presença da história no ensino do espanhol de 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lages, Catarina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3415
Resumo: Dada a importância da componente cultural no processo ensino-aprendizagem de qualquer língua estrangeira, propomos, numa primeira fase do presente trabalho, abordar o conteúdo da cultura na perspetiva da História. Os primeiros capítulos remetem para os principais acontecimentos da História de Espanha, tendo por base os conteúdos definidos pelo Plano Curricular do Instituto Cervantes. Posteriormente, verificaremos a presença ou a ausência destes conteúdos históricos na análise dos manuais de Espanhol adotados na Escola onde foi realizado o estágio pedagógico. Além disso, incluímos ainda na segunda parte da presente dissertação, o relatório de estágio pedagógico, que contempla a prática letiva e não-letiva realizada na Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Tortosendo, dando conta de aspetos como a caracterização da escola, das turmas, os materiais relativos às aulas assistidas e as atividades extracurriculares.
id RCAP_361b42953a283b8cff201853e4c5e361
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3415
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A presença da história no ensino do espanhol de 3º cicloLíngua espanhola - Ensino-aprendizagemLíngua espanhola - Aspectos culturaisLíngua espanhola - Actividades extracurricularesLíngua espanhola - Prática pedagógicaDada a importância da componente cultural no processo ensino-aprendizagem de qualquer língua estrangeira, propomos, numa primeira fase do presente trabalho, abordar o conteúdo da cultura na perspetiva da História. Os primeiros capítulos remetem para os principais acontecimentos da História de Espanha, tendo por base os conteúdos definidos pelo Plano Curricular do Instituto Cervantes. Posteriormente, verificaremos a presença ou a ausência destes conteúdos históricos na análise dos manuais de Espanhol adotados na Escola onde foi realizado o estágio pedagógico. Além disso, incluímos ainda na segunda parte da presente dissertação, o relatório de estágio pedagógico, que contempla a prática letiva e não-letiva realizada na Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Tortosendo, dando conta de aspetos como a caracterização da escola, das turmas, os materiais relativos às aulas assistidas e as atividades extracurriculares.Es importante que el proceso de enseñanza/aprendizaje de una lengua extranjera la cultura esté presente. En la primera parte del trabajo que presentamos, buscamos tratar del contenido cultural, desde la perspectiva histórica. Los primeros capítulos describen los principales acontecimientos de la Historia de España, basados en los objetivos del Plan Curricular del Instituto Cervantes. A continuación, analizaremos su presencia o ausencia en los manuales de español del 7º, 8º y 9º cursos utilizados en Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Tortosendo, el instituto donde hicimos las prácticas. Además, incluiremos en la segunda parte, las actividades realizadas en la escuela y que tiene como objetivo enseñar el trabajo hecho a lo largo del presente curso, con la caracterización de la escuela, las clases y las actividades curriculares y extracurriculares.Manso, José Henrique RodriguesuBibliorumLages, Catarina2015-05-29T17:02:46Z20122012-062012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3415porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:48Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:50.356283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A presença da história no ensino do espanhol de 3º ciclo
title A presença da história no ensino do espanhol de 3º ciclo
spellingShingle A presença da história no ensino do espanhol de 3º ciclo
Lages, Catarina
Língua espanhola - Ensino-aprendizagem
Língua espanhola - Aspectos culturais
Língua espanhola - Actividades extracurriculares
Língua espanhola - Prática pedagógica
title_short A presença da história no ensino do espanhol de 3º ciclo
title_full A presença da história no ensino do espanhol de 3º ciclo
title_fullStr A presença da história no ensino do espanhol de 3º ciclo
title_full_unstemmed A presença da história no ensino do espanhol de 3º ciclo
title_sort A presença da história no ensino do espanhol de 3º ciclo
author Lages, Catarina
author_facet Lages, Catarina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manso, José Henrique Rodrigues
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lages, Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola - Ensino-aprendizagem
Língua espanhola - Aspectos culturais
Língua espanhola - Actividades extracurriculares
Língua espanhola - Prática pedagógica
topic Língua espanhola - Ensino-aprendizagem
Língua espanhola - Aspectos culturais
Língua espanhola - Actividades extracurriculares
Língua espanhola - Prática pedagógica
description Dada a importância da componente cultural no processo ensino-aprendizagem de qualquer língua estrangeira, propomos, numa primeira fase do presente trabalho, abordar o conteúdo da cultura na perspetiva da História. Os primeiros capítulos remetem para os principais acontecimentos da História de Espanha, tendo por base os conteúdos definidos pelo Plano Curricular do Instituto Cervantes. Posteriormente, verificaremos a presença ou a ausência destes conteúdos históricos na análise dos manuais de Espanhol adotados na Escola onde foi realizado o estágio pedagógico. Além disso, incluímos ainda na segunda parte da presente dissertação, o relatório de estágio pedagógico, que contempla a prática letiva e não-letiva realizada na Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Tortosendo, dando conta de aspetos como a caracterização da escola, das turmas, os materiais relativos às aulas assistidas e as atividades extracurriculares.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-06
2012-01-01T00:00:00Z
2015-05-29T17:02:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3415
url http://hdl.handle.net/10400.6/3415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136345494388736