Inter-relação da intervenção com DAE e a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Daniela da Conceição Cabanelas de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/753
Resumo: Ao longo destas últimas décadas tem-se verificado um importante crescimento de interesse na área da Educação Especial dedicada ao estudo da problemática Dificuldades de Aprendizagem Específica (DAE). Este interesse levou ao acumular de uma vasta informação sobre o tema, uma vez que, o número de crianças identificadas com este problema tem vindo a aumentar. Sentimos necessidade de prestar o nosso contributo a esta temática tão atual, fundamentado em investigação, na qual desenvolvemos metodologias de análise e diagnóstico, e apontámos possíveis soluções de intervenção. Apesar de todos os esforços realizados, o aparecimento de dificuldades, na aprendizagem em crianças com idade escolar, sucede, nomeadamente na área da leitura, escrita e matemática. Por isso, a deteção precoce de tais dificuldades e, a consequente intervenção adequada, ajudam a minimizar os potenciais riscos de problemas académicos futuros. Após isso, importa continuar a promover um adequado envolvimento pedagógico, sendo de grande importância o papel do professor. Daí que este trabalho tenha como principal objetivo conhecer o tipo de envolvimento pedagógico, que os professores especializados em Educação Especial e professores titulares, proporcionam a crianças com DAE, e verificar, que tipo de diferenças existem entre ambas as práticas pedagógicas. Trata-se portanto de uma investigação direcionada para o processo ensino-aprendizagem, destacando o professor como facilitador determinante no sucesso académico destas crianças. Para cumprir este objetivo e fundamentar o tema em questão serão tidos em conta outros estudos realizados nesta área, por vários autores peritos nesta matéria, com elaboração, posterior de um documento que nos permitiu o levantamento de estratégias, métodos e práticas, que estão a ser adotadas pelo professor, ao intervir junto destas crianças, com o fim de as conduzir ao sucesso. Tal documento destina-se a ser preenchido pelo responsável da intervenção, neste caso o professor. São apresentadas no decorrer do trabalho várias perspetivas, sobre a evolução do conceito das DAE, que foram condicionando a identificação concreta da(s) sua(s) causa(s). Analisam-se as principais correntes atuais das DA, assim como as suas principais causas, tendo como base outros estudos referentes a este assunto. Observa-se a situação portuguesa no contexto de escola face ao aluno com esta problemática, analisando quantitativamente a sua organização, práticas e intervenção, tendo por base a legislação atual, de modo a perceber o quão é importante a mudança de estratégia. Por fim, realça-se a importância da formação de professores face à intervenção e seleção adequada de práticas e estratégias a aplicar estes alunos. Espera-se, assim, que este estudo possa vir a contribuir positivamente para o maior conhecimento sobre as DAE e a Formação de Professores,dada a grande importância que assume no sentido da melhoria na qualidade de ensino.
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Por isso, a deteção precoce de tais dificuldades e, a consequente intervenção adequada, ajudam a minimizar os potenciais riscos de problemas académicos futuros. Após isso, importa continuar a promover um adequado envolvimento pedagógico, sendo de grande importância o papel do professor. Daí que este trabalho tenha como principal objetivo conhecer o tipo de envolvimento pedagógico, que os professores especializados em Educação Especial e professores titulares, proporcionam a crianças com DAE, e verificar, que tipo de diferenças existem entre ambas as práticas pedagógicas. Trata-se portanto de uma investigação direcionada para o processo ensino-aprendizagem, destacando o professor como facilitador determinante no sucesso académico destas crianças. Para cumprir este objetivo e fundamentar o tema em questão serão tidos em conta outros estudos realizados nesta área, por vários autores peritos nesta matéria, com elaboração, posterior de um documento que nos permitiu o levantamento de estratégias, métodos e práticas, que estão a ser adotadas pelo professor, ao intervir junto destas crianças, com o fim de as conduzir ao sucesso. Tal documento destina-se a ser preenchido pelo responsável da intervenção, neste caso o professor. São apresentadas no decorrer do trabalho várias perspetivas, sobre a evolução do conceito das DAE, que foram condicionando a identificação concreta da(s) sua(s) causa(s). Analisam-se as principais correntes atuais das DA, assim como as suas principais causas, tendo como base outros estudos referentes a este assunto. Observa-se a situação portuguesa no contexto de escola face ao aluno com esta problemática, analisando quantitativamente a sua organização, práticas e intervenção, tendo por base a legislação atual, de modo a perceber o quão é importante a mudança de estratégia. Por fim, realça-se a importância da formação de professores face à intervenção e seleção adequada de práticas e estratégias a aplicar estes alunos. Espera-se, assim, que este estudo possa vir a contribuir positivamente para o maior conhecimento sobre as DAE e a Formação de Professores,dada a grande importância que assume no sentido da melhoria na qualidade de ensino.Over the past decades there has been a significant growth of interest in the area of Special Education devoted to the study of Specific Learning Disabilities (SLD). This interest led to a vast accumulation of information on the subject, since the number of children with this problem is increasing. We feel the need to give our contribution to this current subject, based on research, in which we develop methodologies of analysis and diagnosis, and point out possible solutions of intervention. Despite all efforts, the emergence of difficulties in learning in school-aged children happens particularly in the area of reading, writing and maths. So, early detection of such problems and the subsequent appropriate intervention helps to minimize the potential risk for future academic problems. After that, it's important to continue to promote an adequate pedagogical involvement, being very important the role of the teacher. So, this work has as main goal to know the kind of pedagogical involvement that teachers specialized in Special Education and professors, provide to children with SLD, and check the differences between both pedagogical practices. It is therefore an investigation focused on the teaching-learning process, highlighting the teacher as an important piece on the academic's success of these children. To achieve this goal and justify the subject in question it will be taken other studies in consideration performed in this area by several experts in this field, with the subsequent development of a document that allowed us to overview the strategies, methods and practices, which are being adopted by the teacher to intervene with these children, in order to lead them to success. This document is intended to be filled by the responsable of the intervention, in this case the teacher. In this work are presented several perspectives on the evolution of the concept of SLD that conditioned the identifying of the specific cause. It analyzes the current mainstream of LD, as well as its root causes, based on other studies on this subject. It is observed the portuguese situation in the context of the school against students with this problem, quantitatively analyzing the organization, the practices and the intervention, based on all current legislation in order to realize how important is the change of strategy. Finally, we highlight the importance of teachers education on intervention and selection of appropriate practices and strategies to apply these students. It is hoped, therefore, that this study might contribute positively to a better knowledge about the SLD and teachers education, given the great importance that it takes in order to improve the quality of education.2013-01-23T12:42:23Z2013-05-20T13:55:09Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/753porMedeiros, Daniela da Conceição Cabanelas deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:25Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:22.384398Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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