Ludicidade e desenvolvimento cognitivo: Uma relação necessária em alunos com dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sara Catarina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1434
Resumo: Nos dias que correm, há cada vez mais crianças que fazem da escola um problema para si e consequentemente para os outros, nomeadamente, pais, família, professores e a sociedade em geral. Crianças que, mesmo tendo capacidades intelectuais e cognitivas suficientes para evoluirem cada vez mais e melhor, não conseguem ir além de resultados satisfatórios em áreas específicas, como a aprendizagem da língua materna, leitura e escrita, apresentando múltiplos resultados de insucesso escolar. A escola é uma instituição que deve responder às dificuldades de cada criança, adequando assim, os seus processos de ensino-aprendizagem. Para isso, devem ser aplicadas medidas e materiais adequados que satisfaçam os alunos, que melhorem a qualidade da sua aprendizagem e que façam com que o ensino, não seja visto como uma imagem negativa e de pouco interesse por parte dos mesmos. Nesse sentido, a abordagem da ludicidade parece ser um recurso imprescindível para a aprendizagem e para o desenvolvimento cognitivo das crianças com dificuldades de aprendizagem. Os alunos em estudo são crianças com dificuldades de aprendizagem, inseridas em turmas regulares e a frequentar um centro de estudos, com apoio escolar e desenvolvimento de programas de apoio especializado. Após a caraterização e avaliação inicial das crianças, segundo o programa Decifrar de Emílio Salgueiro, foi importante a criação e elaboração de um plano de intervenção com base na ludicidade, relacionando dois blocos, nomeadamente o linguístico e o psicomotor, para colmatar as dificuldades sentidas e fazer com que o processo de ensino-aprendizagem seja mais favorável. Os dados foram obtidos através da observação participante e posteriormente pela comparação dos resultados das avaliações realizadas aos alunos, no momento inicial e após a aplicação das atividades lúdicas, com a aplicação de um pré e um pós-teste. Quanto à metodologia este estudo segue uma metodologia qualitativa e, no término desta investigação, fomos capazes de verificar melhorias significativas no processo de aprendizagem das crianças em estudo.ABSTRACT Nowadays, more and more children make the school a problem for themselves and, consequently, for the others, namely, their parents, other family members, teachers and society in general. These are children that, although they possess enough intellectual and cognitive skills to progress further and further, cannot go beyond satisfactory results in specific areas, such as the learning of their mother tongue, reading and writing, and show multiple results of academic failure. Therefore, school is an institution that must respond to the difficulties of each child, thus adapting their teaching and learning processes. To achieve this, educators must implement measures and use materials that meet the needs of the students, that improve the quality of their learning process and that allow learning not to be seen negatively and with little interest by the students. To do so, the approach to ludicity seems to is an indispensible resource to learning and the cognitive development of children with learning difficulties. The main focus of analysis are children with learning difficulties, included in classes with regular teaching and attending after school care centres, with school support and development of specialized support programmes. After the initial characterization and assessment of the children based on Emílio Salgueiro’s Decifrar programme, we created and developed an action plan based on ludicity, relating two areas, both the linguistic area and the psychomotor area, to overcome the difficulties felt and make the teaching and learning process more favourable. The data were collected through participant observation and, subsequently, in the comparison of the evaluation administered to the students, initially and after the leisure activities, with the application of a pre- and post-test. Finally, the data from this survey follow a qualitative methodology and, in the end of this investigation, we were able to affirm significant improvements in the learning process of the children studied.
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Para isso, devem ser aplicadas medidas e materiais adequados que satisfaçam os alunos, que melhorem a qualidade da sua aprendizagem e que façam com que o ensino, não seja visto como uma imagem negativa e de pouco interesse por parte dos mesmos. Nesse sentido, a abordagem da ludicidade parece ser um recurso imprescindível para a aprendizagem e para o desenvolvimento cognitivo das crianças com dificuldades de aprendizagem. Os alunos em estudo são crianças com dificuldades de aprendizagem, inseridas em turmas regulares e a frequentar um centro de estudos, com apoio escolar e desenvolvimento de programas de apoio especializado. Após a caraterização e avaliação inicial das crianças, segundo o programa Decifrar de Emílio Salgueiro, foi importante a criação e elaboração de um plano de intervenção com base na ludicidade, relacionando dois blocos, nomeadamente o linguístico e o psicomotor, para colmatar as dificuldades sentidas e fazer com que o processo de ensino-aprendizagem seja mais favorável. Os dados foram obtidos através da observação participante e posteriormente pela comparação dos resultados das avaliações realizadas aos alunos, no momento inicial e após a aplicação das atividades lúdicas, com a aplicação de um pré e um pós-teste. Quanto à metodologia este estudo segue uma metodologia qualitativa e, no término desta investigação, fomos capazes de verificar melhorias significativas no processo de aprendizagem das crianças em estudo.ABSTRACT Nowadays, more and more children make the school a problem for themselves and, consequently, for the others, namely, their parents, other family members, teachers and society in general. These are children that, although they possess enough intellectual and cognitive skills to progress further and further, cannot go beyond satisfactory results in specific areas, such as the learning of their mother tongue, reading and writing, and show multiple results of academic failure. Therefore, school is an institution that must respond to the difficulties of each child, thus adapting their teaching and learning processes. To achieve this, educators must implement measures and use materials that meet the needs of the students, that improve the quality of their learning process and that allow learning not to be seen negatively and with little interest by the students. To do so, the approach to ludicity seems to is an indispensible resource to learning and the cognitive development of children with learning difficulties. The main focus of analysis are children with learning difficulties, included in classes with regular teaching and attending after school care centres, with school support and development of specialized support programmes. After the initial characterization and assessment of the children based on Emílio Salgueiro’s Decifrar programme, we created and developed an action plan based on ludicity, relating two areas, both the linguistic area and the psychomotor area, to overcome the difficulties felt and make the teaching and learning process more favourable. 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