O papel do diretor de turma no projeto de autonomia e flexibilidade curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Vera Lúcia Pais da Cruz Teles, 1973-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38451
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
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spelling O papel do diretor de turma no projeto de autonomia e flexibilidade curricularDirectores de turmaFlexibilização curricularAutonomiaCurrículoEstudo de casoTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O Diretor de Turma tem um papel de elo de ligação entre a escola, os professores que integram o conselho de turma, os alunos e os respetivos encarregados de educação. No âmbito da autonomia das escolas, o Ministério da Educação implementou no ano letivo 2017/2018, o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular nos ensinos básico e secundário, em regime de experiência pedagógica. O referido projeto permite, consoante o contexto de cada escola, a criação de domínios de autonomia curricular ou novas disciplinas, não prejudicando a existência das áreas disciplinares e disciplinas previstas nas matrizes curriculares-base. “Flexibilizar o currículo pode entender-se no sentido de organizar as aprendizagens de forma aberta, possibilitando que, num dado contexto (nacional, regional, de escola, de turma) coexistam duas dimensões como faces de uma mesma moeda: a clareza e delimitação das aprendizagens pretendidas e a possibilidade de organizar de forma flexível a estrutura, a sequência e os processos que a elas conduzem.” (Roldão,1999). O presente estudo aborda os apelos colocados ao Diretor de Turma na implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. O estudo foi realizado numa escola básica da área da grande Lisboa (sede de agrupamento), ainda em fase de projeto-piloto. A recolha de dados foi feita através de inquéritos aos diretores de turma, encarregados de educação e coordenadores de departamento; e entrevistas ao diretor e ao coordenador de diretores de turma.At school there are intermediate structures of coordination, as it is the case of the Class Director, who hasn´t a deliberative position, but is very important as a connector between the school organization, the classroom council professors, the students and their parents. The Ministry of the Education implemented in 2017/2018, the project of autonomy and curricular flexibility of basic and secondary levels, in a pedagogical experience programme. The project allows, depending on the context of each school, the creation of domains of curricular autonomy or new subjects, without affecting the existing class subjects foreseen in the matrices curriculum. “Flexibilizate the curriculum can be understood in the sense of organizing the learnings of opened form, making possible that, in a context (national, regional, of school, group) two dimensions coexist as one: the clear way and delimitation of the intended learnings and the possibility to organize in a flexible way the structure, sequence and processes that they lead.” (Roldão, 1999). The present study approaches the paper of the Class Director as manager and leader, of curriculum and classes integrated in the project, Classroom Council, as well as in the integration of the students. The study was carried out in a basic school of metropolitan Lisbon area. Data were collected by questionnaires given to class directors; parents; department coordinator. Interviews were made to school principal and teacher coordinator of class directors.Correia, António Carlos, 1957-Repositório da Universidade de LisboaDuarte, Vera Lúcia Pais da Cruz Teles, 1973-2019-05-31T13:59:07Z20192019-02-182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:36:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38451Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:19.276272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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