Desafios no trabalho do director para a implementação do projecto de autonomia e flexibilidade curricular, em contexto TEIP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/38596 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
id |
RCAP_7905869514be71efc84c57ab135d31ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/38596 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desafios no trabalho do director para a implementação do projecto de autonomia e flexibilidade curricular, em contexto TEIPPolítica educativaAutonomiaFlexibilização curricularDirectorGestoresAdministração escolarTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O presente estudo pretende contribuir para a reflexão sobre o trabalho do Gestor Escolar na aplicação de uma medida política educativa que visa a autonomia e a flexibilidade curricular. Partindo da análise das políticas educativas centradas na autonomia e gestão da Escola, aplicadas em Portugal, nas últimas décadas, traça-se a evolução das competências formais atribuídas ao Gestor Escolar e equacionam-se as condições necessárias para a implementação do Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC). Através de uma abordagem de carácter qualitativo e descritivo, recorrendo à análise documental, à observação e à entrevista semi-estruturada, identificam-se as acções quotidianas, desenvolvidas pelo Director de um Agrupamento inserido no Programa TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) e analisam-se as suas percepções quer relativamente ao exercício da sua actividade profissional, quer no que respeita à experiência de implementação do PAFC, enquanto projecto-piloto decorrido no ano lectivo 2017-2018. Os resultados da pesquisa empírica permitiram revelar os desafios e tensões com que o Director se confronta para responder à demanda de flexibilizar o currículo e permitem salientar como a concretização dos seus projectos pedagógicos é condicionada pelo facto de exercer as suas funções num contexto de autonomia relativa.The present study intends to contribute to the observation on the work of the School Manager in the application of an educational policy measure that aims the autonomy and the curricular flexibility. Based on the analysis of educational policies centered on the autonomy and management of the School, applied in Portugal in the last decades, the evolution of the formal competences attributed to the School Manager is outlined and the conditions necessary for the implementation of the Autonomy and Flexibility Project Curricular (PAFC). Through a qualitative and descriptive approach, using documentary analysis, observation and the semi-structured interview, the daily actions, developed by the Director of a school cluster inserted in the TEIP Program (Programme of Priority Intervention Territories) are analyzed as well as their perceptions regarding both the exercise of their professional activity and the experience of implementation of the PAFC as a pilot project in 2017-2018 school year. The results of the empirical research have revealed the challenges and tensions with which the Director is confronted in order to respond to the demand to make the curriculum more flexible and show how the implementation of his pedagogical projects is conditioned by the fact that he performs his functions in a context of relative autonomy.Melo, Benedita Portugal eRepositório da Universidade de LisboaCoelho, Tânia Alexandra Vital de Azevedo, 1976-2019-06-12T14:03:59Z20192019-02-182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38596porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:36:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:29.659842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios no trabalho do director para a implementação do projecto de autonomia e flexibilidade curricular, em contexto TEIP |
title |
Desafios no trabalho do director para a implementação do projecto de autonomia e flexibilidade curricular, em contexto TEIP |
spellingShingle |
Desafios no trabalho do director para a implementação do projecto de autonomia e flexibilidade curricular, em contexto TEIP Coelho, Tânia Alexandra Vital de Azevedo, 1976- Política educativa Autonomia Flexibilização curricular Director Gestores Administração escolar Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Desafios no trabalho do director para a implementação do projecto de autonomia e flexibilidade curricular, em contexto TEIP |
title_full |
Desafios no trabalho do director para a implementação do projecto de autonomia e flexibilidade curricular, em contexto TEIP |
title_fullStr |
Desafios no trabalho do director para a implementação do projecto de autonomia e flexibilidade curricular, em contexto TEIP |
title_full_unstemmed |
Desafios no trabalho do director para a implementação do projecto de autonomia e flexibilidade curricular, em contexto TEIP |
title_sort |
Desafios no trabalho do director para a implementação do projecto de autonomia e flexibilidade curricular, em contexto TEIP |
author |
Coelho, Tânia Alexandra Vital de Azevedo, 1976- |
author_facet |
Coelho, Tânia Alexandra Vital de Azevedo, 1976- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Benedita Portugal e Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Tânia Alexandra Vital de Azevedo, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educativa Autonomia Flexibilização curricular Director Gestores Administração escolar Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Política educativa Autonomia Flexibilização curricular Director Gestores Administração escolar Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-12T14:03:59Z 2019 2019-02-18 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/38596 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/38596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134461935222784 |