Relatório de Estágio no Mondinense Futebol Clube, no escalão de juniores a (sub-19), na época desportiva 2019-2020
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10846 |
Resumo: | Este estágio foi realizado na equipa de Sub-19 do Mondinense Futebol Clube, na época desportiva de 2019-2020 num contexto de futebol de formação e numa equipa que disputou o Campeonato Distrital de Juniores A da AF Vila Real. Este trabalho tem como objetivos a descrição, análise e avaliação do processo de treino, fazendo a relação do que foi realizado no treino e os resultados obtidos nesses respetivos momentos competitivos. Os dados resultantes dos momentos competitivos serão ainda comparados tendo em conta os fatores contextuais à partida. A metodologia de treino, os indicadores de treino e indicadores dos momentos de competição foram recolhidos ao longo de toda a temporada, sendo apresentados e posteriormente analisados, de forma a possibilitar conclusões sobre o trabalho desenvolvido. Foram realizadas 73 Unidades de Treino em 26 Microciclos. O Tempo Útil de Treino foi de 82% e no que se refere a Métodos de Treino dedicou-se 7% do tempo em Métodos de Treino de Preparação Geral, 23% em Métodos Específicos de Preparação Geral e 70% em Métodos Específicos de Preparação para Jogo. Relativamente às Escalas dos Exercícios de Treino, usámos 13% do tempo para exercícios de carácter individual, 31% de cariz Grupal, 40% Setorial e 16% Coletivo. Os Temas de Treino distribuíram os tempos pelos seguintes temas: 27% Organização Ofensiva, 40% Organização Defensiva, 13% Transição Defensiva, 15% Transição Ofensiva e 5% aos Esquemas Táticos. Em relação ao estudo desenvolvido, constatou-se que o Métodos de Jogo Ofensivos treinados e idealizados no Modelo de Jogo têm influência na forma como a equipa elaborou os seus golos, assim como a forma os adversários marcaram os golos à nossa equipa, fazendo desta forma uma correlação entre ambas. O volume de treino destinado ao escalão foi rentabilizado, conseguido manter os jogadores na grande maioria do tempo da sessão de treino em atividade. Contudo, verificámos uma grande diferença no volume de treino comparando com o recomendado para o escalão em causa. Dentro do modelo de jogo, este teve alguns ajustes ao longo da temporada, levando-nos a refletir sobre a sua alteração ou continuo ensino dos jogadores sobre o inicialmente desejado |
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Relatório de Estágio no Mondinense Futebol Clube, no escalão de juniores a (sub-19), na época desportiva 2019-2020Indicadores de CompetiçãoMetodologias de TreinoEste estágio foi realizado na equipa de Sub-19 do Mondinense Futebol Clube, na época desportiva de 2019-2020 num contexto de futebol de formação e numa equipa que disputou o Campeonato Distrital de Juniores A da AF Vila Real. Este trabalho tem como objetivos a descrição, análise e avaliação do processo de treino, fazendo a relação do que foi realizado no treino e os resultados obtidos nesses respetivos momentos competitivos. Os dados resultantes dos momentos competitivos serão ainda comparados tendo em conta os fatores contextuais à partida. A metodologia de treino, os indicadores de treino e indicadores dos momentos de competição foram recolhidos ao longo de toda a temporada, sendo apresentados e posteriormente analisados, de forma a possibilitar conclusões sobre o trabalho desenvolvido. Foram realizadas 73 Unidades de Treino em 26 Microciclos. O Tempo Útil de Treino foi de 82% e no que se refere a Métodos de Treino dedicou-se 7% do tempo em Métodos de Treino de Preparação Geral, 23% em Métodos Específicos de Preparação Geral e 70% em Métodos Específicos de Preparação para Jogo. Relativamente às Escalas dos Exercícios de Treino, usámos 13% do tempo para exercícios de carácter individual, 31% de cariz Grupal, 40% Setorial e 16% Coletivo. Os Temas de Treino distribuíram os tempos pelos seguintes temas: 27% Organização Ofensiva, 40% Organização Defensiva, 13% Transição Defensiva, 15% Transição Ofensiva e 5% aos Esquemas Táticos. Em relação ao estudo desenvolvido, constatou-se que o Métodos de Jogo Ofensivos treinados e idealizados no Modelo de Jogo têm influência na forma como a equipa elaborou os seus golos, assim como a forma os adversários marcaram os golos à nossa equipa, fazendo desta forma uma correlação entre ambas. O volume de treino destinado ao escalão foi rentabilizado, conseguido manter os jogadores na grande maioria do tempo da sessão de treino em atividade. Contudo, verificámos uma grande diferença no volume de treino comparando com o recomendado para o escalão em causa. Dentro do modelo de jogo, este teve alguns ajustes ao longo da temporada, levando-nos a refletir sobre a sua alteração ou continuo ensino dos jogadores sobre o inicialmente desejadoThis internship was carried out in the Under-19 team of Mondinense Futebol Clube, in the sportive season of 2019-2020 in a context of formation football and in a team that disputed the District Junior Championship A of AF Vila Real. This work aims to describe, analyze and evaluate the training process, listing what was done in training and the results obtained in those respective competitive moments. The data resulting from the competitive moments will also be compared taking into account the contextual factors of the match. The training methodology, training indicators and indicators of competition moments were collected throughout the season, being presented and subsequently analyzed, in order to allow conclusions about the work developed. 73 Training Units were carried out in 26 Microcycles. The Useful Training Time was 82% and with regard to Training Methods, 7% of the time was devoted to General Preparation Training Methods, 23% to Specific General Preparation Methods and 70% to Specific Preparation Methods for Game. Regarding the Training Exercise Scales, we used 13% of the time for individual exercises, 31% of Group nature, 40% Sectorial and 16% Collective. The Training Themes distributed the times by the following themes: 27% Offensive Organization, 40% Defensive Organization, 13% Defensive Transition, 15% Offensive Transition and 5% to Tactical Schemes. In relation to the developed study, it was found that the Offensive Game Methods trained and idealized in the Game Model have influence on the way the team elaborated its goals, as well as the way the opponents scored the goals for our team, doing this way a correlation between both. The training volume allocated to the echelon was profitable, managing to keep the players in the great majority of the time of the training session in activity. However, we noticed a big difference in the volume of training compared to that recommended for the level in question. Within the game model, it had some adjustments throughout the season, leading us to reflect on its change or continuing teaching the players about the calculated value2021-12-03T14:37:43Z2021-01-26T00:00:00Z2021-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10846TID:202600955porCastela, Diogo Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:26:33Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:57.296501Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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