A sala de aula transfere-se para o espaço exterior e instala-se em laboratórios ao ar livre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Carla Sofia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moreira, Noel, Pereira, Inês, Campos, Susana, Amaral, Fábio, Silva, Vânia, Soares, Alexis, Vinhas, André, Viana Antunes, Mariana, Machado, Isabel, Dias, Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.8774
Resumo: Torna-se necessário exportar o conteúdo da sala de aula, em regime formal, para fora da mesma e adotar alternativas metodológicas, como saídas de campo, para potenciar as aprendizagens dos alunos, num contexto não-formal, permitindo assim a consolidação do conhecimento. O dinamismo no planeta Terra não pode ser compreendido apenas com base nas folhas de papel do manual escolar, devendo ser complementado com a aplicação do conhecimento previamente adquirido em regime formal, em diferentes contextos de aprendizagem, através da recolha, interpretação e discussão de dados. A saída de campo permite estabelecer uma importante ligação entre o conhecimento e as metodologias das Ciências da Terra e da Vida, tornando-se assim numa mais-valia para a sua aprendizagem. Os laboratórios ao ar livre, quando bem planificados e monitorizados, podem constituir uma excelente alternativa metodológica, complementando o contexto formal de aprendizagem com um ambiente não-formal, natural ou não, onde existem condições para adquirir competências transversais aos vários currículos disciplinares.
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Pacheco, Carla Sofia
XV ENEC - Educação ambiental
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