Inovação de modelo de negócio na imprensa diária nacional de legado em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Pedro Miguel Lapo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/79091
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
id RCAP_14f3193d0f542adb3f4dbde3106fc2d4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79091
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação de modelo de negócio na imprensa diária nacional de legado em PortugalJornalismoInovação de modelo de negócioGestorCognitivoCriação de valorJournalismBusiness model innovationManagerCognitiveValue creationCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaO jornalismo de legado enfrenta desde o início do século, com as revoluções tecnológicas da internet e digitalização, desafios que o posicionam numa situação de declínio económico. Face a esta realidade, surgem na literatura apelos a uma mudança estrutural e não apenas tecnológica, e cuja resposta se identifica ao nível da inovação do modelo de negócio. Assim, propôs-se perceber, na presente investigação, se esse apelo foi escutado e se é possível verificar inovações, ao nível do modelo de negócio, do jornalismo de legado em Portugal. Para o efeito procedeu-se a uma análise situacional e transversal da imprensa diária nacional, que posteriormente se enquadrou na literatura de modelo de negócio e inovação do modelo de negócio - onde o foco dado ao papel cognitivo do gestor e o foco na criação de valor, para o processo de inovação, pautaram o processo da investigação. Procurou-se perceber, com recurso a entrevistas semiestruturadas, junto de perfis administrativos do panorama jornalístico nacional, se é possível identificar inovação do modelo de negócio. A investigação não identificou respostas, do sector, ao nível de inovação de modelo de negócio.Since the beginning of the century, with the technological revolutions of the internet and digitization, legacy journalism has faced challenges that place it in a situation of economic decline. Faced with this reality, calls have been made in the literature for a structural change and not just a technological one, whose response is identified in terms of business model innovation. Thus, it was proposed to understand, in the present investigation, if this appeal was heard and if it is possible to verify innovations, in terms of the business model, of legacy journalism in Portugal. For this purpose, a situational and cross-sectional analysis of the national daily press was carried out, which later was framed in the business model and business model innovation literature - where the focus given to the cognitive role of the manager and the focus on value creation, for the innovation process, guided the investigation process. We sought to understand, using semi structured interviews, with administrative profiles from the national journalistic panorama, whether it is possible to identify innovation in the business model. The investigation did not identify sector responses in terms of business model innovation.Eiriz, VascoUniversidade do MinhoPacheco, Pedro Miguel Lapo2022-06-222022-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79091por203028058info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:24:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:08.138048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação de modelo de negócio na imprensa diária nacional de legado em Portugal
title Inovação de modelo de negócio na imprensa diária nacional de legado em Portugal
spellingShingle Inovação de modelo de negócio na imprensa diária nacional de legado em Portugal
Pacheco, Pedro Miguel Lapo
Jornalismo
Inovação de modelo de negócio
Gestor
Cognitivo
Criação de valor
Journalism
Business model innovation
Manager
Cognitive
Value creation
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Inovação de modelo de negócio na imprensa diária nacional de legado em Portugal
title_full Inovação de modelo de negócio na imprensa diária nacional de legado em Portugal
title_fullStr Inovação de modelo de negócio na imprensa diária nacional de legado em Portugal
title_full_unstemmed Inovação de modelo de negócio na imprensa diária nacional de legado em Portugal
title_sort Inovação de modelo de negócio na imprensa diária nacional de legado em Portugal
author Pacheco, Pedro Miguel Lapo
author_facet Pacheco, Pedro Miguel Lapo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Eiriz, Vasco
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Pedro Miguel Lapo
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Inovação de modelo de negócio
Gestor
Cognitivo
Criação de valor
Journalism
Business model innovation
Manager
Cognitive
Value creation
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Jornalismo
Inovação de modelo de negócio
Gestor
Cognitivo
Criação de valor
Journalism
Business model innovation
Manager
Cognitive
Value creation
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-22
2022-06-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/79091
url https://hdl.handle.net/1822/79091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203028058
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132718820229120