Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Caetana Zulueta
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8417
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado sob a orientação da Professora Doutora Mónica Pereira, apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_1536593cb90a741eee018ea48dfcabbc
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8417
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolarMetodologia de trabalho de projetoParticipação da criançaPré-escolarProject work methodologyChild participationPreschoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaRelatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado sob a orientação da Professora Doutora Mónica Pereira, apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi desenvolvido a partir da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu numa instituição privada na área da Grande Lisboa. A prática de estágio decorreu numa sala de jardim de infância com um grupo de crianças de quatro anos de idade. Este relatório tem como objetivos compreender de modo mais profundo como a metodologia de trabalho de projeto proporciona a participação ativa das crianças no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Para isso, e tratando-se de uma investigação qualitativa, foram recolhidos os dados necessárias para posterior análise e reflexão, através da revisão de literatura acerca da temática em questão, de observações (participantes e não participantes) realizadas ao longo da prática supervisionada e de entrevistas semiestruturadas a diferentes participantes. Acreditando na educação como um processo único e individual de cada criança, a metodologia de trabalho de projeto, propõe-se a ir ao encontro da individualidade – valorizando questões, experiências e interesses que se transformam em projetos, que podem ser usufruídos por um grupo.This report was developed from the Supervised Teaching Practice that took place in a private institution in the Greater Lisbon area. The practice took place in a kindergarten room with a group of four-year-old children. This report aims to understand more deeply how the project work methodology provides the active participation of children in the learning and development process. To this end, and as this is a qualitative research, the necessary data for further analysis and reflection was collected through a literature review on the topic in question, observations (participant and non-participant) carried out during the supervised practice and semi-structured interviews with different participants. Believing in education as a unique and individual process of each child, the methodology of project work proposes to meet the individuality - valuing issues, experiences and interests that become projects that can be enjoyed by a group.Pereira, MónicaRepositório do ISPALuz, Caetana Zulueta2022-01-13T15:54:29Z2021-10-21T00:00:00Z2021-10-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8417202833380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:44:15Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8417Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:26:14.999790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar
title Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar
spellingShingle Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar
Luz, Caetana Zulueta
Metodologia de trabalho de projeto
Participação da criança
Pré-escolar
Project work methodology
Child participation
Preschool
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar
title_full Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar
title_fullStr Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar
title_full_unstemmed Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar
title_sort Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar
author Luz, Caetana Zulueta
author_facet Luz, Caetana Zulueta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Mónica
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Caetana Zulueta
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de trabalho de projeto
Participação da criança
Pré-escolar
Project work methodology
Child participation
Preschool
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Metodologia de trabalho de projeto
Participação da criança
Pré-escolar
Project work methodology
Child participation
Preschool
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado sob a orientação da Professora Doutora Mónica Pereira, apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-21T00:00:00Z
2021-10-21T00:00:00Z
2022-01-13T15:54:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/8417
202833380
url http://hdl.handle.net/10400.12/8417
identifier_str_mv 202833380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130124960923648