Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/8417 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado sob a orientação da Professora Doutora Mónica Pereira, apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_1536593cb90a741eee018ea48dfcabbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8417 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolarMetodologia de trabalho de projetoParticipação da criançaPré-escolarProject work methodologyChild participationPreschoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaRelatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado sob a orientação da Professora Doutora Mónica Pereira, apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi desenvolvido a partir da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu numa instituição privada na área da Grande Lisboa. A prática de estágio decorreu numa sala de jardim de infância com um grupo de crianças de quatro anos de idade. Este relatório tem como objetivos compreender de modo mais profundo como a metodologia de trabalho de projeto proporciona a participação ativa das crianças no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Para isso, e tratando-se de uma investigação qualitativa, foram recolhidos os dados necessárias para posterior análise e reflexão, através da revisão de literatura acerca da temática em questão, de observações (participantes e não participantes) realizadas ao longo da prática supervisionada e de entrevistas semiestruturadas a diferentes participantes. Acreditando na educação como um processo único e individual de cada criança, a metodologia de trabalho de projeto, propõe-se a ir ao encontro da individualidade – valorizando questões, experiências e interesses que se transformam em projetos, que podem ser usufruídos por um grupo.This report was developed from the Supervised Teaching Practice that took place in a private institution in the Greater Lisbon area. The practice took place in a kindergarten room with a group of four-year-old children. This report aims to understand more deeply how the project work methodology provides the active participation of children in the learning and development process. To this end, and as this is a qualitative research, the necessary data for further analysis and reflection was collected through a literature review on the topic in question, observations (participant and non-participant) carried out during the supervised practice and semi-structured interviews with different participants. Believing in education as a unique and individual process of each child, the methodology of project work proposes to meet the individuality - valuing issues, experiences and interests that become projects that can be enjoyed by a group.Pereira, MónicaRepositório do ISPALuz, Caetana Zulueta2022-01-13T15:54:29Z2021-10-21T00:00:00Z2021-10-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8417202833380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:44:15Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8417Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:26:14.999790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar |
title |
Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar |
spellingShingle |
Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar Luz, Caetana Zulueta Metodologia de trabalho de projeto Participação da criança Pré-escolar Project work methodology Child participation Preschool Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar |
title_full |
Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar |
title_fullStr |
Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar |
title_sort |
Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar |
author |
Luz, Caetana Zulueta |
author_facet |
Luz, Caetana Zulueta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Mónica Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Caetana Zulueta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia de trabalho de projeto Participação da criança Pré-escolar Project work methodology Child participation Preschool Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Metodologia de trabalho de projeto Participação da criança Pré-escolar Project work methodology Child participation Preschool Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado sob a orientação da Professora Doutora Mónica Pereira, apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-21T00:00:00Z 2021-10-21T00:00:00Z 2022-01-13T15:54:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/8417 202833380 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/8417 |
identifier_str_mv |
202833380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130124960923648 |