A influência da cultura organizacional e da comunicação interna no engagement dos colaboradores : estudo de caso : Banco de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28258 |
Resumo: | Num meio envolvente cada vez mais competitivo e imprevisível, as organizações procuram potenciar e otimizar os processos que lhes permitam a diferenciação e o alcance de vantagens competitivas. Para que isso seja possível, é fundamental que se preocupem com as dinâmicas organizacionais, nomeadamente com a relação estabelecida com os seus colaboradores. Neste sentido, o conceito de engagement tem vindo a ser alvo de estudo pois as suas particularidades podem conduzir a resultados organizacionais bastante positivos, devido aos comportamentos que os colaboradores exibem. Assim, de forma a conhecer-se os níveis de engagement dos colaboradores e providenciar a organização de meios para a sua estimulação, pretendeu-se estudar o impacto que a cultura organizacional e a comunicação interna exercem sobre esta variável. Esta investigação centrou-se, portanto, no contexto organizacional específico do Banco de Portugal e, através da aplicação de um inquérito por questionário, foi possível confirmar que a cultura organizacional e a comunicação interna presentes nesta instituição, influenciam positivamente os níveis de engagement dos seus colaboradores. Adicionalmente, averiguou-se também que os colaboradores se reveem nos conteúdos disponibilizados na BdP INTRANET, no entanto, procuram e desejam algo mais, verificando-se que as Redes Sociais Corporativas não são o caminho ideal a percorrer pela organização, neste momento. |
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A influência da cultura organizacional e da comunicação interna no engagement dos colaboradores : estudo de caso : Banco de PortugalCultura organizacionalComunicação internaIntranetEngagementOrganizational cultureInternal communicationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNum meio envolvente cada vez mais competitivo e imprevisível, as organizações procuram potenciar e otimizar os processos que lhes permitam a diferenciação e o alcance de vantagens competitivas. Para que isso seja possível, é fundamental que se preocupem com as dinâmicas organizacionais, nomeadamente com a relação estabelecida com os seus colaboradores. Neste sentido, o conceito de engagement tem vindo a ser alvo de estudo pois as suas particularidades podem conduzir a resultados organizacionais bastante positivos, devido aos comportamentos que os colaboradores exibem. Assim, de forma a conhecer-se os níveis de engagement dos colaboradores e providenciar a organização de meios para a sua estimulação, pretendeu-se estudar o impacto que a cultura organizacional e a comunicação interna exercem sobre esta variável. Esta investigação centrou-se, portanto, no contexto organizacional específico do Banco de Portugal e, através da aplicação de um inquérito por questionário, foi possível confirmar que a cultura organizacional e a comunicação interna presentes nesta instituição, influenciam positivamente os níveis de engagement dos seus colaboradores. Adicionalmente, averiguou-se também que os colaboradores se reveem nos conteúdos disponibilizados na BdP INTRANET, no entanto, procuram e desejam algo mais, verificando-se que as Redes Sociais Corporativas não são o caminho ideal a percorrer pela organização, neste momento.In an increasingly competitive and unpredictable environment, organizations seek to enhance and optimize processes that will allow them to differentiate from others and achieve competitive advantages. In order to do this, it is crucial that they reflect about the organizational dynamics, in particular about the relationship they establish with their employees. In this regard, the concept of engagement has been the subject of numerous studies since its particularities can lead to very positive organizational outcomes, due to the behaviors exhibited by employees. Thus, in order to recognize the levels of employee engagement and provide the organization with the means to stimulate it, we intended to study the impact that organizational culture and internal communication have on this variable. Therefore, this research focused on the specific organizational context of Banco de Portugal and, through the application of a survey, it was possible to confirm that its organizational culture and internal communication positively influence the levels of employee engagement. In addition, it was also verified that the employees see themselves in the contents published in the BdP INTRANET platform. However, they look for and want something more and the Enterprise Social Networks are not the ideal path to cross by the organization at this moment.Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, Raquel Tomé2019-10-01T10:59:57Z2019-07-2520192019-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28258TID:202285901porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:52Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28258Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:41.047875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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