A comunicação interna e a cultura organizacional: o impacto nas relações interpessoais, na satisfação no trabalho e nos fluxos internos de informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/79327 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
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A comunicação interna e a cultura organizacional: o impacto nas relações interpessoais, na satisfação no trabalho e nos fluxos internos de informaçãoInternal communication and organizational culture: the impact on interpersonal relationships, job satisfaction and internal information flowsComunicação internaCultura organizacionalEnvolvimentoSatisfaçãoInternal communicationOrganizational cultureEngagementSatisfactionCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas)A comunicação é essencial ao ser humano e à sua vida em sociedade: todos partilhamos códigos de conduta, valores e ideais com indivíduos que consideramos nossos semelhantes nas diversas culturas em que estamos inseridos. Podemos afirmar que comunicar nos é intrínseco, no entanto, o pressuposto de que sabemos comunicar de forma correta (porque o fazemos constantemente) é enganador. Deste modo, é compreensível o desejo, por parte das empresas, de analisar, aperfeiçoar e moldar a comunicação ao particularismo dos espaços onde esta se desenrola. Para que o sucesso organizacional seja possível, é indispensável que haja uma estratégia de comunicação com os públicos internos e externos. Só esta permite que haja: uma partilha e consequente identificação com os objetivos das empresas, cumprimento de metas, boa transmissão de mensagens, envolvimento e satisfação no trabalho. Neste cenário, a liderança das organizações tem um impacto enorme enquanto fonte de motivação e mediadora das relações. Além disto, com o evoluir da tecnologia, assistimos a mudanças na comunicação organizacional e nos seus canais. Estas mudanças visam uma melhoria na comunicação interna, agora feita em rede. Um exemplo destas alterações é o uso de redes sociais internas que, quando feito de forma adequada, é bastante benéfico nos contextos organizacionais. Para isto, o feedback deve ser encarado como uma ferramenta comunicacional, de modo a auxiliar esta troca de mensagens e de intenções. O presente Relatório de Estágio foca-se na comunicação interna e nos seus impactos sobre a cultura organizacional que, por sua vez, influencia o cumprimento de objetivos, a satisfação no trabalho e os fluxos de comunicação no contexto da minha experiência de estágio.Communication is essential to human beings and to their life in society: we all share codes of conduct, values, and ideals with individuals we consider our peers in the different cultures in which we operate. We can say that communicating is intrinsic to us, however, the assumption that we know how to communicate properly (because we do it constantly) is misleading. Thus, it is understandable the desire, on the part of companies, to analyse, improve and shape communication to the particularism of the spaces where it takes place. For organizational success to be possible, it is essential to have a communication strategy for internal and external audiences. Only this allows for sharing and consequent identification with the company's intentions, achievement of goals, effective message transmission, involvement, and satisfaction at work. In this scenario, organizational leadership has a huge impact as a source of motivation and mediator of relationships. Furthermore, with the evolution of technology, we are witnessing changes in organizational communication and its channels. These changes are aimed at improving internal communication, now done in a network. An example of these changes is the use of internal social media which, when done properly, is quite beneficial in organizational contexts. For this, feedback must be seen as a communication tool to assist this exchange of messages and intentions. This Internship Report focuses on internal communication and its impacts on the organizational culture, which, in turn, influences the achievement of objectives, job satisfaction, and communication flows in organizational contexts.Marinho, SandraUniversidade do MinhoBoas, Flávia da Rocha Vilas2021-11-152021-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79327por203035968info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-04T01:17:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:34.527566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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