Relações Interpessoais entre crianças em jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Beatriz Sofia de Noronha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8795
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, criado por Aviso n.º 9931/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 165, de 28 de agosto de 2017
id RCAP_155156305407d1b7c014dbbcd05f8a89
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8795
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relações Interpessoais entre crianças em jardim de infânciaRelações interpessoaisMovimentos da Escola ModernaInteraçõesCooperaçãoResolução de conflitosInterpersonal relationsInteractionsCooperationConflict resolutionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, criado por Aviso n.º 9931/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 165, de 28 de agosto de 2017O presente Relatório tem como objetivo apresentar um estudo qualitativo sobre as relações interpessoais entre crianças. A prática decorreu numa instituição que se rege pelo modelo curricular do Movimento da Escola Moderna (MEM), numa sala de pré-escolar, com um grupo heterogéneo em idades, compreendidas entre os 3 e os 6 anos. A problemática definida procura compreender: a importância das relações entre pares para o bem-estar e desenvolvimento das crianças; quais as competências que surgem a partir das relações interpessoais; e de que forma a intencionalidade na organização do ambiente educativo influencia ou não estas relações. Destaca-se e reflete-se, transversalmente, sobre o papel do adulto por se considerar que a sua intencionalidade e ação são fundamentais no modo como estas relações interpessoais são potenciadas. Os dados recolhidos, em articulação com a fundamentação teórica, permitem reforçar a relevância das relações interpessoais entre as crianças, para o seu bem-estar e aprendizagem. Verificou-se que a organização do ambiente educativo do contexto de estágio influencia as relações, evidenciando-se que a criança realiza um processo de descoberta e exploração num determinado tempo e espaço com diversos materiais, o que lhe dá oportunidade de interagir com outras crianças. Destacam-se as competências que surgem no contexto destas relações interpessoais entre pares, nomeadamente competências de comunicação, autonomia, cooperação, partilha e resolução de conflitos. Sublinha-se a relevância do estudo para a construção da profissionalidade do/a Educador/a de Infância, em consonância com o enquadramento geral das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, nomeadamente na ligação entre a intencionalidade educativa e a organização do ambiente educativo.The present report aims to present a qualitative study on interpersonal relationships between children. The practice took place in an institution that is governed by the curriculum model of the Movimento da Escola Moderna (MEM), in a pre-school room, with a heterogeneous group in ages ranging from 3 to 6 years. The problem set seeks to understand: the importance of peer relationships for children's well-being and development; which skills emerge from interpersonal relationships; and how intentionality in the organisation of the educational environment influences or not these relationships. The role of the adult is highlighted and reflected upon, as it is considered that the adult's intentionality and action are essential in the way these interpersonal relationships are enhanced. The data collected, in articulation with the theoretical basis, reinforce the relevance of interpersonal relationships between children for their well-being and learning. It was verified that the organization of the educational environment of the internship influences the relationships, highlighting that the child carries out a process of discovery and exploration in a certain time and space with various materials, which gives him/her the opportunity to interact with other children. The skills that emerge in the context of these interpersonal relationships among colleagues are highlighted, namely communication, autonomy, cooperation, sharing and conflict resolution skills. We underline the relevance of the study for the construction of the professionalism of the Early Childhood Educator, in line with the general framework of the Curricular Guidelines for Pre-school Education, mainly in the connection between the educational intentionality and the organisation of the educational environment.Brito, Ana TeresaRepositório do ISPARebelo, Beatriz Sofia de Noronha2022-09-28T15:37:15Z2022-07-282022-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8795TID:203055721porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-30T02:20:01Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:30.653762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relações Interpessoais entre crianças em jardim de infância
title Relações Interpessoais entre crianças em jardim de infância
spellingShingle Relações Interpessoais entre crianças em jardim de infância
Rebelo, Beatriz Sofia de Noronha
Relações interpessoais
Movimentos da Escola Moderna
Interações
Cooperação
Resolução de conflitos
Interpersonal relations
Interactions
Cooperation
Conflict resolution
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relações Interpessoais entre crianças em jardim de infância
title_full Relações Interpessoais entre crianças em jardim de infância
title_fullStr Relações Interpessoais entre crianças em jardim de infância
title_full_unstemmed Relações Interpessoais entre crianças em jardim de infância
title_sort Relações Interpessoais entre crianças em jardim de infância
author Rebelo, Beatriz Sofia de Noronha
author_facet Rebelo, Beatriz Sofia de Noronha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Ana Teresa
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Beatriz Sofia de Noronha
dc.subject.por.fl_str_mv Relações interpessoais
Movimentos da Escola Moderna
Interações
Cooperação
Resolução de conflitos
Interpersonal relations
Interactions
Cooperation
Conflict resolution
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Relações interpessoais
Movimentos da Escola Moderna
Interações
Cooperação
Resolução de conflitos
Interpersonal relations
Interactions
Cooperation
Conflict resolution
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, criado por Aviso n.º 9931/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 165, de 28 de agosto de 2017
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28T15:37:15Z
2022-07-28
2022-07-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/8795
TID:203055721
url http://hdl.handle.net/10400.12/8795
identifier_str_mv TID:203055721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130561915125760