Tipos de conflitos e formas de resolução por alunos no primeiro ano do ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caseiro, Stephanie Lee Basile Barboza [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181588
Resumo: O modo como as crianças convivem socialmente é um dos assuntos mais abordados no ambiente escolar, especialmente a ocorrência de conflitos entre eles mesmos ou entre eles e a equipe pedagógica. Atualmente, a forma como estes conflitos podem ser resolvidos vêm sendo pesquisadas na teoria construtivista. As buscas por essas resoluções envolvem valores morais e ações que promovem a humanização e socialização das pessoas. A proposta desta dissertação visa identificar quais tipos de conflitos e quais as estratégias para resolução estão sendo empregadas entre os alunos de primeiro ano do Ensino Fundamental I de três escolas particulares, localizadas na região noroeste do estado de São Paulo. A metodologia utilizada foi a de observações de rotinas escolares e entrevistas que utilizaram histórias sobre moralidade para saber como os alunos pensam a respeito do assunto. Análise dos dados, tanto qualitativos como quantitativos, mostraram que os conflitos que mais apareceram foram provocação, delação e disputa e que a estratégia mais fácil de ser encontrada entre esses sujeitos é do tipo estratégia física. Conclusões indicam que criar ambientes cooperativos e reflexivos, que visem à oportunidade do diálogo e exposição de sentimentos faz com que a criança aprenda a se socializar melhor e compreender os diferentes pontos de vista que compõem as relações interpessoais.
id UNSP_eba21d2114ac983c631b643e42c579c6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181588
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Tipos de conflitos e formas de resolução por alunos no primeiro ano do ensino fundamental ITypes of conflicts and forms of resolution by students in the first year of elementary school IConflitos interpessoaisResolução de conflitoEnsino fundamental IDesenvolvimento moralInterpersonal conflictsConflict resolutionElementary school IMoral developmentO modo como as crianças convivem socialmente é um dos assuntos mais abordados no ambiente escolar, especialmente a ocorrência de conflitos entre eles mesmos ou entre eles e a equipe pedagógica. Atualmente, a forma como estes conflitos podem ser resolvidos vêm sendo pesquisadas na teoria construtivista. As buscas por essas resoluções envolvem valores morais e ações que promovem a humanização e socialização das pessoas. A proposta desta dissertação visa identificar quais tipos de conflitos e quais as estratégias para resolução estão sendo empregadas entre os alunos de primeiro ano do Ensino Fundamental I de três escolas particulares, localizadas na região noroeste do estado de São Paulo. A metodologia utilizada foi a de observações de rotinas escolares e entrevistas que utilizaram histórias sobre moralidade para saber como os alunos pensam a respeito do assunto. Análise dos dados, tanto qualitativos como quantitativos, mostraram que os conflitos que mais apareceram foram provocação, delação e disputa e que a estratégia mais fácil de ser encontrada entre esses sujeitos é do tipo estratégia física. Conclusões indicam que criar ambientes cooperativos e reflexivos, que visem à oportunidade do diálogo e exposição de sentimentos faz com que a criança aprenda a se socializar melhor e compreender os diferentes pontos de vista que compõem as relações interpessoais.The way children live socially is one of the most addressed topics in school environments, especially conflicts among themselves, or among them and the pedagogical staff. The way those conflicts can be solved has been studied currently, taking the constructivist theory into consideration. Searching for those resolutions involves moral values and actions that promote people's humanization and socialization. This paper aims to identify which types of conflicts and which resolution strategies have been used among first graders from three private schools, located in the northwest region of São Paulo state. School routine observations and interviews were used as a methodology for developing the present research; those interviews consisted of stories about morality in order to know what students think about the subject. Qualitative and quantitative data showed that the most common kind of conflicts were teasing, accusation and disputation; the easiest strategy found was the physical one. Conclusions indicate that creating a co-operative and reflexive environment, which aims at opportunities to talking and expressing feelings, allows children to learn to socialize better and understand the different points of view that compose interpersonal relationships.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Raul Aragão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caseiro, Stephanie Lee Basile Barboza [UNESP]2019-04-17T17:22:33Z2019-04-17T17:22:33Z2019-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18158800091524833004110040P584983472397015590000-0001-6495-731Xporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:08:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181588Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:08:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tipos de conflitos e formas de resolução por alunos no primeiro ano do ensino fundamental I
Types of conflicts and forms of resolution by students in the first year of elementary school I
title Tipos de conflitos e formas de resolução por alunos no primeiro ano do ensino fundamental I
spellingShingle Tipos de conflitos e formas de resolução por alunos no primeiro ano do ensino fundamental I
Caseiro, Stephanie Lee Basile Barboza [UNESP]
Conflitos interpessoais
Resolução de conflito
Ensino fundamental I
Desenvolvimento moral
Interpersonal conflicts
Conflict resolution
Elementary school I
Moral development
title_short Tipos de conflitos e formas de resolução por alunos no primeiro ano do ensino fundamental I
title_full Tipos de conflitos e formas de resolução por alunos no primeiro ano do ensino fundamental I
title_fullStr Tipos de conflitos e formas de resolução por alunos no primeiro ano do ensino fundamental I
title_full_unstemmed Tipos de conflitos e formas de resolução por alunos no primeiro ano do ensino fundamental I
title_sort Tipos de conflitos e formas de resolução por alunos no primeiro ano do ensino fundamental I
author Caseiro, Stephanie Lee Basile Barboza [UNESP]
author_facet Caseiro, Stephanie Lee Basile Barboza [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Raul Aragão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Caseiro, Stephanie Lee Basile Barboza [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Conflitos interpessoais
Resolução de conflito
Ensino fundamental I
Desenvolvimento moral
Interpersonal conflicts
Conflict resolution
Elementary school I
Moral development
topic Conflitos interpessoais
Resolução de conflito
Ensino fundamental I
Desenvolvimento moral
Interpersonal conflicts
Conflict resolution
Elementary school I
Moral development
description O modo como as crianças convivem socialmente é um dos assuntos mais abordados no ambiente escolar, especialmente a ocorrência de conflitos entre eles mesmos ou entre eles e a equipe pedagógica. Atualmente, a forma como estes conflitos podem ser resolvidos vêm sendo pesquisadas na teoria construtivista. As buscas por essas resoluções envolvem valores morais e ações que promovem a humanização e socialização das pessoas. A proposta desta dissertação visa identificar quais tipos de conflitos e quais as estratégias para resolução estão sendo empregadas entre os alunos de primeiro ano do Ensino Fundamental I de três escolas particulares, localizadas na região noroeste do estado de São Paulo. A metodologia utilizada foi a de observações de rotinas escolares e entrevistas que utilizaram histórias sobre moralidade para saber como os alunos pensam a respeito do assunto. Análise dos dados, tanto qualitativos como quantitativos, mostraram que os conflitos que mais apareceram foram provocação, delação e disputa e que a estratégia mais fácil de ser encontrada entre esses sujeitos é do tipo estratégia física. Conclusões indicam que criar ambientes cooperativos e reflexivos, que visem à oportunidade do diálogo e exposição de sentimentos faz com que a criança aprenda a se socializar melhor e compreender os diferentes pontos de vista que compõem as relações interpessoais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-17T17:22:33Z
2019-04-17T17:22:33Z
2019-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181588
000915248
33004110040P5
8498347239701559
0000-0001-6495-731X
url http://hdl.handle.net/11449/181588
identifier_str_mv 000915248
33004110040P5
8498347239701559
0000-0001-6495-731X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128104620621824