Iniciação ao violino partilhada por pais e filhos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9651 |
Resumo: | O presente estudo procurou aprofundar a discussão acerca do envolvimento parental na fase inicial da aprendizagem de violino, por crianças em idade pré-escolar. Observou o desenvolvimento de um conjunto de alunos a iniciar o estudo de violino, cujos pais foram colocados em dois tipos diferentes de envolvimento: participação, através da partilha das aulas com os filhos, ou acompanhamento, através da assistência às aulas. Os dados recolhidos reuniram informações acerca do desempenho dos alunos ao longo de treze aulas, das sessões de estudo ocorridas nesse período, e da intervenção dos pais. Os resultados indicam a existência de mais vantagens em envolver os pais de forma ativa e direta no processo de aprendizagem. Os alunos cujos pais integraram o projeto como participantes obtiveram melhores indicadores de desempenho ao longo das aulas, de frequência e regularidade no estudo em casa e de motivação. |
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Iniciação ao violino partilhada por pais e filhosEducação musicalEducação pré-escolarMotivação dos alunosParticipação dos paisTécnicas instrumentaisViolinoO presente estudo procurou aprofundar a discussão acerca do envolvimento parental na fase inicial da aprendizagem de violino, por crianças em idade pré-escolar. Observou o desenvolvimento de um conjunto de alunos a iniciar o estudo de violino, cujos pais foram colocados em dois tipos diferentes de envolvimento: participação, através da partilha das aulas com os filhos, ou acompanhamento, através da assistência às aulas. Os dados recolhidos reuniram informações acerca do desempenho dos alunos ao longo de treze aulas, das sessões de estudo ocorridas nesse período, e da intervenção dos pais. Os resultados indicam a existência de mais vantagens em envolver os pais de forma ativa e direta no processo de aprendizagem. Os alunos cujos pais integraram o projeto como participantes obtiveram melhores indicadores de desempenho ao longo das aulas, de frequência e regularidade no estudo em casa e de motivação.The present study sought to deepen the discussion about parental involvement in early violin teaching for children in pre-school age. Observation was undertaken of the development of a set of students starting violin learning, whose parents fulfilled two different types of involvement: participation in the lessons with their children, or through attendance in the class. The data collected gathered information about the performance of students over thirteen classes; study sessions which occurred during that period; and parental intervention. The results indicate that there are advantages in involving parents actively and directly in the learning process. Students whose parents were also participants obtained better performance indicators in classes, in frequency and regularity at home study and in motivation.Universidade de Aveiro2013-02-04T15:15:19Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9651porFerreira, Sofia Leandroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:37Zoai:ria.ua.pt:10773/9651Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:27.135802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo procurou aprofundar a discussão acerca do envolvimento parental na fase inicial da aprendizagem de violino, por crianças em idade pré-escolar. Observou o desenvolvimento de um conjunto de alunos a iniciar o estudo de violino, cujos pais foram colocados em dois tipos diferentes de envolvimento: participação, através da partilha das aulas com os filhos, ou acompanhamento, através da assistência às aulas. Os dados recolhidos reuniram informações acerca do desempenho dos alunos ao longo de treze aulas, das sessões de estudo ocorridas nesse período, e da intervenção dos pais. Os resultados indicam a existência de mais vantagens em envolver os pais de forma ativa e direta no processo de aprendizagem. Os alunos cujos pais integraram o projeto como participantes obtiveram melhores indicadores de desempenho ao longo das aulas, de frequência e regularidade no estudo em casa e de motivação. |
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