Motivação para iniciação ao oboé
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9648 |
Resumo: | Este projeto educativo incide na procura de estratégias de ensino promotoras de motivação para o estudo individual de alunos de iniciação ao oboé. Pretende-se observar as reações à implementação de uma ferramenta áudio, constituída por repertório de iniciação ao instrumento, identificado como comum no ensino deste instrumento em Portugal, acompanhado por oboé (em forma de duetos) e por piano. Utilizando um modelo de investigação-ação de estudo de caso, pretende-se refletir sobre os principais problemas de motivação nos alunos do ensino artístico da música, compilando estratégias para que possam ser utilizadas como promotores de um estudo individual acompanhado mais eficiente e promotor de motivação ao estudo do instrumento. De seguida, constitui-se uma ferramenta pedagógica, tendo por base os resultados de um inquérito aos professores de iniciação ao oboé dos conservatórios de música oficiais Portugueses. Passou-se à ação, com a implementação desta estratégia, seguida da observação dos seus resultado e reflexão sobre os mesmos. Conclui-se que a implementação deste suporte áudio constitui uma mais-valia na promoção da motivação do aluno, dado que a sua utilização requereu o envolvimento dos elementos chave no processo de ensino-aprendizagem: aluno, professor, encarregado de educação e instituição de ensino. Evidencia-se que o fenómeno de motivação para o estudo individual é multifactorial, sendo por isso necessário à sua promoção considerar concomitantemente estratégias que não se baseiam apenas em ferramentas pedagógicas, mas sim envolvendo outros elementos, em rede, promotores da motivação e auto competências do aluno. |
id |
RCAP_b300102410f1d3443c984980045aa1e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/9648 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação para iniciação ao oboéEducação musicalTécnicas instrumentaisMotivação dos alunosOboéEste projeto educativo incide na procura de estratégias de ensino promotoras de motivação para o estudo individual de alunos de iniciação ao oboé. Pretende-se observar as reações à implementação de uma ferramenta áudio, constituída por repertório de iniciação ao instrumento, identificado como comum no ensino deste instrumento em Portugal, acompanhado por oboé (em forma de duetos) e por piano. Utilizando um modelo de investigação-ação de estudo de caso, pretende-se refletir sobre os principais problemas de motivação nos alunos do ensino artístico da música, compilando estratégias para que possam ser utilizadas como promotores de um estudo individual acompanhado mais eficiente e promotor de motivação ao estudo do instrumento. De seguida, constitui-se uma ferramenta pedagógica, tendo por base os resultados de um inquérito aos professores de iniciação ao oboé dos conservatórios de música oficiais Portugueses. Passou-se à ação, com a implementação desta estratégia, seguida da observação dos seus resultado e reflexão sobre os mesmos. Conclui-se que a implementação deste suporte áudio constitui uma mais-valia na promoção da motivação do aluno, dado que a sua utilização requereu o envolvimento dos elementos chave no processo de ensino-aprendizagem: aluno, professor, encarregado de educação e instituição de ensino. Evidencia-se que o fenómeno de motivação para o estudo individual é multifactorial, sendo por isso necessário à sua promoção considerar concomitantemente estratégias que não se baseiam apenas em ferramentas pedagógicas, mas sim envolvendo outros elementos, em rede, promotores da motivação e auto competências do aluno.This project focuses on the educational demand of teaching strategies that promote motivation for the individual study oboe beginners. It is intended to observe the reactions to the implementation of an audio tool, consisting of repertoire, identified as commonly applied to the teaching of this instrument in Portugal, to beginners, accompanied by oboe (as duets) and piano. Using a case study model of action-research, it is intended to reflect on the main problems associated with motivation in music students, compiling strategies that can be used as promoters of motivation to the individual study. A pedagogical tool was then designed, including repertoire based on the results of a national survey to the teachers of oboe in official conservatories in Portugal. The action was therefore to implement the audio tool, and to observe and reflect upon the development of musical abilities of the student, assessing his practices in classes and at home. It can be concluded that this audio support is an asset in promoting student’s motivation, since it requires the involvement of key elements in the teachinglearning process: student, teacher, parents and educational institution. It is evident that the phenomenon of motivation is multifactorial, and it is therefore necessary to consider the application of simultaneous strategies that are based not only on teaching tools, but which involve a networking of elements.Universidade de Aveiro2013-02-01T14:51:16Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9648porRibeiro, Hugo Leandro Vilarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:36Zoai:ria.ua.pt:10773/9648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:27.005837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação para iniciação ao oboé |
title |
Motivação para iniciação ao oboé |
spellingShingle |
Motivação para iniciação ao oboé Ribeiro, Hugo Leandro Vilar Educação musical Técnicas instrumentais Motivação dos alunos Oboé |
title_short |
Motivação para iniciação ao oboé |
title_full |
Motivação para iniciação ao oboé |
title_fullStr |
Motivação para iniciação ao oboé |
title_full_unstemmed |
Motivação para iniciação ao oboé |
title_sort |
Motivação para iniciação ao oboé |
author |
Ribeiro, Hugo Leandro Vilar |
author_facet |
Ribeiro, Hugo Leandro Vilar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Hugo Leandro Vilar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Técnicas instrumentais Motivação dos alunos Oboé |
topic |
Educação musical Técnicas instrumentais Motivação dos alunos Oboé |
description |
Este projeto educativo incide na procura de estratégias de ensino promotoras de motivação para o estudo individual de alunos de iniciação ao oboé. Pretende-se observar as reações à implementação de uma ferramenta áudio, constituída por repertório de iniciação ao instrumento, identificado como comum no ensino deste instrumento em Portugal, acompanhado por oboé (em forma de duetos) e por piano. Utilizando um modelo de investigação-ação de estudo de caso, pretende-se refletir sobre os principais problemas de motivação nos alunos do ensino artístico da música, compilando estratégias para que possam ser utilizadas como promotores de um estudo individual acompanhado mais eficiente e promotor de motivação ao estudo do instrumento. De seguida, constitui-se uma ferramenta pedagógica, tendo por base os resultados de um inquérito aos professores de iniciação ao oboé dos conservatórios de música oficiais Portugueses. Passou-se à ação, com a implementação desta estratégia, seguida da observação dos seus resultado e reflexão sobre os mesmos. Conclui-se que a implementação deste suporte áudio constitui uma mais-valia na promoção da motivação do aluno, dado que a sua utilização requereu o envolvimento dos elementos chave no processo de ensino-aprendizagem: aluno, professor, encarregado de educação e instituição de ensino. Evidencia-se que o fenómeno de motivação para o estudo individual é multifactorial, sendo por isso necessário à sua promoção considerar concomitantemente estratégias que não se baseiam apenas em ferramentas pedagógicas, mas sim envolvendo outros elementos, em rede, promotores da motivação e auto competências do aluno. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-02-01T14:51:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/9648 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/9648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137516274581504 |