Motivação para iniciação ao oboé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Hugo Leandro Vilar
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9648
Resumo: Este projeto educativo incide na procura de estratégias de ensino promotoras de motivação para o estudo individual de alunos de iniciação ao oboé. Pretende-se observar as reações à implementação de uma ferramenta áudio, constituída por repertório de iniciação ao instrumento, identificado como comum no ensino deste instrumento em Portugal, acompanhado por oboé (em forma de duetos) e por piano. Utilizando um modelo de investigação-ação de estudo de caso, pretende-se refletir sobre os principais problemas de motivação nos alunos do ensino artístico da música, compilando estratégias para que possam ser utilizadas como promotores de um estudo individual acompanhado mais eficiente e promotor de motivação ao estudo do instrumento. De seguida, constitui-se uma ferramenta pedagógica, tendo por base os resultados de um inquérito aos professores de iniciação ao oboé dos conservatórios de música oficiais Portugueses. Passou-se à ação, com a implementação desta estratégia, seguida da observação dos seus resultado e reflexão sobre os mesmos. Conclui-se que a implementação deste suporte áudio constitui uma mais-valia na promoção da motivação do aluno, dado que a sua utilização requereu o envolvimento dos elementos chave no processo de ensino-aprendizagem: aluno, professor, encarregado de educação e instituição de ensino. Evidencia-se que o fenómeno de motivação para o estudo individual é multifactorial, sendo por isso necessário à sua promoção considerar concomitantemente estratégias que não se baseiam apenas em ferramentas pedagógicas, mas sim envolvendo outros elementos, em rede, promotores da motivação e auto competências do aluno.
id RCAP_b300102410f1d3443c984980045aa1e1
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/9648
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação para iniciação ao oboéEducação musicalTécnicas instrumentaisMotivação dos alunosOboéEste projeto educativo incide na procura de estratégias de ensino promotoras de motivação para o estudo individual de alunos de iniciação ao oboé. Pretende-se observar as reações à implementação de uma ferramenta áudio, constituída por repertório de iniciação ao instrumento, identificado como comum no ensino deste instrumento em Portugal, acompanhado por oboé (em forma de duetos) e por piano. Utilizando um modelo de investigação-ação de estudo de caso, pretende-se refletir sobre os principais problemas de motivação nos alunos do ensino artístico da música, compilando estratégias para que possam ser utilizadas como promotores de um estudo individual acompanhado mais eficiente e promotor de motivação ao estudo do instrumento. De seguida, constitui-se uma ferramenta pedagógica, tendo por base os resultados de um inquérito aos professores de iniciação ao oboé dos conservatórios de música oficiais Portugueses. Passou-se à ação, com a implementação desta estratégia, seguida da observação dos seus resultado e reflexão sobre os mesmos. Conclui-se que a implementação deste suporte áudio constitui uma mais-valia na promoção da motivação do aluno, dado que a sua utilização requereu o envolvimento dos elementos chave no processo de ensino-aprendizagem: aluno, professor, encarregado de educação e instituição de ensino. Evidencia-se que o fenómeno de motivação para o estudo individual é multifactorial, sendo por isso necessário à sua promoção considerar concomitantemente estratégias que não se baseiam apenas em ferramentas pedagógicas, mas sim envolvendo outros elementos, em rede, promotores da motivação e auto competências do aluno.This project focuses on the educational demand of teaching strategies that promote motivation for the individual study oboe beginners. It is intended to observe the reactions to the implementation of an audio tool, consisting of repertoire, identified as commonly applied to the teaching of this instrument in Portugal, to beginners, accompanied by oboe (as duets) and piano. Using a case study model of action-research, it is intended to reflect on the main problems associated with motivation in music students, compiling strategies that can be used as promoters of motivation to the individual study. A pedagogical tool was then designed, including repertoire based on the results of a national survey to the teachers of oboe in official conservatories in Portugal. The action was therefore to implement the audio tool, and to observe and reflect upon the development of musical abilities of the student, assessing his practices in classes and at home. It can be concluded that this audio support is an asset in promoting student’s motivation, since it requires the involvement of key elements in the teachinglearning process: student, teacher, parents and educational institution. It is evident that the phenomenon of motivation is multifactorial, and it is therefore necessary to consider the application of simultaneous strategies that are based not only on teaching tools, but which involve a networking of elements.Universidade de Aveiro2013-02-01T14:51:16Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9648porRibeiro, Hugo Leandro Vilarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:36Zoai:ria.ua.pt:10773/9648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:27.005837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para iniciação ao oboé
title Motivação para iniciação ao oboé
spellingShingle Motivação para iniciação ao oboé
Ribeiro, Hugo Leandro Vilar
Educação musical
Técnicas instrumentais
Motivação dos alunos
Oboé
title_short Motivação para iniciação ao oboé
title_full Motivação para iniciação ao oboé
title_fullStr Motivação para iniciação ao oboé
title_full_unstemmed Motivação para iniciação ao oboé
title_sort Motivação para iniciação ao oboé
author Ribeiro, Hugo Leandro Vilar
author_facet Ribeiro, Hugo Leandro Vilar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Hugo Leandro Vilar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Técnicas instrumentais
Motivação dos alunos
Oboé
topic Educação musical
Técnicas instrumentais
Motivação dos alunos
Oboé
description Este projeto educativo incide na procura de estratégias de ensino promotoras de motivação para o estudo individual de alunos de iniciação ao oboé. Pretende-se observar as reações à implementação de uma ferramenta áudio, constituída por repertório de iniciação ao instrumento, identificado como comum no ensino deste instrumento em Portugal, acompanhado por oboé (em forma de duetos) e por piano. Utilizando um modelo de investigação-ação de estudo de caso, pretende-se refletir sobre os principais problemas de motivação nos alunos do ensino artístico da música, compilando estratégias para que possam ser utilizadas como promotores de um estudo individual acompanhado mais eficiente e promotor de motivação ao estudo do instrumento. De seguida, constitui-se uma ferramenta pedagógica, tendo por base os resultados de um inquérito aos professores de iniciação ao oboé dos conservatórios de música oficiais Portugueses. Passou-se à ação, com a implementação desta estratégia, seguida da observação dos seus resultado e reflexão sobre os mesmos. Conclui-se que a implementação deste suporte áudio constitui uma mais-valia na promoção da motivação do aluno, dado que a sua utilização requereu o envolvimento dos elementos chave no processo de ensino-aprendizagem: aluno, professor, encarregado de educação e instituição de ensino. Evidencia-se que o fenómeno de motivação para o estudo individual é multifactorial, sendo por isso necessário à sua promoção considerar concomitantemente estratégias que não se baseiam apenas em ferramentas pedagógicas, mas sim envolvendo outros elementos, em rede, promotores da motivação e auto competências do aluno.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-02-01T14:51:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/9648
url http://hdl.handle.net/10773/9648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137516274581504