Aprendizagem através da prática: Contributos de uma abordagem interdisciplinar entre as Artes e o Estudo do Meio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Courinha, Catarina Araújo Carvalho Brazão
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11018
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Aprendizagem através da prática: Contributos de uma abordagem interdisciplinar entre as Artes e o Estudo do MeioPráticas artísticasSensorialidadeInterdisciplinaridade.Arts practiceSensorytyInterdisciplinarityRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge como fruto de dois momentos de prática pedagógica, desenvolvidos no 2º CEB, junto de duas turmas do 5º ano de escolaridade, e no 1º CEB, com uma turma do 2º ano. Desta prática surgiu o interesse em compreender de que forma é possível aprender, partindo de um contacto prático e sensível e de forma interdisciplinar, no sentido de transformar essa sensorialidade em conhecimento artístico e conhecimento do mundo. Este interesse foi motivado, em primeiro lugar, pela convicção de que as experiências artísticas possuem um potencial de aprendizagem que não deve ser desconsiderado e, em segundo lugar, pela constatação de que a diferente valorização dada às áreas curriculares, não só pelos professores mas também pelo Ministério da Educação, descredibiliza a área das Expressões. Neste sentido, foi efetuado um estudo junto de uma turma do 2º ano de escolaridade, que foi orientado pela seguinte problemática: De que forma é que uma abordagem interdisciplinar entre as Artes e o Estudo do Meio promove a aprendizagem? Para esta investigação foram definidos os seguintes objetivos: i) Desenvolver metodologias de abordagem baseadas na prática; ii) Promover o desenvolvimento de aprendizagens baseadas na articulação entre o conhecimento derivado da perceção sensorial e a sua concetualização teórica; iii) Diversificar as modalidades de comunicação de conhecimento através da mobilização de linguagens metafóricas inerentes aos domínios artísticos. Os resultados permitiram aferir que as aprendizagens decorrentes, tanto da vertente prática e sensorial, como da abordagem interdisciplinar, foram as mais sólidas. Concluiu-se que a articulação entre diferentes perspetivas, ao tornar os conteúdos significativos e contextualizados, contribui fortemente para a sua assimilação. Também se destaca o potencial da abordagem sensorial, nas dimensões de experimentação e comunicação, como promotora de aprendizagem individual e coletiva.ABSTRACT This report is the result of two moments of pedagogical practice, developed in the 2nd Cycle of Basic Education, with two classes of the 5th grade, and in the 1st Cycle of Basic Education, with a class of the 2nd grade. From this practice came the interest in understanding how it is possible to learn, starting from a practical and sensitive contact and in an interdisciplinary way, in order to transform this sensoriality into artistic knowledge and knowledge of the world. This interest was motivated, first of all, by the conviction that artistic experiences have a learning potential that should not be disregarded and, secondly, by the fact that the appreciation given to different curricular areas, not only by teachers but also by the Ministry of Education, discredit the area of Expressions. In this sense, a study was conducted with a class of the 2nd grade, which was guided by the following problem: How does an interdisciplinary approach between the Arts and the Environment Study promotes learning? For this research, were defined the following objectives: i) Develop methodologies of approach based on practice; ii) Promote the development of learning based on the articulation between knowledge derived from sensory perception and its theoretical conceptualization; iii) Diversify the modalities of communication of knowledge through the mobilization of metaphorical languages inherent in the artistic domains. The results allowed us to verify that the learning resulting from both the practical and sensory aspects, as well as the interdisciplinary approach, were the most solid. It was concluded that the articulation between different perspectives, by making the contents meaningful and contextualized, strongly contributes to their assimilation. It also highlights the potential of the sensory approach, in the dimensions of experimentation and communication, as a promoter of individual and collective learning.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaPereira, TeresaRCIPLCourinha, Catarina Araújo Carvalho Brazão2020-01-21T15:31:42Z2019-12-202019-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11018TID:202364003porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11018Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:21.368499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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