As artes e as aprendizagens Interdisciplinares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48674 |
Resumo: | O presente documento trata-se de um relatório de investigação, que por sua vez, finaliza o meu percurso académico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Consiste num projeto cujo cerne é a intervenção pedagógica, em contexto de estágio junto de uma turma de 4.º ano. Ao longo da intervenção pedagógica propus-me - através da articulação da Educação Artística com as áreas de Estudo do Meio, Português, Matemática e Cidadania e Desenvolvimento - investigar como poderá ser realizado o trabalho interdisciplinar partindo das artes, assim como esta prática poderá influenciar a compreensão dos conteúdos e o desenvolvimento pessoal das crianças. Neste sentido, com este estudo o pretendido é perceber de que modo as Artes poderiam promover aprendizagens interdisciplinares. Para a realização do estudo foi necessária a mobilização de práticas de investigação; devido às características do estudo é apresentado o paradigma da Investigação Qualitativa, bem como as técnicas de recolha e análise de dados utilizadas. No final deste estudo, verificamos algumas situações em que diferentes conteúdos disciplinares podem ser adquiridos através da articulação entre as artes e a ciência; salienta-se inclusivamente o impacto positivo da dinâmica interdisciplinar no contributo para aprendizagens das crianças. |
id |
RCAP_a4aa8d0c441526dcd4678e02888b8675 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48674 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As artes e as aprendizagens InterdisciplinaresArtesEducaçãoInterdisciplinaridadeAprendizagemArtsEducationInterdisciplinarityLearningO presente documento trata-se de um relatório de investigação, que por sua vez, finaliza o meu percurso académico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Consiste num projeto cujo cerne é a intervenção pedagógica, em contexto de estágio junto de uma turma de 4.º ano. Ao longo da intervenção pedagógica propus-me - através da articulação da Educação Artística com as áreas de Estudo do Meio, Português, Matemática e Cidadania e Desenvolvimento - investigar como poderá ser realizado o trabalho interdisciplinar partindo das artes, assim como esta prática poderá influenciar a compreensão dos conteúdos e o desenvolvimento pessoal das crianças. Neste sentido, com este estudo o pretendido é perceber de que modo as Artes poderiam promover aprendizagens interdisciplinares. Para a realização do estudo foi necessária a mobilização de práticas de investigação; devido às características do estudo é apresentado o paradigma da Investigação Qualitativa, bem como as técnicas de recolha e análise de dados utilizadas. No final deste estudo, verificamos algumas situações em que diferentes conteúdos disciplinares podem ser adquiridos através da articulação entre as artes e a ciência; salienta-se inclusivamente o impacto positivo da dinâmica interdisciplinar no contributo para aprendizagens das crianças.The present document is a research report that, in turn, concludes my academic journey for the Master’s degree in Preschool Education and Elementary School Teaching. It consists of a project which focuses on pedagogical intervention, in an internship context with a 4th-grade class. Throughout the pedagogical intervention I set out - through the articulation of Artistical Education with other fields of studies such as Environmental Studies, Portuguese, Mathematics, and Citizenship and Development - to investigate how interdisciplinary work can be carried out starting from the arts, as well as how this practice can influence the understanding of contents and the psychological development of children. In that sense, the intent of this study is to understand in what ways could the Arts promote interdisciplinary learning. To carry out the study, the mobilization of research practices was necessary; due to the characteristics of the study, the paradigm of Qualitative Research is presented, as well as the data collection and analysis techniques used. At the end of this study, it is concluded that disciplinary content can be successfully acquired through the articulation between the arts and science; the positive impact of interdisciplinary dynamics on contributing to children's learning is emphasized.Vasconcelos, António ÂngeloRepositório ComumXimenes, Bianca Rafaela Cabrita2024-01-04T12:37:22Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48674TID:203478088porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T06:02:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:26.612076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As artes e as aprendizagens Interdisciplinares |
title |
As artes e as aprendizagens Interdisciplinares |
spellingShingle |
As artes e as aprendizagens Interdisciplinares Ximenes, Bianca Rafaela Cabrita Artes Educação Interdisciplinaridade Aprendizagem Arts Education Interdisciplinarity Learning |
title_short |
As artes e as aprendizagens Interdisciplinares |
title_full |
As artes e as aprendizagens Interdisciplinares |
title_fullStr |
As artes e as aprendizagens Interdisciplinares |
title_full_unstemmed |
As artes e as aprendizagens Interdisciplinares |
title_sort |
As artes e as aprendizagens Interdisciplinares |
author |
Ximenes, Bianca Rafaela Cabrita |
author_facet |
Ximenes, Bianca Rafaela Cabrita |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcelos, António Ângelo Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ximenes, Bianca Rafaela Cabrita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes Educação Interdisciplinaridade Aprendizagem Arts Education Interdisciplinarity Learning |
topic |
Artes Educação Interdisciplinaridade Aprendizagem Arts Education Interdisciplinarity Learning |
description |
O presente documento trata-se de um relatório de investigação, que por sua vez, finaliza o meu percurso académico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Consiste num projeto cujo cerne é a intervenção pedagógica, em contexto de estágio junto de uma turma de 4.º ano. Ao longo da intervenção pedagógica propus-me - através da articulação da Educação Artística com as áreas de Estudo do Meio, Português, Matemática e Cidadania e Desenvolvimento - investigar como poderá ser realizado o trabalho interdisciplinar partindo das artes, assim como esta prática poderá influenciar a compreensão dos conteúdos e o desenvolvimento pessoal das crianças. Neste sentido, com este estudo o pretendido é perceber de que modo as Artes poderiam promover aprendizagens interdisciplinares. Para a realização do estudo foi necessária a mobilização de práticas de investigação; devido às características do estudo é apresentado o paradigma da Investigação Qualitativa, bem como as técnicas de recolha e análise de dados utilizadas. No final deste estudo, verificamos algumas situações em que diferentes conteúdos disciplinares podem ser adquiridos através da articulação entre as artes e a ciência; salienta-se inclusivamente o impacto positivo da dinâmica interdisciplinar no contributo para aprendizagens das crianças. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12 2023-12-01T00:00:00Z 2024-01-04T12:37:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/48674 TID:203478088 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/48674 |
identifier_str_mv |
TID:203478088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137162645471232 |