As artes e as aprendizagens Interdisciplinares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ximenes, Bianca Rafaela Cabrita
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48674
Resumo: O presente documento trata-se de um relatório de investigação, que por sua vez, finaliza o meu percurso académico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Consiste num projeto cujo cerne é a intervenção pedagógica, em contexto de estágio junto de uma turma de 4.º ano. Ao longo da intervenção pedagógica propus-me - através da articulação da Educação Artística com as áreas de Estudo do Meio, Português, Matemática e Cidadania e Desenvolvimento - investigar como poderá ser realizado o trabalho interdisciplinar partindo das artes, assim como esta prática poderá influenciar a compreensão dos conteúdos e o desenvolvimento pessoal das crianças. Neste sentido, com este estudo o pretendido é perceber de que modo as Artes poderiam promover aprendizagens interdisciplinares. Para a realização do estudo foi necessária a mobilização de práticas de investigação; devido às características do estudo é apresentado o paradigma da Investigação Qualitativa, bem como as técnicas de recolha e análise de dados utilizadas. No final deste estudo, verificamos algumas situações em que diferentes conteúdos disciplinares podem ser adquiridos através da articulação entre as artes e a ciência; salienta-se inclusivamente o impacto positivo da dinâmica interdisciplinar no contributo para aprendizagens das crianças.
id RCAP_a4aa8d0c441526dcd4678e02888b8675
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48674
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As artes e as aprendizagens InterdisciplinaresArtesEducaçãoInterdisciplinaridadeAprendizagemArtsEducationInterdisciplinarityLearningO presente documento trata-se de um relatório de investigação, que por sua vez, finaliza o meu percurso académico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Consiste num projeto cujo cerne é a intervenção pedagógica, em contexto de estágio junto de uma turma de 4.º ano. Ao longo da intervenção pedagógica propus-me - através da articulação da Educação Artística com as áreas de Estudo do Meio, Português, Matemática e Cidadania e Desenvolvimento - investigar como poderá ser realizado o trabalho interdisciplinar partindo das artes, assim como esta prática poderá influenciar a compreensão dos conteúdos e o desenvolvimento pessoal das crianças. Neste sentido, com este estudo o pretendido é perceber de que modo as Artes poderiam promover aprendizagens interdisciplinares. Para a realização do estudo foi necessária a mobilização de práticas de investigação; devido às características do estudo é apresentado o paradigma da Investigação Qualitativa, bem como as técnicas de recolha e análise de dados utilizadas. No final deste estudo, verificamos algumas situações em que diferentes conteúdos disciplinares podem ser adquiridos através da articulação entre as artes e a ciência; salienta-se inclusivamente o impacto positivo da dinâmica interdisciplinar no contributo para aprendizagens das crianças.The present document is a research report that, in turn, concludes my academic journey for the Master’s degree in Preschool Education and Elementary School Teaching. It consists of a project which focuses on pedagogical intervention, in an internship context with a 4th-grade class. Throughout the pedagogical intervention I set out - through the articulation of Artistical Education with other fields of studies such as Environmental Studies, Portuguese, Mathematics, and Citizenship and Development - to investigate how interdisciplinary work can be carried out starting from the arts, as well as how this practice can influence the understanding of contents and the psychological development of children. In that sense, the intent of this study is to understand in what ways could the Arts promote interdisciplinary learning. To carry out the study, the mobilization of research practices was necessary; due to the characteristics of the study, the paradigm of Qualitative Research is presented, as well as the data collection and analysis techniques used. At the end of this study, it is concluded that disciplinary content can be successfully acquired through the articulation between the arts and science; the positive impact of interdisciplinary dynamics on contributing to children's learning is emphasized.Vasconcelos, António ÂngeloRepositório ComumXimenes, Bianca Rafaela Cabrita2024-01-04T12:37:22Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48674TID:203478088porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T06:02:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:26.612076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As artes e as aprendizagens Interdisciplinares
title As artes e as aprendizagens Interdisciplinares
spellingShingle As artes e as aprendizagens Interdisciplinares
Ximenes, Bianca Rafaela Cabrita
Artes
Educação
Interdisciplinaridade
Aprendizagem
Arts
Education
Interdisciplinarity
Learning
title_short As artes e as aprendizagens Interdisciplinares
title_full As artes e as aprendizagens Interdisciplinares
title_fullStr As artes e as aprendizagens Interdisciplinares
title_full_unstemmed As artes e as aprendizagens Interdisciplinares
title_sort As artes e as aprendizagens Interdisciplinares
author Ximenes, Bianca Rafaela Cabrita
author_facet Ximenes, Bianca Rafaela Cabrita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, António Ângelo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ximenes, Bianca Rafaela Cabrita
dc.subject.por.fl_str_mv Artes
Educação
Interdisciplinaridade
Aprendizagem
Arts
Education
Interdisciplinarity
Learning
topic Artes
Educação
Interdisciplinaridade
Aprendizagem
Arts
Education
Interdisciplinarity
Learning
description O presente documento trata-se de um relatório de investigação, que por sua vez, finaliza o meu percurso académico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Consiste num projeto cujo cerne é a intervenção pedagógica, em contexto de estágio junto de uma turma de 4.º ano. Ao longo da intervenção pedagógica propus-me - através da articulação da Educação Artística com as áreas de Estudo do Meio, Português, Matemática e Cidadania e Desenvolvimento - investigar como poderá ser realizado o trabalho interdisciplinar partindo das artes, assim como esta prática poderá influenciar a compreensão dos conteúdos e o desenvolvimento pessoal das crianças. Neste sentido, com este estudo o pretendido é perceber de que modo as Artes poderiam promover aprendizagens interdisciplinares. Para a realização do estudo foi necessária a mobilização de práticas de investigação; devido às características do estudo é apresentado o paradigma da Investigação Qualitativa, bem como as técnicas de recolha e análise de dados utilizadas. No final deste estudo, verificamos algumas situações em que diferentes conteúdos disciplinares podem ser adquiridos através da articulação entre as artes e a ciência; salienta-se inclusivamente o impacto positivo da dinâmica interdisciplinar no contributo para aprendizagens das crianças.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12
2023-12-01T00:00:00Z
2024-01-04T12:37:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48674
TID:203478088
url http://hdl.handle.net/10400.26/48674
identifier_str_mv TID:203478088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137162645471232