As fontes históricas propostas no manual e a construção do conhecimento histórico : um estudo em contexto de sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/2631 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, Supervisão Pedagógica em Ensino da História |
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As fontes históricas propostas no manual e a construção do conhecimento histórico : um estudo em contexto de sala de aulaDissertação de mestrado em Ciências da Educação, Supervisão Pedagógica em Ensino da HistóriaEste estudo de natureza descritiva enquadra-se na linha de investigação em cognição histórica situada, e tem como objectivo compreender como é que os alunos integram na sua aprendizagem as mensagens veiculadas pelas fontes históricas propostas no manual e as suas percepções sobre o mesmo. Procura também detectar as principais dificuldades reveladas pelos alunos quando trabalham com fontes históricas. Foi realizado em contexto de sala de aula, com uma turma do 8º ano de escolaridade, a partir do manual adoptado na escola onde foi implementado. Para a recolha de dados, foram construídos dois questionários e implementadas entrevistas de seguimento. A análise da primeira parte dos questionários, que dizia respeito à interpretação da evidência por parte dos alunos, seguiu a Metodologia da Grounded Theory. A categorização foi construída com base no modelo de progressão conceptual das ideias dos alunos em História. Para a análise da segunda parte dos questionários, sobre as percepções dos alunos acerca das fontes históricas, seguiu-se a técnica de análise de conteúdo simples. Da análise dos dados resultou um modelo de progressão das ideias dos alunos sobre evidência, em quatro níveis: nível 1 – cópia; nível 2 – reformulação; nível 3 – opinião; nível 4 – opinião fundamentada. Concluiu-se que a maior parte das respostas dos alunos revelavam que estes foram capazes de seleccionar elementos das diferentes fontes patentes no manual e que alguns conseguiram reformulá-los de forma consistente. Permitiu ainda concluir que as fontes consideradas mais úteis para a realização das actividades foram as escritas e as menos úteis as iconográficas. E que entre as fontes escritas o texto informativo foi a fonte mais útil, dado que fornecia mais informação, pormenores e estava escrito de forma clara. Relativamente às outras fontes, os alunos consideraram que servem para mostrar, completar e ajudar a compreender o texto informativo. Por último, a análise dos dados permitiu constatar que as principais dificuldades dos alunos, dizendo respeito às fontes iconográficas, parecem estar relacionadas com uma interpretação superficial das mensagens veiculadas pelas mesmas.This descriptive study fits the line of research in situated cognition history. It aims at understanding how students incorporate the messages conveyed by the historical sources given by the textbook in their learning process and their perception of it. It also attempts to identify the students’ main difficulties whenever they work with historical sources. The empirical study has been carried out in classroom context, with an eighth –grade class, following the textbook adopted at the school. Two questionnaires and follow-up interviews have been conducted in order to collect the data. The analysis of the first part of the questionnaires, concerning the interpretation of the evidence by the students, followed the Grounded Theory methodology. The categorization was built according to the framework of conceptual progression of students’ ideas in history. To analyse the second part of the questionnaires about the students’ perceptions of historical sources we followed the content analysis technique. The data analysis resulted in a framework of progression of the students’ ideas about evidence, in four levels: level 1 – copy; level 2 – refinement; level 3 – opinion; level 4 – justified opinion. We have concluded that most students’ answers revealed that they have been able to select elements from the different sources present in the textbook. Moreover, some of them even succeeded in refining them consistently. We could also conclude that the sources they considered the most useful to perform the tasks were the written ones, and the least useful the pictorial ones. Among the written sources, the informative text was the most useful, since it provided students with more information and details, and it was written in a more accurate way. As far as the other sources are concerned, the students considered that they can illustrate, complete and help understand the informative text. Finally, the data analysis allowed us to realise that the students’ main difficulties, regarding the pictorial sources, seem to be related to a superficial interpretation of the messages they convey.Barca, IsabelUniversidade do MinhoMoreira, Maria Gorete20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/2631porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/2631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:15.108089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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