O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MANOSSO, Camila Karin
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2526
Resumo: O presente artigo buscou discutir o uso das fontes históricas na sala de aula e apresentar os efeitos e a incorporação que a chamada “Revolução Documental” proporcionou ao ensino de História. A análise absteve-se em discutir como a historiografia contemporânea favoreceu a produção do conhecimento histórico-escolar, inserindo-se, portanto, a crítica ao ensino tradicionalista. O fulcro deste trabalho foi adequar alternativas didáticopedagógicas que incluíssem a possibilidade de usar, no dia-a-dia da sala de aula, fontes e documentos historiográficos amplamente condicionados aos pesquisadores e historiadores. Para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica no qual destacamos as duas principais obras que fundamentaram a temática do presente trabalho: Ensino de História: Fundamentos e Métodos, de Circe Maria Fernandes Bitencourt e Fundamentos Epistemológicos do Ensino de História e Geografia, de Vivian Fernandes Carvalho de Almeida e Ricardo Lopes Fonseca. Assim, a base desta pesquisa foi evidenciar como a utilização dos documentos históricos pode angariar um melhor aprendizado aos discentes, provando deste modo que, o Ensino de História pode ser prazeroso e interessante àqueles que têm a oportunidade de conhecê-lo verdadeiramente.
id UNICESU -1_7a42f4b6dd841750a717e665e2a9bca9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2526
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAREnsino de HistóriaDocumentos historiográficosSala de aulaO presente artigo buscou discutir o uso das fontes históricas na sala de aula e apresentar os efeitos e a incorporação que a chamada “Revolução Documental” proporcionou ao ensino de História. A análise absteve-se em discutir como a historiografia contemporânea favoreceu a produção do conhecimento histórico-escolar, inserindo-se, portanto, a crítica ao ensino tradicionalista. O fulcro deste trabalho foi adequar alternativas didáticopedagógicas que incluíssem a possibilidade de usar, no dia-a-dia da sala de aula, fontes e documentos historiográficos amplamente condicionados aos pesquisadores e historiadores. Para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica no qual destacamos as duas principais obras que fundamentaram a temática do presente trabalho: Ensino de História: Fundamentos e Métodos, de Circe Maria Fernandes Bitencourt e Fundamentos Epistemológicos do Ensino de História e Geografia, de Vivian Fernandes Carvalho de Almeida e Ricardo Lopes Fonseca. Assim, a base desta pesquisa foi evidenciar como a utilização dos documentos históricos pode angariar um melhor aprendizado aos discentes, provando deste modo que, o Ensino de História pode ser prazeroso e interessante àqueles que têm a oportunidade de conhecê-lo verdadeiramente.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-06T12:48:40Z2019-11-06T12:48:40Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2526porMANOSSO, Camila KarinALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:43:05ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAR
title O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAR
spellingShingle O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAR
MANOSSO, Camila Karin
Ensino de História
Documentos historiográficos
Sala de aula
title_short O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAR
title_full O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAR
title_fullStr O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAR
title_full_unstemmed O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAR
title_sort O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAR
author MANOSSO, Camila Karin
author_facet MANOSSO, Camila Karin
ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de
author_role author
author2 ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MANOSSO, Camila Karin
ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Documentos historiográficos
Sala de aula
topic Ensino de História
Documentos historiográficos
Sala de aula
description O presente artigo buscou discutir o uso das fontes históricas na sala de aula e apresentar os efeitos e a incorporação que a chamada “Revolução Documental” proporcionou ao ensino de História. A análise absteve-se em discutir como a historiografia contemporânea favoreceu a produção do conhecimento histórico-escolar, inserindo-se, portanto, a crítica ao ensino tradicionalista. O fulcro deste trabalho foi adequar alternativas didáticopedagógicas que incluíssem a possibilidade de usar, no dia-a-dia da sala de aula, fontes e documentos historiográficos amplamente condicionados aos pesquisadores e historiadores. Para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica no qual destacamos as duas principais obras que fundamentaram a temática do presente trabalho: Ensino de História: Fundamentos e Métodos, de Circe Maria Fernandes Bitencourt e Fundamentos Epistemológicos do Ensino de História e Geografia, de Vivian Fernandes Carvalho de Almeida e Ricardo Lopes Fonseca. Assim, a base desta pesquisa foi evidenciar como a utilização dos documentos históricos pode angariar um melhor aprendizado aos discentes, provando deste modo que, o Ensino de História pode ser prazeroso e interessante àqueles que têm a oportunidade de conhecê-lo verdadeiramente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-06T12:48:40Z
2019-11-06T12:48:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2526
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771941556584448