O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2526 |
Resumo: | O presente artigo buscou discutir o uso das fontes históricas na sala de aula e apresentar os efeitos e a incorporação que a chamada “Revolução Documental” proporcionou ao ensino de História. A análise absteve-se em discutir como a historiografia contemporânea favoreceu a produção do conhecimento histórico-escolar, inserindo-se, portanto, a crítica ao ensino tradicionalista. O fulcro deste trabalho foi adequar alternativas didáticopedagógicas que incluíssem a possibilidade de usar, no dia-a-dia da sala de aula, fontes e documentos historiográficos amplamente condicionados aos pesquisadores e historiadores. Para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica no qual destacamos as duas principais obras que fundamentaram a temática do presente trabalho: Ensino de História: Fundamentos e Métodos, de Circe Maria Fernandes Bitencourt e Fundamentos Epistemológicos do Ensino de História e Geografia, de Vivian Fernandes Carvalho de Almeida e Ricardo Lopes Fonseca. Assim, a base desta pesquisa foi evidenciar como a utilização dos documentos históricos pode angariar um melhor aprendizado aos discentes, provando deste modo que, o Ensino de História pode ser prazeroso e interessante àqueles que têm a oportunidade de conhecê-lo verdadeiramente. |
id |
UNICESU -1_7e87562305434f5cf59610bd78319a36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2526 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAREnsino de HistóriaDocumentos historiográficosSala de aulaO presente artigo buscou discutir o uso das fontes históricas na sala de aula e apresentar os efeitos e a incorporação que a chamada “Revolução Documental” proporcionou ao ensino de História. A análise absteve-se em discutir como a historiografia contemporânea favoreceu a produção do conhecimento histórico-escolar, inserindo-se, portanto, a crítica ao ensino tradicionalista. O fulcro deste trabalho foi adequar alternativas didáticopedagógicas que incluíssem a possibilidade de usar, no dia-a-dia da sala de aula, fontes e documentos historiográficos amplamente condicionados aos pesquisadores e historiadores. Para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica no qual destacamos as duas principais obras que fundamentaram a temática do presente trabalho: Ensino de História: Fundamentos e Métodos, de Circe Maria Fernandes Bitencourt e Fundamentos Epistemológicos do Ensino de História e Geografia, de Vivian Fernandes Carvalho de Almeida e Ricardo Lopes Fonseca. Assim, a base desta pesquisa foi evidenciar como a utilização dos documentos históricos pode angariar um melhor aprendizado aos discentes, provando deste modo que, o Ensino de História pode ser prazeroso e interessante àqueles que têm a oportunidade de conhecê-lo verdadeiramente.UniCesumar2019-11-06T12:48:40Z2019-11-06T12:48:40Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2526otherMANOSSO, Camila KarinALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:55:40Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:55:53.279Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAR |
title |
O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAR |
spellingShingle |
O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAR MANOSSO, Camila Karin Ensino de História Documentos historiográficos Sala de aula |
title_short |
O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAR |
title_full |
O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAR |
title_fullStr |
O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAR |
title_sort |
O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: A REALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-ESCOLAR |
author |
MANOSSO, Camila Karin |
author_facet |
MANOSSO, Camila Karin ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de |
author_role |
author |
author2 |
ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MANOSSO, Camila Karin ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Documentos historiográficos Sala de aula |
topic |
Ensino de História Documentos historiográficos Sala de aula |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo buscou discutir o uso das fontes históricas na sala de aula e apresentar os efeitos e a incorporação que a chamada “Revolução Documental” proporcionou ao ensino de História. A análise absteve-se em discutir como a historiografia contemporânea favoreceu a produção do conhecimento histórico-escolar, inserindo-se, portanto, a crítica ao ensino tradicionalista. O fulcro deste trabalho foi adequar alternativas didáticopedagógicas que incluíssem a possibilidade de usar, no dia-a-dia da sala de aula, fontes e documentos historiográficos amplamente condicionados aos pesquisadores e historiadores. Para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica no qual destacamos as duas principais obras que fundamentaram a temática do presente trabalho: Ensino de História: Fundamentos e Métodos, de Circe Maria Fernandes Bitencourt e Fundamentos Epistemológicos do Ensino de História e Geografia, de Vivian Fernandes Carvalho de Almeida e Ricardo Lopes Fonseca. Assim, a base desta pesquisa foi evidenciar como a utilização dos documentos históricos pode angariar um melhor aprendizado aos discentes, provando deste modo que, o Ensino de História pode ser prazeroso e interessante àqueles que têm a oportunidade de conhecê-lo verdadeiramente. |
description |
O presente artigo buscou discutir o uso das fontes históricas na sala de aula e apresentar os efeitos e a incorporação que a chamada “Revolução Documental” proporcionou ao ensino de História. A análise absteve-se em discutir como a historiografia contemporânea favoreceu a produção do conhecimento histórico-escolar, inserindo-se, portanto, a crítica ao ensino tradicionalista. O fulcro deste trabalho foi adequar alternativas didáticopedagógicas que incluíssem a possibilidade de usar, no dia-a-dia da sala de aula, fontes e documentos historiográficos amplamente condicionados aos pesquisadores e historiadores. Para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica no qual destacamos as duas principais obras que fundamentaram a temática do presente trabalho: Ensino de História: Fundamentos e Métodos, de Circe Maria Fernandes Bitencourt e Fundamentos Epistemológicos do Ensino de História e Geografia, de Vivian Fernandes Carvalho de Almeida e Ricardo Lopes Fonseca. Assim, a base desta pesquisa foi evidenciar como a utilização dos documentos históricos pode angariar um melhor aprendizado aos discentes, provando deste modo que, o Ensino de História pode ser prazeroso e interessante àqueles que têm a oportunidade de conhecê-lo verdadeiramente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-06T12:48:40Z 2019-11-06T12:48:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2526 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948599238131712 |