Ensino do sistema Access: Aprendizado a distância e presencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/2655 |
Resumo: | o objetivo deste estudo foi comparar o aprendizado do sistema Microsoft Office Access®, por meio de educação a distância e presencial. Alunos do 4º ano de graduação em Odontologia foram divididos em dois grupos, durante três anos. O curso de educação a distância utilizou sistema Microsoft Office PowerPoint®. O presencial utilizou os mesmos módulos do curso a distância, porém apresentado por um professor. O instrumento de análise empregado, o critério e a correção foram os mesmos para os dois métodos de ensino, sendo atribuídas a cada aluno notas de 0 a 10; a nota final foi por média aritmética. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparação do ensino a distância e presencial nos diferentes anos. Para comparação do desempenho das diferentes turmas (2004, 2005 e 2006) no ensino a distância e no ensino presencial, utilizou-se teste de Kruskal-Wallis. Em 2004, houve diferença estatisticamente significante entre as notas dos alunos nos diferentes métodos de ensino, com melhor desempenho para o curso presencial. Em 2005, uma diferença estatística não-significante entre os dois métodos foi observada. Em 2006, houve diferença estatística significativa, destacando-se o ensino a distância. As vantagens mais relatadas do ensino a distância foram horário flexível, liberdade de aprendizado e possibilidade de revisão de conteúdo. A vantagem do curso presencial apontada foi a presença do professor para a resolução imediata de dúvidas. Assim, entende-se que apesar de a técnica de ensino a distância ter sido implementada recentemente, os alunos apresentaram familiaridade com a mesma, cabendo ao professor a liberdade de escolha da melhor forma de ensino para atingir seus objetivos. |
id |
RCAP_15cd0baf202c461cf72d33e19de62524 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2655 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino do sistema Access: Aprendizado a distância e presencialEducação a distânciaEducação em odontologiaAprendizagemEducation distanceEducation dentalLearningo objetivo deste estudo foi comparar o aprendizado do sistema Microsoft Office Access®, por meio de educação a distância e presencial. Alunos do 4º ano de graduação em Odontologia foram divididos em dois grupos, durante três anos. O curso de educação a distância utilizou sistema Microsoft Office PowerPoint®. O presencial utilizou os mesmos módulos do curso a distância, porém apresentado por um professor. O instrumento de análise empregado, o critério e a correção foram os mesmos para os dois métodos de ensino, sendo atribuídas a cada aluno notas de 0 a 10; a nota final foi por média aritmética. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparação do ensino a distância e presencial nos diferentes anos. Para comparação do desempenho das diferentes turmas (2004, 2005 e 2006) no ensino a distância e no ensino presencial, utilizou-se teste de Kruskal-Wallis. Em 2004, houve diferença estatisticamente significante entre as notas dos alunos nos diferentes métodos de ensino, com melhor desempenho para o curso presencial. Em 2005, uma diferença estatística não-significante entre os dois métodos foi observada. Em 2006, houve diferença estatística significativa, destacando-se o ensino a distância. As vantagens mais relatadas do ensino a distância foram horário flexível, liberdade de aprendizado e possibilidade de revisão de conteúdo. A vantagem do curso presencial apontada foi a presença do professor para a resolução imediata de dúvidas. Assim, entende-se que apesar de a técnica de ensino a distância ter sido implementada recentemente, os alunos apresentaram familiaridade com a mesma, cabendo ao professor a liberdade de escolha da melhor forma de ensino para atingir seus objetivos.ABSTRACT: the purpose of this study was to compare the Microsoft Office Access® system using the distance learning and presential education. Fourth-year Dentistry students were divided into two groups, during three years. The distance learning method used the Microsoft Office PowerPoint® system. The presential teaching method used the same modules of distance learning.The criteria analysis and correction were the same for both methods. Mann-Whitney test was used to compare distance learning and presential education in the different years. Kruskal-Wallis test was used to compare the performance of the different groups in distance learning and presential teaching. In 2004, significant statistical difference was verified between the students score in the different teaching methods, standing out the presential. In 2005, no significant statistical difference was observed between the two methods. In 2006, there was significant statistical difference between teaching modalities with emphasis to the distance learning. The advantages of the distance learning were: flexible schedule, learning in freedom and possibility of revision classes. The advantage of the presential method was the teacher’s presence for immediately resolving doubts. Thus, it is understood that although the technique of distance education have been implemented recently, students had familiarity with it, and the teacher the freedom to choose the best form of education to achieve their goals.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoRepositório do ISPADotta, Edivani Aparecida VicenteGarcia, Patrícia Petromilli Nordi SassoCampos, Juliana Alvares Duarte Bonini2014-02-22T12:16:19Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2655porRevista de Odontologia da UNESP, 38, 273-2791807-2577info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:35Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:37.201935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino do sistema Access: Aprendizado a distância e presencial |
title |
Ensino do sistema Access: Aprendizado a distância e presencial |
spellingShingle |
Ensino do sistema Access: Aprendizado a distância e presencial Dotta, Edivani Aparecida Vicente Educação a distância Educação em odontologia Aprendizagem Education distance Education dental Learning |
title_short |
Ensino do sistema Access: Aprendizado a distância e presencial |
title_full |
Ensino do sistema Access: Aprendizado a distância e presencial |
title_fullStr |
Ensino do sistema Access: Aprendizado a distância e presencial |
title_full_unstemmed |
Ensino do sistema Access: Aprendizado a distância e presencial |
title_sort |
Ensino do sistema Access: Aprendizado a distância e presencial |
author |
Dotta, Edivani Aparecida Vicente |
author_facet |
Dotta, Edivani Aparecida Vicente Garcia, Patrícia Petromilli Nordi Sasso Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Patrícia Petromilli Nordi Sasso Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dotta, Edivani Aparecida Vicente Garcia, Patrícia Petromilli Nordi Sasso Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Educação em odontologia Aprendizagem Education distance Education dental Learning |
topic |
Educação a distância Educação em odontologia Aprendizagem Education distance Education dental Learning |
description |
o objetivo deste estudo foi comparar o aprendizado do sistema Microsoft Office Access®, por meio de educação a distância e presencial. Alunos do 4º ano de graduação em Odontologia foram divididos em dois grupos, durante três anos. O curso de educação a distância utilizou sistema Microsoft Office PowerPoint®. O presencial utilizou os mesmos módulos do curso a distância, porém apresentado por um professor. O instrumento de análise empregado, o critério e a correção foram os mesmos para os dois métodos de ensino, sendo atribuídas a cada aluno notas de 0 a 10; a nota final foi por média aritmética. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparação do ensino a distância e presencial nos diferentes anos. Para comparação do desempenho das diferentes turmas (2004, 2005 e 2006) no ensino a distância e no ensino presencial, utilizou-se teste de Kruskal-Wallis. Em 2004, houve diferença estatisticamente significante entre as notas dos alunos nos diferentes métodos de ensino, com melhor desempenho para o curso presencial. Em 2005, uma diferença estatística não-significante entre os dois métodos foi observada. Em 2006, houve diferença estatística significativa, destacando-se o ensino a distância. As vantagens mais relatadas do ensino a distância foram horário flexível, liberdade de aprendizado e possibilidade de revisão de conteúdo. A vantagem do curso presencial apontada foi a presença do professor para a resolução imediata de dúvidas. Assim, entende-se que apesar de a técnica de ensino a distância ter sido implementada recentemente, os alunos apresentaram familiaridade com a mesma, cabendo ao professor a liberdade de escolha da melhor forma de ensino para atingir seus objetivos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009-01-01T00:00:00Z 2014-02-22T12:16:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/2655 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/2655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista de Odontologia da UNESP, 38, 273-279 1807-2577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130067540901888 |