A IMPLEMENTAÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING COMO DETERNINANTE NA VATANGEM COMPETITIVA: UMA ABORDAGEM EM CONTEXTOS INDUSTRAIS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2046 |
Resumo: | Num período conturbado pela recessão económica, pela grande rivalidade competitiva, e pela exigência cada vez maior dos consumidores, as empresas encaram atualmente grandes dificuldades, nomeadamente em perceber qual o modo mais ajustado de atuação no mercado. Os consumidores estão também mais atentos e participativos, impondo às organizações uma maior atenção, exigindo da sua parte respostas em tempo útil e de forma objetiva às suas exigências e necessidades. É neste contexto complexo, que emerge mais do que nunca, a necessidade das empresas fortalecerem a sua política de marketing, revigorando, deste modo, a sua orientação para o mercado, abordá-lo de outra forma, particularmente os consumidores. Sendo este um procedimento correto em qualquer altura, é ainda mais importante numa época agitada como a atual, bem como pelas características das empresas industriais que enfrentam desafios adicionais de sobrevivência e competitividade. Neste estudo propõe-se, uma metodologia de análise qualitativa recorrendo-se a entrevistas semiestruturadas, como ferramenta de recolha de dados com o objetivo de compreender a relação que as empresas pertencentes à vertente industrial encaram a política de marketing relativamente à sua implementação. Neste seguimento pretende-se, também, uma análise ao grau de orientação para o mercado, um apuramento da relação existente entre a orientação destas organizações e a sua performance e se têm ou não, atualmente, uma correta postura de orientação para o mercado. Ou seja, tem como finalidade compreender se a implementação de uma política de marketing contribui para a existência de vantagens competitivas para estas empresas. O estudo abrange uma população de 10 empresas ligadas ao setor industrial, situadas na freguesia da Pousa, distrito de Braga. Foram feitas 10 entrevistas semiestruturadas, para análise e tratamento da informação recolhida. |
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A IMPLEMENTAÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING COMO DETERNINANTE NA VATANGEM COMPETITIVA: UMA ABORDAGEM EM CONTEXTOS INDUSTRAISOrientação para o mercadomarketingvantagem competitivaindustrialNum período conturbado pela recessão económica, pela grande rivalidade competitiva, e pela exigência cada vez maior dos consumidores, as empresas encaram atualmente grandes dificuldades, nomeadamente em perceber qual o modo mais ajustado de atuação no mercado. Os consumidores estão também mais atentos e participativos, impondo às organizações uma maior atenção, exigindo da sua parte respostas em tempo útil e de forma objetiva às suas exigências e necessidades. É neste contexto complexo, que emerge mais do que nunca, a necessidade das empresas fortalecerem a sua política de marketing, revigorando, deste modo, a sua orientação para o mercado, abordá-lo de outra forma, particularmente os consumidores. Sendo este um procedimento correto em qualquer altura, é ainda mais importante numa época agitada como a atual, bem como pelas características das empresas industriais que enfrentam desafios adicionais de sobrevivência e competitividade. Neste estudo propõe-se, uma metodologia de análise qualitativa recorrendo-se a entrevistas semiestruturadas, como ferramenta de recolha de dados com o objetivo de compreender a relação que as empresas pertencentes à vertente industrial encaram a política de marketing relativamente à sua implementação. Neste seguimento pretende-se, também, uma análise ao grau de orientação para o mercado, um apuramento da relação existente entre a orientação destas organizações e a sua performance e se têm ou não, atualmente, uma correta postura de orientação para o mercado. Ou seja, tem como finalidade compreender se a implementação de uma política de marketing contribui para a existência de vantagens competitivas para estas empresas. O estudo abrange uma população de 10 empresas ligadas ao setor industrial, situadas na freguesia da Pousa, distrito de Braga. Foram feitas 10 entrevistas semiestruturadas, para análise e tratamento da informação recolhida.2020-12-23T12:08:39Z2020-12-23T12:08:39Z2020-12-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2046oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2046porhttp://hdl.handle.net/11110/2046202568717COSTA, CÉSAR DANIEL MARQUES DAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:21Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2046Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:19.214369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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