O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Luís Tomás Bastos Morais Severo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39686
Resumo: A dissertação desenvolvida visa aprofundar o conhecimento acerca do marketing estratégico e do seu impacto na performance empresarial nas empresas. Visto que o mercado está cada vez mais competitivo em todas as áreas, as empresas adaptaram a sua estratégia e passaram a colocar o consumidor no foco dos seus objetivos e processos, com o objetivo de valorizar e fidelizar os clientes. As competências das empresas, aliadas aos seus recursos financeiros e humanos, são vistas como fatores chave para que uma empresa tenha sucesso e que se desenvolva constantemente. Assim sendo, esta dissertação tem como objetivo compreender o impacto das variáveis orientações para o mercado, capacidades de marketing e vantagem competitiva na performance das empresas. Para tal, foram realizadas entrevistas a oito gestores de empresas de diversos setores e também uma entrevista a um professor universitário de Marketing, de forma a termos a perspetiva académica da questão. Concluímos que todas as determinantes de performance têm impacto na performance empresarial dos entrevistados, embora em algum, esse impacto seja mais evidente.
id RCAP_05c0c2cfd431dab595cf78e7f84167fe
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39686
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em PortugalPerformance empresarialVantagem competitivaOrientação para o mercadoOrientação para a inovaçãoCapacidades de marketingMarketing estratégicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA dissertação desenvolvida visa aprofundar o conhecimento acerca do marketing estratégico e do seu impacto na performance empresarial nas empresas. Visto que o mercado está cada vez mais competitivo em todas as áreas, as empresas adaptaram a sua estratégia e passaram a colocar o consumidor no foco dos seus objetivos e processos, com o objetivo de valorizar e fidelizar os clientes. As competências das empresas, aliadas aos seus recursos financeiros e humanos, são vistas como fatores chave para que uma empresa tenha sucesso e que se desenvolva constantemente. Assim sendo, esta dissertação tem como objetivo compreender o impacto das variáveis orientações para o mercado, capacidades de marketing e vantagem competitiva na performance das empresas. Para tal, foram realizadas entrevistas a oito gestores de empresas de diversos setores e também uma entrevista a um professor universitário de Marketing, de forma a termos a perspetiva académica da questão. Concluímos que todas as determinantes de performance têm impacto na performance empresarial dos entrevistados, embora em algum, esse impacto seja mais evidente.Mena, RicardoRepositório ComumHenriques, Luís Tomás Bastos Morais Severo2022-03-10T17:14:49Z2022-02-25T00:00:00Z2022-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39686202959899pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:25:09Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:44.170353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em Portugal
title O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em Portugal
spellingShingle O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em Portugal
Henriques, Luís Tomás Bastos Morais Severo
Performance empresarial
Vantagem competitiva
Orientação para o mercado
Orientação para a inovação
Capacidades de marketing
Marketing estratégico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em Portugal
title_full O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em Portugal
title_fullStr O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em Portugal
title_full_unstemmed O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em Portugal
title_sort O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em Portugal
author Henriques, Luís Tomás Bastos Morais Severo
author_facet Henriques, Luís Tomás Bastos Morais Severo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mena, Ricardo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Luís Tomás Bastos Morais Severo
dc.subject.por.fl_str_mv Performance empresarial
Vantagem competitiva
Orientação para o mercado
Orientação para a inovação
Capacidades de marketing
Marketing estratégico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Performance empresarial
Vantagem competitiva
Orientação para o mercado
Orientação para a inovação
Capacidades de marketing
Marketing estratégico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A dissertação desenvolvida visa aprofundar o conhecimento acerca do marketing estratégico e do seu impacto na performance empresarial nas empresas. Visto que o mercado está cada vez mais competitivo em todas as áreas, as empresas adaptaram a sua estratégia e passaram a colocar o consumidor no foco dos seus objetivos e processos, com o objetivo de valorizar e fidelizar os clientes. As competências das empresas, aliadas aos seus recursos financeiros e humanos, são vistas como fatores chave para que uma empresa tenha sucesso e que se desenvolva constantemente. Assim sendo, esta dissertação tem como objetivo compreender o impacto das variáveis orientações para o mercado, capacidades de marketing e vantagem competitiva na performance das empresas. Para tal, foram realizadas entrevistas a oito gestores de empresas de diversos setores e também uma entrevista a um professor universitário de Marketing, de forma a termos a perspetiva académica da questão. Concluímos que todas as determinantes de performance têm impacto na performance empresarial dos entrevistados, embora em algum, esse impacto seja mais evidente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-10T17:14:49Z
2022-02-25T00:00:00Z
2022-02-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39686
202959899
url http://hdl.handle.net/10400.26/39686
identifier_str_mv 202959899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130012889120768