Avaliação do desempenho de uma empresa fabricante de bens de capital sob encomenda após a formulação e implementação de uma estratégia de produção : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Nardi, Luiz Henrique
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2900
Resumo: Segundo a literatura de administração, o estudo da estratégia sob o enfoque _de seu desempenho ao longo do tempo tem merecido pouca atenção por parte dos pesquisadores. Este trabalho trata-se de uma análise longitudinal, que tem por objetivo avaliar o desempenho obtido por uma empresa fabricante de bens de capital sob encomenda, decorridos quatro anos desde a formulação e implementação de uma estratégia de produção, realizada em 1997, na qual foi utilizada uma pesquisa de mercado, que é uma ferramenta de marketing, como fonte de informações para a área de manufatura.O estudo emprega uma abordagem quantitativa com a metodologia de estudo de caso. O trabalho revê inicialmente os conceitos de orientação para o mercado e estratégia baseada em recursos, bem como sua relação com a obtenção de vantagem competitiva por parte das empresas que os adotam. A seguir se busca, através da replicação da pesquisa de importância X desempenho realizada em 1997, obter um quadro comparativo que permita avaliar se a empresa estudada obteve ou não um desempenho superior baseado nas estratégias adotadas, quando comparada com seus concorrentes em dois momentos diferentes. Os resultados desta pesquisa indicam que a utilização dos recursos da empresa orientados de modo a atender às necessidades dos clientes pode tomar-se uma fonte de vantagem competitiva e de desempenho superior para a empresa que utilizar adequadamente e regularmente esta prática.
id URGS_7f996b43de9a97531289c281d87f37da
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2900
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling De Nardi, Luiz HenriqueFensterseifer, Jaime Evaldo2007-06-06T17:24:40Z2002http://hdl.handle.net/10183/2900000327874Segundo a literatura de administração, o estudo da estratégia sob o enfoque _de seu desempenho ao longo do tempo tem merecido pouca atenção por parte dos pesquisadores. Este trabalho trata-se de uma análise longitudinal, que tem por objetivo avaliar o desempenho obtido por uma empresa fabricante de bens de capital sob encomenda, decorridos quatro anos desde a formulação e implementação de uma estratégia de produção, realizada em 1997, na qual foi utilizada uma pesquisa de mercado, que é uma ferramenta de marketing, como fonte de informações para a área de manufatura.O estudo emprega uma abordagem quantitativa com a metodologia de estudo de caso. O trabalho revê inicialmente os conceitos de orientação para o mercado e estratégia baseada em recursos, bem como sua relação com a obtenção de vantagem competitiva por parte das empresas que os adotam. A seguir se busca, através da replicação da pesquisa de importância X desempenho realizada em 1997, obter um quadro comparativo que permita avaliar se a empresa estudada obteve ou não um desempenho superior baseado nas estratégias adotadas, quando comparada com seus concorrentes em dois momentos diferentes. Os resultados desta pesquisa indicam que a utilização dos recursos da empresa orientados de modo a atender às necessidades dos clientes pode tomar-se uma fonte de vantagem competitiva e de desempenho superior para a empresa que utilizar adequadamente e regularmente esta prática.According. to the business management literature, the strategy study, focusing on the long-run performance, has received only a small attention from researchers. The objective of this study isto evaluate the performance obtained by a make-to-order company, four years after the formulation and implementation of a manufacturing strategy in 1997. In this process the market research, which is a marketing tool, was used by the company executives as a source of information for the manufacturing area. This case study applies a quantitative research methodology. Firstly, the concepts of market orientation and resource-based strategy are revisited, as well as their relationship with the competitive advantage achievement by the companies that apply these concepts. Secondly, a survey is performed to obtain an importance - performance matrix, based on the same criteria used in 1997. This new matrix can be compared with the matrix obtained in the original research and the comparative analyses of the two matrix obtained in two different times make it possible to evaluate the performance of the strategy formulated and implemented in 1997. The results of this study show that exploring the company's resources oriented to the clients' needs can provide a competitive advantage, resulting in superior performance to the companies which apply this practice systematically and appropriately.application/pdfporProduçãoMarketingVantagem competitivaDesempenhoEstratégiaOrientação : mercadoAvaliação do desempenho de uma empresa fabricante de bens de capital sob encomenda após a formulação e implementação de uma estratégia de produção : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000327874.pdf000327874.pdfTexto completoapplication/pdf56618595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2900/1/000327874.pdf715e0e918cf35753a8159364fa75986dMD51TEXT000327874.pdf.txt000327874.pdf.txtExtracted Texttext/plain217949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2900/2/000327874.pdf.txt6a3dcdc6106292d8547658a90e00779cMD52THUMBNAIL000327874.pdf.jpg000327874.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2900/3/000327874.pdf.jpg310e3c1b261122dbcec10cf88fc08b69MD5310183/29002018-10-05 07:39:15.612oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2900Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T10:39:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação do desempenho de uma empresa fabricante de bens de capital sob encomenda após a formulação e implementação de uma estratégia de produção : um estudo de caso
title Avaliação do desempenho de uma empresa fabricante de bens de capital sob encomenda após a formulação e implementação de uma estratégia de produção : um estudo de caso
spellingShingle Avaliação do desempenho de uma empresa fabricante de bens de capital sob encomenda após a formulação e implementação de uma estratégia de produção : um estudo de caso
De Nardi, Luiz Henrique
Produção
Marketing
Vantagem competitiva
Desempenho
Estratégia
Orientação : mercado
title_short Avaliação do desempenho de uma empresa fabricante de bens de capital sob encomenda após a formulação e implementação de uma estratégia de produção : um estudo de caso
title_full Avaliação do desempenho de uma empresa fabricante de bens de capital sob encomenda após a formulação e implementação de uma estratégia de produção : um estudo de caso
title_fullStr Avaliação do desempenho de uma empresa fabricante de bens de capital sob encomenda após a formulação e implementação de uma estratégia de produção : um estudo de caso
title_full_unstemmed Avaliação do desempenho de uma empresa fabricante de bens de capital sob encomenda após a formulação e implementação de uma estratégia de produção : um estudo de caso
title_sort Avaliação do desempenho de uma empresa fabricante de bens de capital sob encomenda após a formulação e implementação de uma estratégia de produção : um estudo de caso
author De Nardi, Luiz Henrique
author_facet De Nardi, Luiz Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Nardi, Luiz Henrique
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fensterseifer, Jaime Evaldo
contributor_str_mv Fensterseifer, Jaime Evaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Produção
Marketing
Vantagem competitiva
Desempenho
Estratégia
Orientação : mercado
topic Produção
Marketing
Vantagem competitiva
Desempenho
Estratégia
Orientação : mercado
description Segundo a literatura de administração, o estudo da estratégia sob o enfoque _de seu desempenho ao longo do tempo tem merecido pouca atenção por parte dos pesquisadores. Este trabalho trata-se de uma análise longitudinal, que tem por objetivo avaliar o desempenho obtido por uma empresa fabricante de bens de capital sob encomenda, decorridos quatro anos desde a formulação e implementação de uma estratégia de produção, realizada em 1997, na qual foi utilizada uma pesquisa de mercado, que é uma ferramenta de marketing, como fonte de informações para a área de manufatura.O estudo emprega uma abordagem quantitativa com a metodologia de estudo de caso. O trabalho revê inicialmente os conceitos de orientação para o mercado e estratégia baseada em recursos, bem como sua relação com a obtenção de vantagem competitiva por parte das empresas que os adotam. A seguir se busca, através da replicação da pesquisa de importância X desempenho realizada em 1997, obter um quadro comparativo que permita avaliar se a empresa estudada obteve ou não um desempenho superior baseado nas estratégias adotadas, quando comparada com seus concorrentes em dois momentos diferentes. Os resultados desta pesquisa indicam que a utilização dos recursos da empresa orientados de modo a atender às necessidades dos clientes pode tomar-se uma fonte de vantagem competitiva e de desempenho superior para a empresa que utilizar adequadamente e regularmente esta prática.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:24:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2900
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000327874
url http://hdl.handle.net/10183/2900
identifier_str_mv 000327874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2900/1/000327874.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2900/2/000327874.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2900/3/000327874.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 715e0e918cf35753a8159364fa75986d
6a3dcdc6106292d8547658a90e00779c
310e3c1b261122dbcec10cf88fc08b69
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308916367654912