Happy place: como criar locais felizes: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Ana Andreia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17233
Resumo: Atualmente as regiões (cidades, bairros, outros) competem entre si para atraírem habitantes e turistas, garantindo, desta forma, a sua sustentabilidade. O presente projeto tem como objetivo validar a possibilidade de transformar um bairro não feliz, num bairro feliz, utilizando modelos conceptuais de locais felizes identificados na bibliografia, e conceitos de marketing e design urbano. Para tal, foi desenvolvido um fundamento teórico, e utilizando um modelo conceptual que identifica os fatores pelos quais um lugar é feliz. Para analisar os resultados foram aplicadas metodologias qualitativas e quantitativas, análise descritiva, análise fatorial exploratória, regressão linear múltipla e simples. Através da análise dos resultados é possível concluir que é possível aumentar o nível de felicidade de um bairro utilizando conceitos de marketing e design urbano e que o modelo conceptual utilizado se verifica. Este projeto aporta um novo conhecimento para a academia e pode contribuir para uma maior sustentabilidade das regiões.
id RCAP_160db0fe083e3beaab17f23456d43407
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17233
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Happy place: como criar locais felizes: estudo de casoMarketing territorialFelicidadeDesignEspaço públicoHappy placeAtualmente as regiões (cidades, bairros, outros) competem entre si para atraírem habitantes e turistas, garantindo, desta forma, a sua sustentabilidade. O presente projeto tem como objetivo validar a possibilidade de transformar um bairro não feliz, num bairro feliz, utilizando modelos conceptuais de locais felizes identificados na bibliografia, e conceitos de marketing e design urbano. Para tal, foi desenvolvido um fundamento teórico, e utilizando um modelo conceptual que identifica os fatores pelos quais um lugar é feliz. Para analisar os resultados foram aplicadas metodologias qualitativas e quantitativas, análise descritiva, análise fatorial exploratória, regressão linear múltipla e simples. Através da análise dos resultados é possível concluir que é possível aumentar o nível de felicidade de um bairro utilizando conceitos de marketing e design urbano e que o modelo conceptual utilizado se verifica. Este projeto aporta um novo conhecimento para a academia e pode contribuir para uma maior sustentabilidade das regiões.Currently the regions (cities, districts, etc.) compete to attrack locals and tourists, ensuring thus its sustainability. This project aims to validate the possibility of transforming a neightborthood not happy, a happy neightborhood, using conceptual models of happy places identified in the literature, and marketing and urban design concepts. This was done a theoretical Foundation, and using a conceptual model that identifies the factos by which a place is happy. To analyze the results have been applied qualitative and quantitative methodologies, descriptive analysis of the results it can be concluded that it is possible to increase the level oh happiness of a neighborhood using marketing and urban design concepts and the conceptual model used is found. This project brings new knowledge to gym and can contribute to greater sustainability of the regions.Dutschke, GeorgRepositório ComumAbreu, Ana Andreia2017-01-03T14:43:24Z2016-11-01T00:00:00Z2016-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17233201521628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17233Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:12.585157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Happy place: como criar locais felizes: estudo de caso
title Happy place: como criar locais felizes: estudo de caso
spellingShingle Happy place: como criar locais felizes: estudo de caso
Abreu, Ana Andreia
Marketing territorial
Felicidade
Design
Espaço público
Happy place
title_short Happy place: como criar locais felizes: estudo de caso
title_full Happy place: como criar locais felizes: estudo de caso
title_fullStr Happy place: como criar locais felizes: estudo de caso
title_full_unstemmed Happy place: como criar locais felizes: estudo de caso
title_sort Happy place: como criar locais felizes: estudo de caso
author Abreu, Ana Andreia
author_facet Abreu, Ana Andreia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dutschke, Georg
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Ana Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing territorial
Felicidade
Design
Espaço público
Happy place
topic Marketing territorial
Felicidade
Design
Espaço público
Happy place
description Atualmente as regiões (cidades, bairros, outros) competem entre si para atraírem habitantes e turistas, garantindo, desta forma, a sua sustentabilidade. O presente projeto tem como objetivo validar a possibilidade de transformar um bairro não feliz, num bairro feliz, utilizando modelos conceptuais de locais felizes identificados na bibliografia, e conceitos de marketing e design urbano. Para tal, foi desenvolvido um fundamento teórico, e utilizando um modelo conceptual que identifica os fatores pelos quais um lugar é feliz. Para analisar os resultados foram aplicadas metodologias qualitativas e quantitativas, análise descritiva, análise fatorial exploratória, regressão linear múltipla e simples. Através da análise dos resultados é possível concluir que é possível aumentar o nível de felicidade de um bairro utilizando conceitos de marketing e design urbano e que o modelo conceptual utilizado se verifica. Este projeto aporta um novo conhecimento para a academia e pode contribuir para uma maior sustentabilidade das regiões.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-01T00:00:00Z
2016-11-01T00:00:00Z
2017-01-03T14:43:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17233
201521628
url http://hdl.handle.net/10400.26/17233
identifier_str_mv 201521628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129999775629312