Happy place: como criar locais felizes: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/17233 |
Resumo: | Atualmente as regiões (cidades, bairros, outros) competem entre si para atraírem habitantes e turistas, garantindo, desta forma, a sua sustentabilidade. O presente projeto tem como objetivo validar a possibilidade de transformar um bairro não feliz, num bairro feliz, utilizando modelos conceptuais de locais felizes identificados na bibliografia, e conceitos de marketing e design urbano. Para tal, foi desenvolvido um fundamento teórico, e utilizando um modelo conceptual que identifica os fatores pelos quais um lugar é feliz. Para analisar os resultados foram aplicadas metodologias qualitativas e quantitativas, análise descritiva, análise fatorial exploratória, regressão linear múltipla e simples. Através da análise dos resultados é possível concluir que é possível aumentar o nível de felicidade de um bairro utilizando conceitos de marketing e design urbano e que o modelo conceptual utilizado se verifica. Este projeto aporta um novo conhecimento para a academia e pode contribuir para uma maior sustentabilidade das regiões. |
id |
RCAP_160db0fe083e3beaab17f23456d43407 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17233 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Happy place: como criar locais felizes: estudo de casoMarketing territorialFelicidadeDesignEspaço públicoHappy placeAtualmente as regiões (cidades, bairros, outros) competem entre si para atraírem habitantes e turistas, garantindo, desta forma, a sua sustentabilidade. O presente projeto tem como objetivo validar a possibilidade de transformar um bairro não feliz, num bairro feliz, utilizando modelos conceptuais de locais felizes identificados na bibliografia, e conceitos de marketing e design urbano. Para tal, foi desenvolvido um fundamento teórico, e utilizando um modelo conceptual que identifica os fatores pelos quais um lugar é feliz. Para analisar os resultados foram aplicadas metodologias qualitativas e quantitativas, análise descritiva, análise fatorial exploratória, regressão linear múltipla e simples. Através da análise dos resultados é possível concluir que é possível aumentar o nível de felicidade de um bairro utilizando conceitos de marketing e design urbano e que o modelo conceptual utilizado se verifica. Este projeto aporta um novo conhecimento para a academia e pode contribuir para uma maior sustentabilidade das regiões.Currently the regions (cities, districts, etc.) compete to attrack locals and tourists, ensuring thus its sustainability. This project aims to validate the possibility of transforming a neightborthood not happy, a happy neightborhood, using conceptual models of happy places identified in the literature, and marketing and urban design concepts. This was done a theoretical Foundation, and using a conceptual model that identifies the factos by which a place is happy. To analyze the results have been applied qualitative and quantitative methodologies, descriptive analysis of the results it can be concluded that it is possible to increase the level oh happiness of a neighborhood using marketing and urban design concepts and the conceptual model used is found. This project brings new knowledge to gym and can contribute to greater sustainability of the regions.Dutschke, GeorgRepositório ComumAbreu, Ana Andreia2017-01-03T14:43:24Z2016-11-01T00:00:00Z2016-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17233201521628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17233Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:12.585157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Happy place: como criar locais felizes: estudo de caso |
title |
Happy place: como criar locais felizes: estudo de caso |
spellingShingle |
Happy place: como criar locais felizes: estudo de caso Abreu, Ana Andreia Marketing territorial Felicidade Design Espaço público Happy place |
title_short |
Happy place: como criar locais felizes: estudo de caso |
title_full |
Happy place: como criar locais felizes: estudo de caso |
title_fullStr |
Happy place: como criar locais felizes: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Happy place: como criar locais felizes: estudo de caso |
title_sort |
Happy place: como criar locais felizes: estudo de caso |
author |
Abreu, Ana Andreia |
author_facet |
Abreu, Ana Andreia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dutschke, Georg Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Ana Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing territorial Felicidade Design Espaço público Happy place |
topic |
Marketing territorial Felicidade Design Espaço público Happy place |
description |
Atualmente as regiões (cidades, bairros, outros) competem entre si para atraírem habitantes e turistas, garantindo, desta forma, a sua sustentabilidade. O presente projeto tem como objetivo validar a possibilidade de transformar um bairro não feliz, num bairro feliz, utilizando modelos conceptuais de locais felizes identificados na bibliografia, e conceitos de marketing e design urbano. Para tal, foi desenvolvido um fundamento teórico, e utilizando um modelo conceptual que identifica os fatores pelos quais um lugar é feliz. Para analisar os resultados foram aplicadas metodologias qualitativas e quantitativas, análise descritiva, análise fatorial exploratória, regressão linear múltipla e simples. Através da análise dos resultados é possível concluir que é possível aumentar o nível de felicidade de um bairro utilizando conceitos de marketing e design urbano e que o modelo conceptual utilizado se verifica. Este projeto aporta um novo conhecimento para a academia e pode contribuir para uma maior sustentabilidade das regiões. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-01T00:00:00Z 2016-11-01T00:00:00Z 2017-01-03T14:43:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/17233 201521628 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/17233 |
identifier_str_mv |
201521628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129999775629312 |