A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Solange
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes, Celi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22574
Resumo: Este artigo decorre de uma pesquisa (auto)biográfica do tipo pesquisa-formação que utiliza narrativas autobiográficas orais, escritas e áudio-gravadas, com o objetivo de investigar a relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na resolução de problemas em estatística na infância. Para tanto, delineou-se a seguinte questão de central: Como o diálogo e a comunicação dos alunos, ao resolverem problemas em estatística, são provocados pela insubor­dinação criativa? Para respondê-la, considerou-se uma turma de crianças de 6-7 anos (2.° ano do Ensino Fundamental), que, por meio da metodologia de Projetos de Classe, colocaram-se perante situações reais que vivem fora da escola, com a finalidade de constatar possíveis adversidades, analisar, chegar a conclusões e propor soluções. Estabelece-se a relação dialógico-comunicativa a partir de ações de insubordinação criativa, expressas pelos alunos, quando o discurso da sala de aula se torna interativo e proporciona uma construção colaborativa do conhecimento estatístico. Os resultados evidenciam que as crianças, quando provocadas por problematizações reais, apresentam ações de insubordinação criativa as quais requerem o diálogo e a comunicação para chegar a conclusões e novos questionamentos. Amplia-se, então, o desenvolvimento do pensamento crítico e da reflexividade narrativa das crianças.
id RCAP_1621b68ac508e56a9c8cc15ffc58b489
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22574
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de criançasA relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de criançasArtigosEste artigo decorre de uma pesquisa (auto)biográfica do tipo pesquisa-formação que utiliza narrativas autobiográficas orais, escritas e áudio-gravadas, com o objetivo de investigar a relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na resolução de problemas em estatística na infância. Para tanto, delineou-se a seguinte questão de central: Como o diálogo e a comunicação dos alunos, ao resolverem problemas em estatística, são provocados pela insubor­dinação criativa? Para respondê-la, considerou-se uma turma de crianças de 6-7 anos (2.° ano do Ensino Fundamental), que, por meio da metodologia de Projetos de Classe, colocaram-se perante situações reais que vivem fora da escola, com a finalidade de constatar possíveis adversidades, analisar, chegar a conclusões e propor soluções. Estabelece-se a relação dialógico-comunicativa a partir de ações de insubordinação criativa, expressas pelos alunos, quando o discurso da sala de aula se torna interativo e proporciona uma construção colaborativa do conhecimento estatístico. Os resultados evidenciam que as crianças, quando provocadas por problematizações reais, apresentam ações de insubordinação criativa as quais requerem o diálogo e a comunicação para chegar a conclusões e novos questionamentos. Amplia-se, então, o desenvolvimento do pensamento crítico e da reflexividade narrativa das crianças.This paper stems from an autobiographical formative-research project that uses oral, written and audio-recorded autobiographical narratives, with the aim of investigating the dialogic-communicative relationship resulting from creative insubordination, while solving statistics pro­blems in childhood education. In order to do that, the following central question was outlined: How are students' dialogue and communication fostered by creative insubordination, when solving problems in statistics? To answer that question, a class of children aged 6/7 (2nd grade of elementary school) was considered. Using Class Project Methodology, the children were exposed to and tackled real-life situations, with the purpose of verifying possible difficulties, analyzing, reaching conclu­sions, and proposing solutions. The dialogical-communicative relationship is established through actions of creative insubordination expressed by the students when classroom discourse becomes interactive and stimulates collaborative construction of statistical knowledge. The results show that, in face of real problems, when provoked, children take creative insubordinate actions, which require dialogue and communication to reach conclusions and pose new questions. As a result, an expansion in the development of critical thinking and narrative reflexivity of children emerges.APM - Associação de Professores de Matemática2020-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22574por2183-28380872-3915Corrêa, SolangeLopes, Celiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:35Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:01.528668Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças
A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças
title A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças
spellingShingle A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças
Corrêa, Solange
Artigos
title_short A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças
title_full A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças
title_fullStr A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças
title_full_unstemmed A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças
title_sort A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças
author Corrêa, Solange
author_facet Corrêa, Solange
Lopes, Celi
author_role author
author2 Lopes, Celi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Solange
Lopes, Celi
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo decorre de uma pesquisa (auto)biográfica do tipo pesquisa-formação que utiliza narrativas autobiográficas orais, escritas e áudio-gravadas, com o objetivo de investigar a relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na resolução de problemas em estatística na infância. Para tanto, delineou-se a seguinte questão de central: Como o diálogo e a comunicação dos alunos, ao resolverem problemas em estatística, são provocados pela insubor­dinação criativa? Para respondê-la, considerou-se uma turma de crianças de 6-7 anos (2.° ano do Ensino Fundamental), que, por meio da metodologia de Projetos de Classe, colocaram-se perante situações reais que vivem fora da escola, com a finalidade de constatar possíveis adversidades, analisar, chegar a conclusões e propor soluções. Estabelece-se a relação dialógico-comunicativa a partir de ações de insubordinação criativa, expressas pelos alunos, quando o discurso da sala de aula se torna interativo e proporciona uma construção colaborativa do conhecimento estatístico. Os resultados evidenciam que as crianças, quando provocadas por problematizações reais, apresentam ações de insubordinação criativa as quais requerem o diálogo e a comunicação para chegar a conclusões e novos questionamentos. Amplia-se, então, o desenvolvimento do pensamento crítico e da reflexividade narrativa das crianças.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22574
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130475513511936