A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22574 |
Resumo: | Este artigo decorre de uma pesquisa (auto)biográfica do tipo pesquisa-formação que utiliza narrativas autobiográficas orais, escritas e áudio-gravadas, com o objetivo de investigar a relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na resolução de problemas em estatística na infância. Para tanto, delineou-se a seguinte questão de central: Como o diálogo e a comunicação dos alunos, ao resolverem problemas em estatística, são provocados pela insubordinação criativa? Para respondê-la, considerou-se uma turma de crianças de 6-7 anos (2.° ano do Ensino Fundamental), que, por meio da metodologia de Projetos de Classe, colocaram-se perante situações reais que vivem fora da escola, com a finalidade de constatar possíveis adversidades, analisar, chegar a conclusões e propor soluções. Estabelece-se a relação dialógico-comunicativa a partir de ações de insubordinação criativa, expressas pelos alunos, quando o discurso da sala de aula se torna interativo e proporciona uma construção colaborativa do conhecimento estatístico. Os resultados evidenciam que as crianças, quando provocadas por problematizações reais, apresentam ações de insubordinação criativa as quais requerem o diálogo e a comunicação para chegar a conclusões e novos questionamentos. Amplia-se, então, o desenvolvimento do pensamento crítico e da reflexividade narrativa das crianças. |
id |
RCAP_1621b68ac508e56a9c8cc15ffc58b489 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22574 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de criançasA relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de criançasArtigosEste artigo decorre de uma pesquisa (auto)biográfica do tipo pesquisa-formação que utiliza narrativas autobiográficas orais, escritas e áudio-gravadas, com o objetivo de investigar a relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na resolução de problemas em estatística na infância. Para tanto, delineou-se a seguinte questão de central: Como o diálogo e a comunicação dos alunos, ao resolverem problemas em estatística, são provocados pela insubordinação criativa? Para respondê-la, considerou-se uma turma de crianças de 6-7 anos (2.° ano do Ensino Fundamental), que, por meio da metodologia de Projetos de Classe, colocaram-se perante situações reais que vivem fora da escola, com a finalidade de constatar possíveis adversidades, analisar, chegar a conclusões e propor soluções. Estabelece-se a relação dialógico-comunicativa a partir de ações de insubordinação criativa, expressas pelos alunos, quando o discurso da sala de aula se torna interativo e proporciona uma construção colaborativa do conhecimento estatístico. Os resultados evidenciam que as crianças, quando provocadas por problematizações reais, apresentam ações de insubordinação criativa as quais requerem o diálogo e a comunicação para chegar a conclusões e novos questionamentos. Amplia-se, então, o desenvolvimento do pensamento crítico e da reflexividade narrativa das crianças.This paper stems from an autobiographical formative-research project that uses oral, written and audio-recorded autobiographical narratives, with the aim of investigating the dialogic-communicative relationship resulting from creative insubordination, while solving statistics problems in childhood education. In order to do that, the following central question was outlined: How are students' dialogue and communication fostered by creative insubordination, when solving problems in statistics? To answer that question, a class of children aged 6/7 (2nd grade of elementary school) was considered. Using Class Project Methodology, the children were exposed to and tackled real-life situations, with the purpose of verifying possible difficulties, analyzing, reaching conclusions, and proposing solutions. The dialogical-communicative relationship is established through actions of creative insubordination expressed by the students when classroom discourse becomes interactive and stimulates collaborative construction of statistical knowledge. The results show that, in face of real problems, when provoked, children take creative insubordinate actions, which require dialogue and communication to reach conclusions and pose new questions. As a result, an expansion in the development of critical thinking and narrative reflexivity of children emerges.APM - Associação de Professores de Matemática2020-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22574por2183-28380872-3915Corrêa, SolangeLopes, Celiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:35Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:01.528668Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças |
title |
A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças |
spellingShingle |
A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças Corrêa, Solange Artigos |
title_short |
A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças |
title_full |
A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças |
title_fullStr |
A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças |
title_full_unstemmed |
A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças |
title_sort |
A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças |
author |
Corrêa, Solange |
author_facet |
Corrêa, Solange Lopes, Celi |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Celi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Solange Lopes, Celi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo decorre de uma pesquisa (auto)biográfica do tipo pesquisa-formação que utiliza narrativas autobiográficas orais, escritas e áudio-gravadas, com o objetivo de investigar a relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na resolução de problemas em estatística na infância. Para tanto, delineou-se a seguinte questão de central: Como o diálogo e a comunicação dos alunos, ao resolverem problemas em estatística, são provocados pela insubordinação criativa? Para respondê-la, considerou-se uma turma de crianças de 6-7 anos (2.° ano do Ensino Fundamental), que, por meio da metodologia de Projetos de Classe, colocaram-se perante situações reais que vivem fora da escola, com a finalidade de constatar possíveis adversidades, analisar, chegar a conclusões e propor soluções. Estabelece-se a relação dialógico-comunicativa a partir de ações de insubordinação criativa, expressas pelos alunos, quando o discurso da sala de aula se torna interativo e proporciona uma construção colaborativa do conhecimento estatístico. Os resultados evidenciam que as crianças, quando provocadas por problematizações reais, apresentam ações de insubordinação criativa as quais requerem o diálogo e a comunicação para chegar a conclusões e novos questionamentos. Amplia-se, então, o desenvolvimento do pensamento crítico e da reflexividade narrativa das crianças. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22574 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130475513511936 |