Educação antirracista: um convite à insubordinação criativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1018 |
Resumo: | O ato de oposição ao status quo, ou ao estado das coisas, pode ser considerado uma posição insubordinada. No que se refere à educação básica brasileira, os modelos e práticas estiveram entrelaçados por muito tempo aos parâmetros eurocêntricos e a uma historiografia segundo a versão do colonizador. Foi preciso que os movimentos sociais lutassem e pressionassem para que leis fossem criadas a fim de que as escolas inserissem nos currículos a contribuição da história e cultura afro-brasileira e indígena na formação da sociedade brasileira, até então negada e desconhecida por grande parte dos estudantes. Este trabalho apresenta, inicialmente, reflexões quanto a necessidade urgente de práticas educativas que contemplem a luta antirracista, traçando de forma histórica a inserção dos negros no sistema educacional brasileiro como um ato em si insubordinado, que rompe com as aspirações sociais e políticas no decorrer da História e, ainda, aponta para a relevância do docente que, inserido na luta pela educação democrática e antirracista, visando a qualidade de vida e de aprendizagem dos educandos, rompe com os padrões eurocêntricos enraizados no sistema educacional brasileiro e de forma ética se apresenta insubordinado criativo, correspondendo ao convite que se estabelece no cotidiano de sua prática e encontra nas diretrizes e referenciais em torno das relações étnicoraciais, ferramentas a favor do fazer docente. Tendo como base metodológica a pesquisa bibliográfica, serão conceituados os termos relacionados à educação antirracista e insubordinação criativa a partir de autores como Kabenguele Munanga, Nilma Lino Gomes, Lia Vainer, Beatriz D |
id |
UNICID_d89ed33b7d5d61bc163f894af1ef73eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1018 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação antirracista: um convite à insubordinação criativaeducação antirracistapráticas educativasdocentesinsubordinação criativaO ato de oposição ao status quo, ou ao estado das coisas, pode ser considerado uma posição insubordinada. No que se refere à educação básica brasileira, os modelos e práticas estiveram entrelaçados por muito tempo aos parâmetros eurocêntricos e a uma historiografia segundo a versão do colonizador. Foi preciso que os movimentos sociais lutassem e pressionassem para que leis fossem criadas a fim de que as escolas inserissem nos currículos a contribuição da história e cultura afro-brasileira e indígena na formação da sociedade brasileira, até então negada e desconhecida por grande parte dos estudantes. Este trabalho apresenta, inicialmente, reflexões quanto a necessidade urgente de práticas educativas que contemplem a luta antirracista, traçando de forma histórica a inserção dos negros no sistema educacional brasileiro como um ato em si insubordinado, que rompe com as aspirações sociais e políticas no decorrer da História e, ainda, aponta para a relevância do docente que, inserido na luta pela educação democrática e antirracista, visando a qualidade de vida e de aprendizagem dos educandos, rompe com os padrões eurocêntricos enraizados no sistema educacional brasileiro e de forma ética se apresenta insubordinado criativo, correspondendo ao convite que se estabelece no cotidiano de sua prática e encontra nas diretrizes e referenciais em torno das relações étnicoraciais, ferramentas a favor do fazer docente. Tendo como base metodológica a pesquisa bibliográfica, serão conceituados os termos relacionados à educação antirracista e insubordinação criativa a partir de autores como Kabenguele Munanga, Nilma Lino Gomes, Lia Vainer, Beatriz DUniversidade Cidade de São Paulo2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1018Revista @mbienteeducação; Vol. 14 No. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 88-110Revista @mbienteeducação; Vol. 14 Núm. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 88-110Revista @mbienteeducação; v. 14 n. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 88-1101982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1018/796Copyright (c) 2021 Carla Cristina Goulart Farias, Monica Regina Ferreira Lins, Gabriela Félix Briãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Carla Cristina GoulartLins, Monica Regina FerreiraBrião, Gabriela Félix2023-07-22T22:21:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1018Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:21:18Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação antirracista: um convite à insubordinação criativa |
title |
Educação antirracista: um convite à insubordinação criativa |
spellingShingle |
Educação antirracista: um convite à insubordinação criativa Farias, Carla Cristina Goulart educação antirracista práticas educativas docentes insubordinação criativa |
title_short |
Educação antirracista: um convite à insubordinação criativa |
title_full |
Educação antirracista: um convite à insubordinação criativa |
title_fullStr |
Educação antirracista: um convite à insubordinação criativa |
title_full_unstemmed |
Educação antirracista: um convite à insubordinação criativa |
title_sort |
Educação antirracista: um convite à insubordinação criativa |
author |
Farias, Carla Cristina Goulart |
author_facet |
Farias, Carla Cristina Goulart Lins, Monica Regina Ferreira Brião, Gabriela Félix |
author_role |
author |
author2 |
Lins, Monica Regina Ferreira Brião, Gabriela Félix |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Carla Cristina Goulart Lins, Monica Regina Ferreira Brião, Gabriela Félix |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação antirracista práticas educativas docentes insubordinação criativa |
topic |
educação antirracista práticas educativas docentes insubordinação criativa |
description |
O ato de oposição ao status quo, ou ao estado das coisas, pode ser considerado uma posição insubordinada. No que se refere à educação básica brasileira, os modelos e práticas estiveram entrelaçados por muito tempo aos parâmetros eurocêntricos e a uma historiografia segundo a versão do colonizador. Foi preciso que os movimentos sociais lutassem e pressionassem para que leis fossem criadas a fim de que as escolas inserissem nos currículos a contribuição da história e cultura afro-brasileira e indígena na formação da sociedade brasileira, até então negada e desconhecida por grande parte dos estudantes. Este trabalho apresenta, inicialmente, reflexões quanto a necessidade urgente de práticas educativas que contemplem a luta antirracista, traçando de forma histórica a inserção dos negros no sistema educacional brasileiro como um ato em si insubordinado, que rompe com as aspirações sociais e políticas no decorrer da História e, ainda, aponta para a relevância do docente que, inserido na luta pela educação democrática e antirracista, visando a qualidade de vida e de aprendizagem dos educandos, rompe com os padrões eurocêntricos enraizados no sistema educacional brasileiro e de forma ética se apresenta insubordinado criativo, correspondendo ao convite que se estabelece no cotidiano de sua prática e encontra nas diretrizes e referenciais em torno das relações étnicoraciais, ferramentas a favor do fazer docente. Tendo como base metodológica a pesquisa bibliográfica, serão conceituados os termos relacionados à educação antirracista e insubordinação criativa a partir de autores como Kabenguele Munanga, Nilma Lino Gomes, Lia Vainer, Beatriz D |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1018 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1018/796 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Carla Cristina Goulart Farias, Monica Regina Ferreira Lins, Gabriela Félix Brião info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Carla Cristina Goulart Farias, Monica Regina Ferreira Lins, Gabriela Félix Brião |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 14 No. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 88-110 Revista @mbienteeducação; Vol. 14 Núm. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 88-110 Revista @mbienteeducação; v. 14 n. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 88-110 1982-8632 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140500684800 |