A insubordinação criativa e o processo dialógico na educação estatística na infância
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/340 |
Resumo: | Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-formação, que utiliza as narrativas autobiográficas como fonte de coleta de dados, com o objetivo de analisar os elementos argumentativos e identificar ações de insubordinação criativa dos alunos às propostas de atividades com estatística oferecidas pelo professor. O propósito do estudo sobre a insubordinação criativa e sobre o processo argumentativo na educação estatística na infância é investigar se e como as ações de insubordinação criativa, expressas nas narrativas orais, escritas e audiogravadas das crianças, favorecem o processo argumentativo durante o trabalho com a metodologia de Projetos de Classe, especificamente na área de estatística. Analisam-se narrativas de crianças de 7 anos, a fim de mostrar indícios de insubordinação criativa às propostas e aos questionamentos explicitados pela pesquisadora. Os dados foram coletados numa classe de 25 alunos de 2.º ano do Ensino Fundamental numa escola de ensino particular na cidade de Campinas no interior do estado de São Paulo. Procurou-se investigar a seguinte questão central: “Quais indícios de insubordinação criativa e de desenvolvimento do processo argumentativo no estudo de estatística emergem das narrativas das crianças?”. Ações insubordinadas criativamente revelaram-se em argumentos orais, escritos e videogravados quando em situações de questionamento, elaboração de questões e análise interpretativa de situações diversas. Assim, este trabalho mostrou a reflexividade narrativa das crianças de 7 anos e a potencialidade de pensamento crítico desde essa idade. E expôs também, através da narrativa da criança e do seu processo argumentativo, possíveis contribuições desta pesquisa para a produção de conhecimento na Educação Estatística e Matemática na Infância. |
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2020-02-14T00:46:43Z20202020-02-14T00:46:43Z2019-03-15CORRÊA, S. A. A insubordinação criativa e processo dialógico na educação estatística na infância. 2019. 189 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/340Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-formação, que utiliza as narrativas autobiográficas como fonte de coleta de dados, com o objetivo de analisar os elementos argumentativos e identificar ações de insubordinação criativa dos alunos às propostas de atividades com estatística oferecidas pelo professor. O propósito do estudo sobre a insubordinação criativa e sobre o processo argumentativo na educação estatística na infância é investigar se e como as ações de insubordinação criativa, expressas nas narrativas orais, escritas e audiogravadas das crianças, favorecem o processo argumentativo durante o trabalho com a metodologia de Projetos de Classe, especificamente na área de estatística. Analisam-se narrativas de crianças de 7 anos, a fim de mostrar indícios de insubordinação criativa às propostas e aos questionamentos explicitados pela pesquisadora. Os dados foram coletados numa classe de 25 alunos de 2.º ano do Ensino Fundamental numa escola de ensino particular na cidade de Campinas no interior do estado de São Paulo. Procurou-se investigar a seguinte questão central: “Quais indícios de insubordinação criativa e de desenvolvimento do processo argumentativo no estudo de estatística emergem das narrativas das crianças?”. Ações insubordinadas criativamente revelaram-se em argumentos orais, escritos e videogravados quando em situações de questionamento, elaboração de questões e análise interpretativa de situações diversas. Assim, este trabalho mostrou a reflexividade narrativa das crianças de 7 anos e a potencialidade de pensamento crítico desde essa idade. E expôs também, através da narrativa da criança e do seu processo argumentativo, possíveis contribuições desta pesquisa para a produção de conhecimento na Educação Estatística e Matemática na Infância.It is a qualitative research-type research training, which uses autobiographical narratives as an instrument of data collection with the objective of analyzing the argumentative elements and identify actions of creative insubordination of the students in relation to the proposals offered by the teacher through the argumentation ,expressed in activities of statistics. The purpose of the study on creative insubordination and the argumentative process in statistical education in childhood is to investigate the actions of creative insubordination expressed in the oral, written and audiographed narratives of children and that favor the argumentative process during the development of the methodology of Class Projects, specifically in the area of statistics. Children of 7 years old will be analyzed in order to show signs of acts of creative insubordination in relation to the proposals and questionings made explicit by the researcher. The data were collected in a class of 25 students from the 2nd grade of Elementary School I in a private school in the city of Campinas in the interior of the State of São Paulo. In this research we seek to investigate the following central question: What signs of creative insubordination and the development of the argumentative process in the study of statistics emerge from children's narratives? The expectations regarding the results of the research are the description of insubordinate actions creatively based on oral arguments, written and videotaped when in situations of questioning, elaboration of questions and interpretative analysis of diverse situations. Thus, we can see possible contributions of this research to the Statistical Education in Childhood.porUniversidade Cruzeiro do SulMestrado em Ensino de Ciências e MatemáticaCruzeiro do SulBrasilCampus LiberdadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINONarrativasInsubordinação criativaProcesso argumentativoInfânciaEducação estatísticaA insubordinação criativa e o processo dialógico na educação estatística na infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLopes, Celi Espasandin04888784892http://lattes.cnpq.br/9699186251670702Lopes, Celi Espasandin04888784892http://lattes.cnpq.br/9699186251670702Maciel, Maria Delourdeshttp://lattes.cnpq.br/9020895389257636Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadarihttp://lattes.cnpq.br/501570725639731710211258814http://lattes.cnpq.br/4570446108045079Corrêa , Solange AparecidaALENCAR, E.; BRAGA, N.; MARINHO, C. Como desenvolver o potencial criador. 12. ed. 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Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-formação, que utiliza as narrativas autobiográficas como fonte de coleta de dados, com o objetivo de analisar os elementos argumentativos e identificar ações de insubordinação criativa dos alunos às propostas de atividades com estatística oferecidas pelo professor. O propósito do estudo sobre a insubordinação criativa e sobre o processo argumentativo na educação estatística na infância é investigar se e como as ações de insubordinação criativa, expressas nas narrativas orais, escritas e audiogravadas das crianças, favorecem o processo argumentativo durante o trabalho com a metodologia de Projetos de Classe, especificamente na área de estatística. Analisam-se narrativas de crianças de 7 anos, a fim de mostrar indícios de insubordinação criativa às propostas e aos questionamentos explicitados pela pesquisadora. Os dados foram coletados numa classe de 25 alunos de 2.º ano do Ensino Fundamental numa escola de ensino particular na cidade de Campinas no interior do estado de São Paulo. Procurou-se investigar a seguinte questão central: “Quais indícios de insubordinação criativa e de desenvolvimento do processo argumentativo no estudo de estatística emergem das narrativas das crianças?”. Ações insubordinadas criativamente revelaram-se em argumentos orais, escritos e videogravados quando em situações de questionamento, elaboração de questões e análise interpretativa de situações diversas. Assim, este trabalho mostrou a reflexividade narrativa das crianças de 7 anos e a potencialidade de pensamento crítico desde essa idade. E expôs também, através da narrativa da criança e do seu processo argumentativo, possíveis contribuições desta pesquisa para a produção de conhecimento na Educação Estatística e Matemática na Infância. |
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